Zap Móveis

Rooftop e suas vantagens: conheça esse conceito de construção

Rooftop: o que é e quais são as vantagens
Spread the love

Nos últimos anos, o conceito de rooftop ganhou destaque no universo imobiliário, transformando-se em um dos atributos mais desejados por quem busca um estilo de vida moderno e sofisticado. 

Mas isso não é por acaso: eles representam uma extensão do lar onde “o céu é o limite” para relaxamento, entretenimento e admiração da paisagem urbana. 

Você tem interesse nesse tipo de tendência?

Bom, aqui no blog do Zap Imóveis, sua referência digital para encontrar ou anunciar imóveis, vamos explorar o conceito e as vantagens que ele traz. Tenha uma boa leitura!

O que é um rooftop?

Um rooftop, traduzido literalmente como “telhado”, vai muito além dessa definição simples no contexto imobiliário contemporâneo. É uma área no topo de um edifício, cuidadosamente projetada para ser um espaço de convívio, lazer e contemplação. 

Funciona como um ambiente ao ar livre que oferece vistas panorâmicas da cidade. 

Esses espaços podem variar grandemente em design e funcionalidade, abrangendo desde áreas verdes, piscinas, decks de madeira, espaços gourmet, até áreas de estar elegantes com vistas panorâmicas da cidade. 

O objetivo é oferecer aos moradores e visitantes um local privilegiado para relaxar, socializar e desfrutar do ar livre — tudo isso sem precisar sair do conforto do próprio prédio.

Quais são as características de um rooftop?

Os rooftops geralmente possuem áreas de estar confortáveis, como sofás, cadeiras e mesas, além de elementos decorativos, como plantas, iluminação ambiental e, às vezes, até mesmo uma piscina ou jacuzzi.

Esses espaços são projetados não apenas para aproveitar ao máximo a vista e a abertura que a altura proporciona, mas também para oferecer conforto, beleza e praticidade aos seus usuários. 

É por isso que existem algumas características-chave que os tornam únicos e desejáveis:

  • Vista panorâmica: um dos grandes atrativos é a sua capacidade de oferecer vistas deslumbrantes da paisagem urbana ou natural circundante. Seja para contemplar o pôr do sol, admirar o skyline da cidade ou simplesmente desfrutar de um momento de tranquilidade, a vista é um elemento central
  • Áreas verdes e jardins: como dito, muitos incorporam jardins, áreas verdes e até hortas urbanas, criando um oásis de natureza no meio urbano. Esses espaços não só embelezam o ambiente, como também contribuem para o bem-estar dos moradores e visitantes. Isso também pode envolver uma pegada ecológica em mente, incluindo sistemas de captação de água da chuva, painéis solares e materiais sustentáveis;
  • Espaços de lazer e entretenimento: áreas gourmet com churrasqueiras, piscinas, decks de madeira, espaços para fogueiras e áreas de estar confortáveis são comuns. Estes espaços são ideais para hospedar encontros, celebrar ocasiões especiais ou simplesmente relaxar;
  • Design moderno e funcional: não é obrigatório, mas é muito comum. Isso é pensado para maximizar o conforto e a funcionalidade, incorporando mobiliário moderno e soluções arquitetônicas que protegem do sol e do vento, enquanto proporcionam uma estética agradável e convidativa;
  • Privacidade e segurança: apesar de serem áreas abertas, são projetados para oferecer algum nível de privacidade e segurança aos usuários, através de estratégias de paisagismo, design e, em alguns casos, acesso restrito.

Qual é a diferença entre um rooftop e uma cobertura?

usar rooftop ou cobertura?

Não é difícil ver pessoas usando os dois termos como sinônimos, porém, eles não são exatamente a mesma coisa.

A cobertura refere-se ao último andar de um edifício, geralmente um apartamento ou conjunto de apartamentos que ocupa toda a extensão do topo do prédio

Este espaço é caracterizado por ser uma extensão privativa da residência, incluindo áreas internas e externas exclusivas para o uso dos moradores da unidade.  As coberturas são, portanto, consideradas propriedades de alto valor.

Um rooftop é uma área comum situada no topo de um edifício, acessível a todos os moradores ou visitantes do prédio. 

Embora também possa oferecer vistas espetaculares e incluir áreas verdes, piscinas e espaços de lazer, o projeto é um espaço de convívio coletivo, onde os moradores podem socializar, relaxar e desfrutar das comodidades em um ambiente ao ar livre. 

Como as coberturas privativas não são tão comuns quanto antes, é comum que o termo tenha sido usado também para áreas comuns, principalmente mais antigas, enquanto as recentes (mais modernas também) têm levado o nome de rooftop.

Tipos de rooftop

Cada tipo de rooftop oferece uma experiência única, desde locais de encontro social até espaços de relaxamento e atividades culturais. Aqui está uma visão geral dos tipos mais comuns:

  • Bar ou restaurante: são pontos de encontro populares que combinam gastronomia com a beleza do ambiente urbano ou natural;
  • Hotel: muitos hotéis de luxo contam com áreas de “telhado” que oferecem piscinas, bares e áreas de estar, proporcionando um espaço exclusivo para os hóspedes;
  • Residencial: rooftops residenciais servem como áreas de lazer comuns, equipados com jardins, espaços para churrasco, piscinas e playgrounds (e que são popularmente também  chamados de coberturas, como dito);
  • Lazer: espaços de lazer como esses podem incluir áreas verdes, decks de madeira e espaços para yoga e meditação;
  • Fitness: podem ser dedicados a atividades físicas e esportivas, como academias ao ar livre, pistas de corrida e áreas para exercícios;
  • Cultural: alguns também abrigam atividades culturais, como exibições de arte, apresentações musicais e projeções de cinema ao ar livre.

Leia também: Rooftop SP: 7 lugares para apreciar a vista da cidade

Vantagens do rooftop

Mas afinal, por que esse tipo “tendência” é tão forte? 

Privacidade, valorização, vista, socialização e bem-estar são os principais nomes para isso.

Privacidade

Localizados no topo dos edifícios, distantes das ruas movimentadas e das pessoas que passam por lá, os rooftops são como “refúgios urbanos”. 

Essa distância cria um ambiente tranquilo e reservado, onde os moradores podem relaxar, descontrair e desfrutar do ar livre com uma sensação de isolamento e exclusividade.

Valorização do imóvel

vantagens de rooftop

Edifícios com áreas como essa tendem a atrair mais interesse, tanto de compradores quanto de inquilinos, resultando em um maior valor de mercado e melhores oportunidades de investimento.

Vista panorâmica

Uma das vantagens mais evidentes é a oferta de vistas panorâmicas. Seja observando a linha do horizonte de uma cidade, o pôr do sol, ou uma paisagem natural, a perspectiva elevada proporciona uma experiência visual única.

Socialização

Eles servem como áreas comuns onde moradores e visitantes podem se reunir para eventos, festas ou simplesmente para conviver. 

Essa característica promove uma comunidade mais unida e interativa, onde as pessoas podem estabelecer conexões e compartilhar experiências em um ambiente agradável e inspirador.

Bem-estar

Finalmente, também contribuem significativamente para o bem-estar dos usuários.

 Espaços ao ar livre, especialmente aqueles que oferecem áreas verdes, lazer e atividades físicas, têm um impacto positivo na saúde física e mental, principalmente quando não há outro espaço para isso no edifício.

Onde procurar imóveis com rooftop?

Escolher um imóvel com rooftop é optar por um estilo de vida único, que combina a privacidade e a tranquilidade de um refúgio urbano elevado com a conveniência e a socialização de áreas comuns bem planejadas. 

Muitas cidades grandes e áreas metropolitanas oferecem uma variedade de edifícios residenciais e comerciais, especialmente em bairros mais modernos e revitalizados.

Para quem está em busca de um, o melhor lugar para encontrar é em plataformas digitais de imóveis que se destacam como uma escolha excelente. 

Por isso, escolha seu imóvel na Zap Imóveis!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas