Zap Móveis

Realmente vale a pena comprar um imóvel à vista? Descubra!

Imagem de comprar um imovel a vista
Spread the love

Comprar um imóvel é o sonho da maioria das pessoas, mas esse projeto exige um investimento alto e pode comprometer as finanças a longo prazo. Por isso, para ajudar você a entender mais sobre o assunto, preparamos esse conteúdo com as vantagens e as desvantagens de comprar um imóvel à vista.

Geralmente, o financiamento costuma ser a opção mais viável para compra de um imóvel. No entanto, os juros altos podem ser um empecilho para escolher essa modalidade. Logo abaixo, você descobre qual é a melhor forma de pagar o seu imóvel, além de uma dica para encontrar a casa dos seus sonhos!

Vantagens de comprar um imóvel à vista

O desconto do imóvel à vista é o principal benefício dessa modalidade de pagamento. Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar a escolha da modalidade, por isso, o ideal é analisar todas elas primeiro.

Desconto no pagamento à vista

Com o dinheiro em mãos, você tem a garantia de que pode fazer uma negociação melhor. Afinal, essa forma de pagamento é a melhor para o proprietário e garante desconto para o comprador. Além disso, quem está adquirindo o imóvel vai pagar o valor verdadeiro da propriedade.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, José Augusto Viana Neto, as pessoas preferem juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista para ter condições de negociar. Ele ainda destaca que, no caso de pagamento à vista, é possível fazer um cálculo de aproximadamente 5% a menos do valor do imóvel.

Maior liberdade financeira

Pagar um imóvel de uma vez só garante que o comprador fique livre da dívida financeira a longo prazo. Ou seja, depois de negociar, emitir a documentação e fazer o pagamento, não é preciso se preocupar.

Assim, não há imprevistos como aumento de juros por conta do atraso nas parcelas, como acontece no financiamento. Dessa forma, é possível investir em outros projetos e sonhos.

A compra não sofre correção ou juros

No caso do financiamento, há ajustes de valores e correções que podem variar de acordo com vários fatores, como a Taxa Referencial (TR), que é um indicador geral da economia no país. Já o pagamento à vista permite que o comprador não se preocupe com essa mudança mensal nas parcelas.

Desvantagens de comprar um imóvel à vista

Apesar de existirem benefícios de comprar um imóvel à vista, há aspectos negativos que devem ser avaliados pelo comprador. Isso porque eles podem comprometer a renda da família por algum tempo.

Juntar dinheiro para quem ainda paga aluguel

Caso a família pague aluguel, é preciso fazer um planejamento financeiro para juntar o dinheiro. “Existem pessoas que não têm condições de juntar porque ou elas pagam o aluguel, ou juntam. Elas não conseguem fazer os dois ao mesmo tempo, não cabe no orçamento“, afirma José Augusto Viana Neto.

Nesse caso, a disciplina também é essencial para que a pessoa consiga economizar. Isso porque, para chegar ao montante total, é preciso guardar dinheiro mensalmente e não mexer nele. Para isso, faça as contas e analise gastos médios mensais, lazer etc, e calcule quanto é possível poupar.

Aumento do valor da propriedade ao longo do tempo

O mercado imobiliário é um setor que flutua de acordo com a situação econômica do ano. Por isso, pode acontecer de a pessoa se planejar para comprar uma residência e ela encarecer ao longo do tempo. Dessa forma, é preciso mais tempo de poupança para adquiri-la.

Entrada com financiamento compensa?

Em muitos casos, uma boa alternativa é a entrada mais o financiamento. Isso porque, para conseguir o financiamento imobiliário pelo Sistema de Habitação, é preciso pagar um valor mínimo. Por isso, se não é possível pagar o imóvel à vista, o ideal é juntar o máximo possível para pagar menos no financiamento.

Essa também é uma boa opção para quem paga aluguel. “A pessoa para de pagar o aluguel, que é um dinheiro gasto, mas que nunca mais volta. Mesmo que se pague juros no financiamento, que não são baixos, já que partem de 8%, acaba compensando porque já garante o imóvel, já o aluguel é um investimento que não capitaliza”, ressalta o presidente do Creci – SP.

Dicas para ajudar na compra à vista

Caso você tenha decidido que comprar à vista é a melhor solução, separamos algumas dicas para ajudar na compra:

  • procure uma orientação de investimento para avaliar qual é a melhor forma de poupar;
  • avalie o que deve ser feito no imóvel antes da compra;
  • antes de tomar a decisão final, analise seu capital e sua situação financeira.

ZAP Imóveis: seu marketplace imobiliário!

Agora que você já sabe se vale a pena ou não comprar um imóvel à vista, que tal garantir o seu próximo lar com a ajuda do ZAP Imóveis? Confira as propriedades à venda em nosso catálogo e use filtros de localização, tamanho, valor e quantidade de cômodos para encontrar a alternativa ideal para você.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas