Zap Móveis

O que são cores primárias? Tudo o que você precisa saber

o que são cores primárias
Spread the love

Você com certeza já ouviu falar sobre as cores primárias: amarelo, vermelho e azul. Será que sabe tudo sobre elas? Neste texto, vamos explicar o que são cores primárias, quais são seus significados e qual é a melhor maneira de usá-las na sua casa.

As cores primárias — também conhecidas como cores puras ou verdadeiras — são as únicas que não podem ser criadas por outras cores. Quando combinadas, elas dão origem a outras colorações, conhecidas como cores secundárias: laranja, verde e roxo.

Por serem a base principal de todas as outras cores, as pigmentações primárias ganham maior destaque porque são mais vibrantes e visíveis aos olhos humanos. Na decoração de uma casa, por exemplo, é comum vê-las representadas em quase todos os cômodos, nos mais variados tipos de objetos.

Por falar em decoração, as cores primárias impactam no bem-estar quando são combinadas com seu estilo e sua personalidade. Por exemplo, se você é uma pessoa ousada, pode apostar em móveis pintados de vermelho, amarelo e azul, com detalhes em branco ou preto. Se o seu estilo for mais discreto, cores suaves ou em tons pastéis são a escolha certa para deixar seu quarto com a sua cara.

O que são cores secundárias?

Agora que você já sabe o que são cores primárias, vamos passar para as cores secundárias. Para obtê-las, como dito anteriormente, é preciso misturar duas cores primárias em quantidades iguais. Por exemplo: para formar o verde, deve-se combinar azul e amarelo. Para ter o laranja, é necessário juntar o amarelo e o vermelho. Já para ter a cor roxa, a junção entre vermelho e azul traz esse resultado.

Além dessas três cores principais, a combinação entre vermelho, amarelo e azul também pode resultar em inúmeras sub tonalidades de roxo, verde e laranja, com os mais variados tipos de tons. Isso ocorre pela pigmentação das cores primárias e da quantidade colocada na hora de misturá-las.

O que são cores terciárias?

Depois de ver o que são cores primárias e secundárias, chegou a vez das cores terciárias: elas são criadas a partir da combinação entre uma cor primária e uma secundária. Com essa mistura, ganhamos mais seis cores: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

Como os próprios nomes sugerem, o processo para criar essas cores novas é muito simples: para conseguir a cor vermelho-arroxeado, é preciso misturar as cores vermelho e roxo. Já para obter o amarelo-esverdeado, basta combinar amarelo e verde. Assim como ocorre com as cores secundárias, a partir dessas misturas surgem diversas sub tonalidades novas.

O significado das cores

o que são cores primárias

Associar um significado às cores é comum em muitas culturas e pessoas. Por exemplo: antigamente as lousas escolares eram feitas de ardósia preta e popularmente chamadas de quadro negro. Com o tempo, compreendeu-se que a leitura era mais confortável quando feita sob a cor verde, relacionada ao crescimento, como veremos a seguir.

Agora, vamos conferir alguns significados dados às cores para entender o que elas podem representar nas nossas vidas. As definições são frutos de um estudo chamado Psicologia das Cores, que mostra como o nosso cérebro interpreta informações visuais.

Vermelho

Vermelho está geralmente associado a emoções fortes, ligadas a amor, poder, perigo, raiva, fúria, conflito, paixão, ousadia e coragem. É uma cor que transmite vitalidade.

Amarelo

Já o amarelo, que também está incluído no grupo de cores primárias, está relacionado a luz, energia, descontração e calor. Ele ajuda a despertar o raciocínio e o intelecto, contribuindo para a geração de novas ideias.

Azul

O significado da cor azul remete a tranquilidade, serenidade e paz. Essa pigmentação encoraja a autoconfiança e a segurança em si, além de estar associada a lealdade, sensibilidade e intuição.

Laranja

Por sua vez, o laranja tem um significado bem próximo ao amarelo: é comumente associado a otimismo, extroversão, alegria e bom humor. Ele ajuda a estimular autoestima, criatividade e comunicação principalmente.

Verde

Relacionada à natureza, essa cor traz equilíbrio, harmonia, esperança e crescimento. Ela também está vinculada ao poder da cura, uma vez que ajuda a acalmar o coração e a mente, revigorando a saúde.

Roxo

A cor roxa, que faz parte do grupo de cores secundárias, também é conhecida pelo nome púrpura e está associada a mistério, espiritualidade e introspecção, remetendo a pensamentos mais profundos.

Cores neutras, frias e quentes

Agora que já sabemos o que são cores primárias, secundárias e terciárias, chegou a hora de conhecer outra classificação de cores: as chamadas neutras, frias e quentes, que formam o círculo cromático.

Cores neutras

As cores neutras são as que conhecemos como branco, preto e cinza. Essas pigmentações apresentam intensidades e saturações baixas, além de pouco reflexo e energia, o que faz com que elas não passem nenhuma sensação.

Cores frias

Já as cores frias são azul, verde e roxo. Como o próprio nome sugere, essas pigmentações transmitem sensações de frio, tranquilidade e conforto, causando um efeito de calmaria. Pode-se dizer que elas estão relacionadas a um dos quatro elementos clássicos da natureza: a água.

Cores quentes

As cores amarelo, laranja e vermelho são denominadas quentes no círculo cromático. Diferentemente das frias, elas transmitem sensações de calor e energia. Podemos associar essas pigmentações a outro elemento clássico: o fogo.

Veja dicas para a sua casa no nosso blog!

Como vimos nesse texto, as cores fazem parte de determinadas classificações e têm mais significados do que aparentam. Agora que já falamos sobre o que são cores primárias, confira outros conteúdos no nosso blog e aproveite para ver dicas para cada ambiente da sua casa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas