Zap Móveis

7 dicas para encontrar imóveis com aluguel barato

Spread the love

O reajuste no preço do aluguel faz muitos brasileiros perderem o sono e cada vez mais inquilinos buscarem imóveis adequados ao orçamento. A busca por um aluguel barato, no entanto, pode não ser tarefa fácil. 

Principalmente em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, os preços do metro quadrado podem ser altíssimos e outros aspectos como segurança e localização também influenciam. 

Por isso, separamos neste artigo algumas dicas que podem te ajudar nesta procura. Confira abaixo!

Como encontrar imóveis com aluguel barato?

1. Defina as características do imóvel que você quer

O que é inegociável para você? Uma boa localização, acesso a transporte público, espaço amplo? 

Ter essas características bem claras, te ajudará na hora de decidir o que está disposto(a) a abrir mão e ao que não pode faltar na sua nova moradia em sua opinião. 

Coloque tudo na ponta do lápis e decida se vale a pena investir ou não. Nesse momento, caso viva com familiares ou animais de estimação, o ideal é colocar as necessidades de todos no papel.

2. Entenda o que cabe no seu bolso

Lembre-se que o aluguel é apenas uma das contas de uma casa e que ainda existem despesas com telefone, internet, luz, água, gás, transporte, etc. 

Por isso, tenha muito em claro o que é possível para o seu orçamento e quais são suas perspectivas de ganhos e trabalho para o futuro próximo. 

Uma margem segura é não comprometer mais que 30% do seu orçamento com gastos em moradia. Combinado?

3. Considere despesas extras

Quando for escolher onde morar, lembre-se de que imprevistos acontecem. 

Observe se será necessário algum reparo ou manutenção a ser feita e negocie o abatimento deste valor no aluguel. 

Além disso, fique de olho em todas as taxas e condições exigidas pelo proprietário no contrato de aluguel como: condomínio, IPTU e garantias.

4. Entenda condições de pagamento e garantias locatícias

Antes de assinar qualquer contrato e assumir um compromisso, leia com cuidado e verifique se está de acordo com as exigências e/ou cláusulas informadas no processo de locação. 

Atente-se, por exemplo, com a multa estipulada caso desista da locação. Quanto à garantia locatícia, hoje em dia já é possível alugar um imóvel sem fiador. Essa é uma alternativa interessante para quem busca aluguel barato.

5. Seja paciente e organizado(a)

Procure bastante e tenha paciência. Sites de imóveis como o ZAP possuem várias oportunidades de moradia e, com a aplicação dos filtros, você consegue encontrar a casa ou o apartamento com as características ideais para seu momento de vida. 

Além disso, proponha o máximo de alternativas possíveis para viabilizar uma redução no valor do aluguel. 

Por exemplo, caso sua intenção seja alugar por um longo prazo, diga isso ao proprietário e negocie diminuição no custo em contrapartida a essa estabilidade oferecida por você.

6. Compare preços

Pesquise e compare bastante os valores de outros imóveis que ficam na mesma região do que você escolheu e que tenham características semelhantes. 

Se houver possibilidade, negocie um preço melhor com o proprietário e pergunte se ele oferece algum desconto para pagamentos adiantados.

7. Consulte o índice residencial de locação

Esteja sempre atento(a) aos índices de reajuste de locação que ocorrem uma vez por ano e previna-se calculando o valor de acordo com os indicadores econômicos do país.

Os dois principais índices utilizados são o IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

O cálculo acontece sempre da seguinte forma: multiplica-se o valor pago mensalmente pela porcentagem representada no índice de reajuste determinado no contrato de locação.

Por meio do FipeZAP+, é possível ter uma noção mais abrangente sobre o aumento do valor dos aluguéis pelo Brasil mensal e anualmente. Isso pode te ajudar a evitar cair em ciladas por estar mal informado. 

No ZAP tem preço de aluguel abaixo do mercado

Você sabia que é possível encontrar imóveis com preço de aluguel abaixo do mercado com um simples clique? E que essa informação é comprovada pelo DataZAP+, a principal fonte de inteligência imobiliária do Brasil?

Pois é! No ZAP tem um filtro de preço abaixo do mercado tanto para locação quanto para compra de imóveis. Dá uma olhada:

Muito legal, né? Entre agora para encontrar imóveis com aluguel barato e que cabem no seu bolso!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas