Zap Móveis

Conheça tudo sobre o içamento de móveis e o funcionamento dele

Imagem de três pessoas conversando em uma sala
Spread the love

A mudança para um novo lar requer um superplanejamento, não é mesmo? Temos que considerar a decoração, a pintura, a ida até o imóvel e, é claro, o transporte de móveis importantes. Em muitos casos, esse último ponto pode ser um pouco mais complicado, por isso o içamento de móveis é uma solução.

Você sabe o que é içamento de móveis? A Redação ZAP preparou um conteúdo especial sobre esse tipo de serviço. Aqui, vamos explicar o que ele é, como ele funciona e quais são os principais cuidados envolvidos. Assim, sua mudança vai ser mais tranquila e prática. Confira!

O que é o içamento de móveis?

Na hora da mudança, é comum ver situações onde certos móveis não conseguem passar por portas ou entrar no elevador de prédios, por exemplo. Em alguns casos, pode haver regras de condomínio que impedem a passagem desses itens maiores.

Nesse sentido, o içamento de móveis é muito útil, porque utiliza equipamentos, como guindastes e plataformas, para erguer esses objetos até um espaço onde consigam entrar na casa ou no apartamento. Pode ser uma varanda ou uma janela, por exemplo.

Imagine a seguinte situação: você tem um sofá que não passa pelo lobby de um prédio. Usando esse método de transporte de móveis, a empresa contratada fixa um ponto de apoio dentro da sua casa e, na parte térrea, prende o objeto. Quando tudo estiver seguro, ele é levantado até chegar à altura certa.

Uma das dúvidas mais comuns em relação a esse tipo de instalação de móveis é: ele pode ser feito com qualquer item? Isso vai depender exclusivamente da empresa contratada. Muitas vezes, ela estabelece limites de peso e tamanho com base nos aparelhos que usa para o serviço.

Quais cuidados tomar na hora de fazer o içamento de móveis?

Bom, você já sabe o que é o içamento de móveis e quais são as situações mais comuns em que ele pode ser usado. Agora, vamos listar alguns cuidados na hora de fazer esse tipo de transporte. Confira!

Imagem de uma pessoa movendo um sofá

1. Escolha a melhor empresa

A mudança pode ser um processo custoso, mas a economia não deve ser o principal aspecto na hora de escolher uma empresa de içamento de móveis

É claro que o orçamento pode fazer a diferença, então você pode avaliar qual é o serviço que mais combina com seus gastos. Porém, é importante verificar se a empresa desejada apresenta:

  • apólice de seguro para eventuais danos aos móveis;
  • equipe competente com engenheiros registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
  • Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), documento que comprova a habilitação dos profissionais;
  • equipamentos adequados para a equipe de profissionais;
  • materiais em bom estado, como a máquina de içamento de imóveis.

2. Verifique as regras do condomínio

Em casos de condomínios, é muito comum haver regras relacionadas ao içamento de imóveis. Normalmente, elas estão relacionadas à determinação de horários para que ele aconteça, à apresentação de documentos e até ao auxílio do Corpo de Bombeiros no processo. 

Inclusive, o Corpo de Bombeiros precisa autorizar o procedimento. Por isso, é importante que você passe o contato da administração do condomínio para a empresa contratada. Assim, elas podem conversar diretamente e organizar a melhor forma de executar os serviços.

3. Passe todos os detalhes dos móveis

Na hora de contratar o içamento de móveis, é essencial passar todas as informações relacionadas aos itens. Nesse caso, a maior descrição possível pode facilitar a execução do serviço e resolver sua mudança de maneira rápida e prática.

Você até pode enviar algumas fotos do prédio ou, é claro, dos próprios móveis, para a empresa ter uma ideia do trabalho. Além disso, ela pode entender se aquela peça a ser transportada precisa de algum tipo de cuidado especial, como proteção extra, por exemplo.

4. Retire as grades das janelas e das varandas

É mais comum que o içamento aconteça pelas janelas e varandas. Então, o que fazer quando elas têm grades de proteção para pets ou crianças? O ideal é removê-las, para evitar danos. Esse procedimento deve ser o mais cuidadoso possível e feito por um especialista.

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? O içamento de móveis é muito prático para sua mudança. Está procurando pelo imóvel ideal? O ZAP Imóveis ajuda! Por aqui, temos diversos filtros que ajudam você a encontrar seu novo lar em várias cidades do Brasil. Além disso, contamos com uma aba exclusiva para lançamentos. 

Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog. Elaboramos artigos sobre decoração, aluguel, compra, mercado imobiliário, dia a dia e muito mais. Acesse e conheça!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas