Churrasqueira em apartamento: quais são os melhores modelos?

churrasqueira em apartamento

Quem gosta de reunir os amigos e a família em casa deve sonhar com uma churrasqueira em apartamento, certo? Não tem nada mais gostoso que aproveitar um bom “churrasquinho” ao lado de quem mais amamos. A boa notícia é que é possível ter esse utensílio em casa sem incomodar os vizinhos.

Para possuir uma churrasqueira em apartamento, basta ter alguns cuidados não só na hora da instalação, como também ao escolher o modelo. O ZAP Imóveis separou um artigo completo com tudo o que você precisa saber antes de realizar o sonho de ter uma churrasqueira no seu lar. Vamos lá?

Quais são os principais modelos de churrasqueira?

Como dissemos, antes de instalar uma churrasqueira no seu apartamento, é preciso selecionar o modelo ideal. Afinal, não é todo modelo que se encaixa com os requisitos de um ambiente mais fechado, correto? Pensando nisso, o ZAP separou os mais recomendados junto às suas principais características. Confira:

  • a gás: recomendada para ambientes com pouco espaço. Ela requer que o apartamento tenha uma tubulação de gás por perto;
  • alvenaria: conhecida como “churrasqueira de tijolinho”. Ela é produzida em concreto e possui revestimento com um material poroso, liso, brilhoso ou fosco. É importante escolher bem o local, ter um espaço adequado e analisar as possibilidades para a saída de fumaça;
  • premoldada: é o modelo mais usado pelas construtoras. Ela utiliza carvão, por isso precisa de uma saída de fumaça. Vendida em modelos prontos de diversos tamanhos conforme a necessidade do consumidor e do espaço;
  • tonel: uma das opções mais econômicas, porque ela pode ficar em qualquer lugar aberto em função da fumaça;
  • elétrica: recomendada para apartamentos menores. Tem o benefício de não fazer fumaça, além de ser uma churrasqueira portátil e prática.

O que levar em conta antes da instalação?

churrasqueira em apartamento

O principal ponto a se levar em consideração é o local onde a churrasqueira em apartamento será instalada. Por exemplo, o modelo de “tijolinho” é adequado para quintais ou varandas; o modelo a gás, que não faz fumaça, requer uma tubulação especial; já a churrasqueira elétrica precisa estar próxima a um ponto de energia.

Segundo o arquiteto Vitor Wawrick, caso o morador opte pela churrasqueira em apartamento que utilize carvão, é fundamental pensar na saída da fumaça. A chaminé deve estar a uma distância de, pelo menos, um metro do ponto mais alto do prédio. Nessa situação, o modelo ideal é o de alvenaria.

Se o prédio é mais antigo e não tem espera de duto para evacuação da fumaça, é preciso conversar com o síndico e com a vizinhança sobre a possibilidade de desenvolvimento de toda a estrutura. Isso requer uma obra envolvendo todos os apartamentos.

Foco no acabamento!

O calor da churrasqueira para apartamento pede materiais especiais. O acabamento sempre deve ser refratário, sendo capaz de manter suas propriedades mesmo quando colocado em altas temperaturas. É importante salientar isso, pois existem profissionais que utilizam materiais menos resistentes que não seguram o calor.

Uma solução que contorna o uso do acabamento é o uso de uma churrasqueira elétrica ou a gás. A churrasqueira a gás é mais moderna e não necessita de chaminé, só de tubulação. O consumidor não precisa comprar carvão, e o churrasco fica pronto mais rápido.

Os modelos elétricos também não requerem a compra de carvão, além de o assador não respirar fumaça e fuligem por conta de tal ebulição. Por isso, a churrasqueira em apartamento pode ser colocada dentro da cozinha tranquilamente. É portátil e, para usá-la, só é preciso ligá-la na tomada.

Dicas para escolher o melhor modelo!

Agora que você já sabe o que levar em consideração ao instalar uma churrasqueira em apartamento, que tal anotar algumas dicas para acertar ao escolher o melhor modelo?

Apartamentos com chaminé

Para quem preza qualidade e sabor do churrasco (e mora em um apartamento com chaminé), a melhor opção de modelo é a churrasqueira de alvenaria. Ela proporciona um gostinho mais defumado às carnes, o que é essencial para quem prefere tal sabor. Nesse caso, chame um arquiteto para realizar a obra.

Apartamentos sem chaminé

Não ter uma chaminé no seu apartamento não é um empecilho para ter uma churrasqueira de extrema qualidade. Além de deixar o churrasco pronto com praticidade e rapidez, a churrasqueira a gás é uma opção muito acessível para contornar a falta de uma saída de fumaça.

Apartamentos pequenos

Caso o apartamento não tenha um grande espaço para lazer, as churrasqueiras elétricas são a opção ideal. Além de práticas para serem instaladas, já que podem ser usadas em qualquer lugar, elas não deixam que os alimentos percam a qualidade e o sabor.

ZAP Imóveis: o apartamento dos seus sonhos está aqui!

Você tem o sonho de ter uma churrasqueira em apartamento, mas ainda está em busca de um imóvel? O ZAP Imóveis realiza seu desejo! Por aqui, você encontra opções para a venda e para a compra. Utilizando nossos filtros, os resultados ficam ainda mais voltados ao que você procura. Confira!

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas