Zap Móveis

Como liberar FGTS para compra de imóvel? Tire suas dúvidas

como liberar fgts para compra de imovel - imagem de pessoa olhando contrato
Spread the love

Se você tem dúvidas sobre como liberar FGTS para compra de imóvel, saiba que não está só. Muita gente fica em dúvida sobre as regras e requisitos de uso do FGTS para comprar imóvel. A boa notícia é que é mais simples do que se imagina! 

Entender como funciona o uso desse fundo na compra de imóvel é fundamental para não tornar a realização de um sonho em um pesadelo. Existem algumas regras para o uso do FGTS que o comprador precisa saber. 

Então, se você quer contar com esse dinheirinho para dar esse passo tão importante, fique atento ao artigo a seguir. Vem com a gente!

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um valor depositado mensalmente, com rendimentos, para os trabalhadores com carteira assinada, mas sem que eles tenham acesso.

Ele funciona como uma garantia financeira a esses trabalhadores caso sejam demitidos sem justa causa das empresas, tenham afastamento por questões de saúde ou se aposentem. Nessas situações, o valor acumulado ao longo do período trabalhado poderá ser sacado. 

Também há outras condições específicas em que o valor do FGTS pode ser movimentado, como comprar imóveis.

Quem pode usar o FGTS para comprar imóvel? 

Se você quer utilizar seu FGTS na compra de um imóvel, fique atento aos pré-requisitos: 

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma ou em empresas diferentes;
  • Morar ou trabalhar na cidade em que deseja adquirir o imóvel;
  • Ter renda suficiente para não comprometer mais do que 30% com as parcelas do imóvel;
  • Não ter restrição no SPC ou Serasa;
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País;
  • Não ser proprietário de outro imóvel urbano na região em que reside ou trabalha.
como liberar fgts para compra de imovel - imagem de pessoas olhando contrato

Quais imóveis se enquadram no uso do FGTS para compra?

Também existem restrições sobre o tipo de imóvel para o uso do FGTS no momento da aquisição.

Os imóveis vendidos precisam ser apenas residenciais, ter inscrição regularizada e um vendedor sem processos em andamento na justiça.

Outra dúvida comum das pessoas é sobre qual é o valor máximo do imóvel para uso do FGTS.

Atualmente, o teto é de R$1,5 milhão, e a propriedade não pode ter sido negociada utilizando o FGTS nos últimos três anos.

Principais formas de usar o FGTS para comprar imóvel

Existem diferentes formas de usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço na compra de um imóvel. 

O valor disponível no FGTS pode ser usado para o pagamento do imóvel à vista, ou em um financiamento pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).

Também é comum o uso do FGTS para pagar o valor de entrada do imóvel ou antecipar parcelas e amortizar a dívida.

Como solicitar o FGTS para compra de imóvel?

Se tanto o comprador como o imóvel estiverem dentro das regras sobre como liberar FGTS para compra de imóvel, é hora de partir para a parte prática e solicitar o valor a ser utilizado na compra.

Veja um passo a passo: 

– Consulte seu saldo no FGTS: o saldo pode ser consultado no site oficial ou agência da Caixa Econômica Federal;

– Solicite a liberação do seu FGTS: isso pode ser feito tanto presencialmente, em uma agência, quanto pelo App Habitação CAIXA ou por telefone;

– Tenha a documentação em mãos: confira a lista de documentos necessários para o uso do FGTS na compra de imóvel no site da Caixa;

– Aguarde a aprovação: após passar por avaliação dos pré-requisitos, o valor solicitado é liberado, em média, em até cinco dias.

Vale lembrar que os outros processos que envolvem a compra de um imóvel, como aprovação do financiamento, assinatura de contrato, registro e outros trâmites levam mais tempo, entre 60 e 90 dias.

Como solicitar o FGTS no banco para pagar financiamento?

Se tanto o comprador como o imóvel estiverem dentro das regras sobre como liberar FGTS para compra de imóvel, é hora de partir para a parte prática e solicitar o valor utilizado.

Para isso, o primeiro passo é informar ao seu banco, pelo menos 30 dias antes, período necessário para a liberação.

Caso seu pedido de financiamento seja aprovado, o próprio banco já saberá que o pagamento precisa ser feito e irá fazer isso, sem que você precise participar da operação.

Depois de tudo ser aprovado, chega o momento de assinar o contrato de compra e venda no cartório de Registro de Imóveis. Lá, o imóvel será transferido para seu nome, com todos os dados que assegurem a propriedade.

Porém, antes de assinar qualquer contrato ou documento, lembre-se de sempre ler tudo com atenção, tirar as dúvidas e exigir toda a documentação necessária, para evitar dores de cabeça no futuro. Ter o apoio de profissionais como corretor de imóveis ou advogado pode ajudar!

Procura um imóvel para financiar? No ZAP, tem!

Agora que você já sabe como liberar FGTS para compra de imóvel e quais regras esse processo envolve, é hora de começar a procurar a casa ou o apartamento dos seus sonhos! 

No ZAP Imóveis, você pode calcular o valor do imóvel que cabe no seu bolso com ajuda da calculadora de poder compra

Com isso, você conhece as opções de financiamento e pode escolher se terá parcelas fixas ou variáveis e ainda pode financiar até 80% do seu novo lar, caso ele custe a partir de 90 mil. Acesse e confira agora mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas