Zap Móveis

Entenda o que é área útil de um imóvel e como calculá-la

Imagem de uma pessoa se mudando para um imóvel novo
Spread the love

O tamanho de um imóvel é um dos principais pontos avaliados no momento da compra: é suficientemente grande para toda a família? Vai atender minhas necessidades? Essa medida também está diretamente relacionada ao valor da propriedade. Porém, apesar de ser um tema muito falado, poucas pessoas sabem o que é área útil.

Em muitos casos, não entender a área útil imobiliária pode causar dúvidas em todos os sentidos. Então, para você entender de uma forma simples, o blog do ZAP Imóveis reuniu algumas informações relevantes. Confira!

O que é área útil? 

A área útil do imóvel é todo o espaço que você pode aproveitar para viver e instalar seus móveis. Ela também é conhecida por “área da vassoura”, uma vez que se baseia no piso, correspondendo a tudo que a vassoura alcança. 

Paredes e espaços como varandas, áreas externas ou depósitos  são desconsiderados. Esse é um detalhe importante, que contribui para composição do seu contrato. Porém, além de saber o que é área útil, é interessante entender como calculá-la. 

Imagem de três pessoas se mudando para um casa

Como se calcula a área útil de um imóvel?

Uma dica simples sobre como calcular a área útil de um imóvel é utilizar uma fórmula básica que aprendemos na escola: área = comprimento x largura. Você pode usar a planta da sua casa ou do seu apartamento para auxiliar, pois nela estão todas as medições dos cômodos. 

Geralmente, a planta é entregue com os documentos ou a escritura do imóvel. Também é possível solicitar as metragens para a construtora ou incorporadora e a prefeitura de onde o empreendimento está localizado. 

Caso opte por medir o imóvel, comece com um cômodo por vez. Por exemplo, meça o comprimento e a largura da sala de estar, depois multiplique esses dois valores e obtenha o valor dessa área. Após realizar isso em todos os cômodos, some todos os valores, e pronto: você já tem sua área útil calculada.  

Entenda mais sobre o Manual Descritivo:

Qual é a diferença entre área privativa, comum e total? 

Existem alguns outros termos importantes além da área útil de um apartamento que, juntos, completam todo o processo de construção. Você sabe quais são eles? Eles são muito comuns na hora de incluir toda a decoração, móveis e familiares. 

A área privativa apresenta um conceito bastante parecido com o que é área útil, mas possui algumas particularidades. Nela, consideram-se as varandas e as vagas na garagem. No entanto, a metade das paredes que você compartilha com seu vizinho também entra na conta. 

Já a área comum é muito utilizada em condomínios. Nela, considera-se tudo que os moradores e visitantes podem utilizar. Alguns desses locais costumam ser: salão de festas, piscinas, estacionamento e qualquer outra área dividida com outros condôminos. 

A área total de um imóvel é o resultado da soma entre área útil, privativa e comum,  ou seja, todos os espaços do imóvel. Todas as áreas cobertas por um teto são consideradas como uma área construída.

Como aproveitar a área útil de um imóvel?

Após entender o que é área útil de uma forma bem simples, você precisa usufruir desse espaço. Informar-se sobre o tamanho da sua casa ou do seu apartamento  é interessante para criar um planejamento da decoração do ambiente antes de iniciar as compras dos primeiros móveis ou objetos. 

Para esse planejamento, busque referências e aproveite para usar sua criatividade. Na internet, há muito material relevante para você se inspirar e criar combinações de acordo com seu gosto. Também é possível contar com um profissional de decoração para ajudar você a encontrar o melhor layout, alinhado com suas expectativas, de forma mais rápida.

Se você vai morar em um local com uma área útil menor, uma dica é instalar espelhos de uma forma bem estratégica, na vertical ou horizontal. Aproveite a parede inteira ou uma faixa ampla dela para criar a impressão de amplitude no local.

Luzes também fazem toda a diferença. Com uma iluminação adequada, é possível destacar a decoração e proporcionar um clima mais aconchegante. Ao escurecer, principalmente em espaços integrados, use tons mais claros. Durante o dia, use a luz natural para trazer mais vida ao seu lar. 

Caso você opte por móveis planejados, aposte em designs mais slim que, quando são inseridos em cantos específicos, otimizam o espaço disponível. O uso de prateleiras e mobiliário aéreo auxilia o armazenamento, proporcionando um clima mais organizado e agradável. 

Encontre o imóvel dos seus sonhos com o ZAP Imóveis 

Pronto! Viu como foi fácil entender? Agora que aprendeu o que é área útil, você já está preparado para fazer buscas de imóveis ainda mais assertivas! No nosso site, você encontra diversas ofertas de imóveis de diferentes metragens para comprar ou alugar. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas