Zap Móveis

Churrasqueira em apartamento: quais são os melhores modelos?

churrasqueira em apartamento
Spread the love

Quem gosta de reunir os amigos e a família costuma sonhar com uma churrasqueira em apartamento. Afinal, não tem nada mais gostoso que um bom churrasco ao lado das pessoas que amamos, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível ter uma churrasqueira em apartamento sem ter muito trabalho nem incomodar os vizinhos. Bastam alguns cuidados ao escolher e instalar o modelo.

Para ajudar você a entender qual é a melhor churrasqueira para apartamento e outras informações importantes antes de realizar este sonho, preparamos um artigo completo. Acompanhe!

Quais são os principais modelos de churrasqueira?

Antes de instalar uma churrasqueira em apartamento, é preciso selecionar o modelo ideal. Afinal, nem todas as opções se encaixam nos requisitos de um ambiente mais fechado.

Listamos algumas ideias para churrasqueira em apartamento, com as características principais de cada uma delas, para você entender a que mais combina.

  • A gás: é a mais recomendada para quem mora em ambientes pouco espaçosos e não abre mão de um cantinho do churrasco. Ela requer apenas que o apartamento tenha uma tubulação de gás por perto;
  • Alvenaria: conhecida como “churrasqueira de tijolinho”, é produzida em concreto e possui revestimento com um material poroso, liso, brilhante ou fosco. Para instalá-la, é preciso ter um espaço adequado e analisar as possibilidades de saída da fumaça;
  • Premoldada: modelo mais usado pelas construtoras, é vendida em modelos prontos de diversos tamanhos, conforme a necessidade do consumidor e do espaço. Ela utiliza carvão, por isso precisa de uma saída de fumaça;
  • Tonel: é uma das opções mais econômicas para quem procura churrasqueira em apartamento, porque pode ficar em qualquer lugar aberto, em função da fumaça;
  • Elétrica: recomendada para lugares menores e para quem quer uma churrasqueira em área privativa de apartamento, pois não faz fumaça, é portátil e prática.

O que considerar antes da instalação?

churrasqueira em apartamento

Ao escolher o modelo, também é importante saber como funciona a churrasqueira em apartamento e onde ela será instalada. Por exemplo, o modelo a gás, que não faz fumaça, requer uma tubulação especial, enquanto o elétrico precisa estar próximo a um ponto de energia.

Já o modelo de “tijolinho” é adequado para quintais ou varandas, sendo uma boa opção para quem quer uma churrasqueira em sacada de apartamento, pois o espaço costuma ser mais aberto.

Segundo o arquiteto Vitor Wawrick, caso o morador opte por uma churrasqueira a carvão em apartamento, é fundamental pensar na saída da fumaça. A chaminé deve estar a uma distância de, pelo menos, 1 m do ponto mais alto do prédio. Nessa situação, o modelo ideal é o de alvenaria.

Se o prédio é mais antigo e não tem espera de duto (tubulações construídas de acordo com normas de segurança para escape) para evacuação da fumaça, deve-se conversar com o síndico e a vizinhança sobre a possibilidade de desenvolvimento de toda a estrutura. Isso requer uma obra envolvendo todos os apartamentos.

Foco no acabamento

O calor da churrasqueira pede materiais especiais, principalmente em um apartamento. Por isso, o acabamento sempre deve ser refratário, sendo capaz de manter as propriedades mesmo sob altas temperaturas. É importante salientar isso, pois existem profissionais que utilizam materiais menos resistentes, que não seguram o calor.

Uma solução que contorna o uso do acabamento é a utilização de uma churrasqueira em apartamento elétrica ou a gás. A primeira tem a vantagem de ser portátil e poder ficar dentro da cozinha. É só ligar na tomada e usar.

Já a segunda é mais moderna e dispensa chaminé, bastando a tubulação. Também não é preciso comprar carvão e é uma boa opção para o churrasco ficar pronto mais rapidamente.

Dicas para escolher o melhor modelo

Agora que você já sabe o que considerar ao instalar uma churrasqueira em apartamento, que tal anotar algumas dicas para acertar na escolha do melhor modelo?

Apartamentos com chaminé

Para quem preza por qualidade e sabor do churrasco, a melhor opção é a churrasqueira de alvenaria. Ela proporciona um gostinho mais defumado às carnes, o que é essencial para quem prefere tal sabor. Porém, para isso, é preciso ter uma chaminé.

Apartamentos sem chaminé

Se não tiver chaminé, você pode optar pela churrasqueira a gás, que também apresenta qualidade. Além de deixar o churrasco pronto com praticidade e rapidez, é uma opção muito acessível para contornar a falta de uma saída de fumaça.

Apartamentos pequenos

Caso vá comprar ou alugar um apartamento sem um grande espaço para lazer, as churrasqueiras elétricas são ideais. Além de serem práticas de instalar, elas não deixam que os alimentos percam a qualidade e o sabor.

ZAP Imóveis: o apartamento dos seus sonhos está aqui!

Você tem o sonho de ter uma churrasqueira em apartamento, mas ainda não encontrou o imóvel ideal? Venha conhecer todas as opções para venda e aluguel, e faça a melhor escolha.

O ZAP tem um apartamento com churrasqueira para realizar seu desejo! Utilizando nossos filtros, você seleciona tamanho, número de quartos e outros detalhes, então os resultados ficam ainda mais voltados ao que você procura. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas