Zap Móveis

Descubra o que é área total e saiba como calculá-la

Imagem de um casal se mudando para uma casa nova
Spread the love

Se você está em busca de um imóvel para alugar ou comprar, com certeza já ouviu falar de termos como área comum, área privativa, área útil e área total. Para ajudar você a entender mais sobre esses termos, preparamos este artigo com informações de o que é área total e como calculá-la.

A seguir, você ainda confere as diferenças desses termos para cada tipo de propriedade e aprende a calcular essa metragem de uma forma descomplicada. Veja também uma forma de encontrar a sua próxima residência em poucos cliques com o ZAP Imóveis.

Veja quais são as quatro medidas de um imóvel

Antes de entender o que é área total, é preciso saber o significado de cada medida que compõe um imóvel. Isso porque ela é a soma de diversos espaços de um lugar.

1. Área comum

A área comum são todos os espaços que um morador, além da sua residência, pode frequentar. Ela tem finalidades diferentes, mas, na maioria dos empreendimentos, são locais de lazer, academias, salas de jogos, quadras, salões de festas, cinemas e coworkings.

Além desses ambientes, as áreas comuns englobam os corredores de um prédio ou condomínio, elevadores, portarias, halls de entrada e escadas. Existem alguns empreendimentos em que as vagas de garagens não são fixas para cada morador e funcionam de forma rotativa, sendo consideradas também área comum.

2. Área privativa

Já a área privativa é o espaço que somente o morador pode usar, ou seja, é apenas sua residência. Na medicação, estão todas as partes do espaço, incluindo as paredes que dividem os cômodos, conforme as diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Se a parede divisória ficar entre dois apartamentos, por exemplo, cada apartamento terá metade da sua espessura. Dessa forma, no caso de uma parede de 20 cm, cada proprietário tem 10 cm na sua área individual. Além disso, se a garagem for fixa, ela também faz parte da área privativa.

3. Área útil

Bem parecida com a área privativa, essa opção só não inclui paredes, colunas, pilares e outros aspectos estruturais de um imóvel. Ela é exemplificada com o uso da vassoura, ou seja, esse espaço é aquele que pode ser varrido em uma propriedade.

Dessa forma, a àrea útil pode ser definida como todo o espaço que podemos usar em nossa casa ou apartamentos. Alguns exemplos são: quartos, sala, cozinha, banheiros e varanda.

4. Área total

O que é área total do imovel? Por fim, essa medida é a soma da área privativa com as vagas de garagem e a fração da área comum que pertence ao proprietário. Geralmente, essa é a forma mais usada para calcular o custo do metro quadrado, por isso, é um termo muito comum para compra e venda de imóveis.

A fração ideal é a divisão do espaço da área comum pela quantidade de pessoas que moram em um prédio ou condomínio. Nesse caso, cada morador tem direito a uma metragem dos ambientes coletivos de acordo com o tamanho da sua residência. Inclusive, é por meio dessa fração que são calculadas as taxas de condomínio e o IPTU de um empreendimento.

Imagem de um casal se mudando para um novo imóvel

Como calcular a área total?

Para saber qual é a área total do apartamento, basta o proprietário somar a área privativa com a área comum. Na maioria das vezes, esses valores são apresentados na planta ou na escritura da residência, mas, se a metragem não estiver nesses documentos, é só pedir a informação para a construtora.

Como calcular o valor do metro quadrado?

Sabia que, após calcular a área total do terreno, é possível saber quanto você pagou no metro quadrado? Para isso, basta pegar o valor pago no imóvel e dividir pela área total. Assim, você tem ideia de quanto gastou por metro quadrado em sua residência.

Importância de saber o que é área total

Agora que você já sabe o que é e como calcular a área total, saiba que, antes de fechar um negócio, é importante entender qual é o tamanho das áreas privadas e comum incluídas no preço da residência. Isso porque esses valores são essenciais para calcular o custo-benefício de qualquer propriedade.

Além disso, muitos prédios antigos não especificam essa metragem. Por isso, pode acontecer situações em que a pessoa compre um imóvel achando que vai ter 150 m² de área privativas para uso individual, mas 50 m² é apenas de espaço comum.

ZAP Imóveis: seu próximo imóvel está aqui!

Viu só? Calcular a sua área total é fácil e muito importante! Aproveite e conheça as opções de casas, apartamentos, kitnets, lofts, terrenos e salas comerciais à venda no site do ZAP Imóveis. Confira a metragem de cada propriedade nos anúncios e escolha a melhor alternativa para sua necessidade.

Por lá, ainda é possível filtrar as opções da forma que você preferir: localização, tamanho, valor e quantidade de cômodos. Descubra também ofertas com opção de tour virtual e entre em contato com o anunciante de forma facilitada pelo chat ou pelo telefone.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas