Zap Móveis

Qual é o valor mínimo para entrada de imóvel? Descubra como funciona!

Pessoa usando calculadora e anotando em caderno
Spread the love

Afinal, qual é o valor mínimo para entrada de imóvel? Ele pode depender de diversos fatores, como o total do empreendimento, o tipo de financiamento ou empréstimo utilizado, e as políticas do mercado imobiliário na região em que a construção está.

Não existe um fixo valor mínimo para entrada de imóvel. As condições podem mudar ao longo do tempo. A localidade tem um papel muito importante na hora de determiná-lo. Quer entender como isso funciona? Vem com o ZAP Imóveis!

Quais são as regras para dar entrada em um imóvel no Brasil?

Tradicionalmente, no Brasil, financiar um imóvel exige uma entrada de 20% a 30% do valor total. No entanto, algumas instituições financeiras podem oferecer programas especiais com entrada reduzida, como 10% ou até 5%. 

Quanto maior a entrada, menor é o valor necessário para o financiamento, o que pode impactar a taxa de juros e as parcelas. Pesquise as opções disponíveis no mercado, considerando a sua capacidade financeira e o seu planejamento de pagamento. 

Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável buscar orientação de um especialista em finanças ou um consultor imobiliário para entender as melhores opções para a sua situação específica.

Como calcular o valor mínimo para entrada de imóvel?

Ao calcular a entrada mínima para financiamento de imóvel, você precisa considerar alguns pontos previamente, como o valor total da propriedade, o tipo de financiamento ou empréstimo e a sua capacidade financeira. Veja como fazer esse cálculo em detalhes:

  • avalie o custo total da propriedade. Ele será a sua referência inicial para o cálculo do valor mínimo para entrada de imóvel;
  • defina a porcentagem de entrada. É comum que as instituições financeiras peçam de 20% a 30% do valor do imóvel;
  • calcule o valor de entrada. Multiplique o total do imóvel pela porcentagem escolhida. 

Esse é um exemplo de cálculo básico do valor de entrada para financiamento de imóvel. Futuramente, outros custos serão inseridos, como as taxas de cartório, os impostos, os custos com a documentação e as eventuais despesas extras. 

Em acréscimo, é importante verificar as opções disponíveis de financiamento e as taxas de juros. Elas também podem influenciar o valor mínimo para entrada de imóvel e as parcelas do empréstimo. Consulte um especialista em finanças para obter um cálculo preciso e adequado para você.

Saiba como usar a calculadora do ZAP Imóveis

A Calculadora de Poder de Compra do ZAP ajuda a prever o valor mínimo para entrada antes de comprar um imóvel. Ela auxilia durante todo o processo de descoberta do total que cabe no seu bolso, direcionando para a busca da propriedade mais compatível.

Pessoa usando calculadora e vendo dados

Tudo o que você precisa fazer é informar a sua renda mensal, considerando o total, sem descontos, assim como quanto você tem disponível para a entrada (entrada + FGTS). O resultado será o seu potencial de compra considerando a entrada + o que deve ser financiado + ITBI e outras taxas.

O ITBI e as demais taxas correspondem a 5% do valor do imóvel. Eles são cobrados além da aquisição da propriedade. Alguns bancos podem incluí-los no financiamento. Lembre-se de que a calculadora do ZAP faz apenas uma estimativa, não uma proposta. 

Após identificar qual é o valor mínimo para dar entrada em um imóvel, o ZAP ajuda você a encontrar a propriedade dos seus sonhos. É só clicar em “buscar imóveis que cabem no meu bolso” para ser direcionado a uma página com todas as opções correspondentes ao valor mínimo para entrada de imóvel. 

Como buscar pelo imóvel dos sonhos?

Agora que você já sabe como calcular o valor mínimo para entrada de imóvel com a calculadora do ZAP, é hora de buscar pelo que você tanto sonha. O site do ZAP disponibiliza filtros especiais que ajudam a comprar um imóvel de acordo com pré-requisitos. 

Ao determinar o valor mínimo para entrada de imóvel, você pode utilizar os filtros do ZAP Imóveis para encontrar um lar com as características desejadas, como número de banheiros, quartos e vagas de garagem ideais, além da presença de quintal, área de lazer e outras especificações.

Visite o blog do ZAP Imóveis!

No blog do ZAP Imóveis, você encontra artigos exclusivos sobre o processo de venda e aluguel. Além disso, é possível ler conteúdos com dicas de decoração, reforma e muito mais. Visite e não fique de fora! 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas