Entenda o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da caixa

Saber o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal é muito importante. Afinal, informações como essa podem minimizar as chances de erro no momento de comprar um imóvel com a ajuda do banco.

Uma coisa é certa: toda instituição financeira conta com requisitos para financiar imóvel. Como o financiamento é uma ajuda para quem quer comprar uma propriedade, mas não tem condições de pagá-la à vista, as instituições avaliam várias informações para definir se aquela pessoa terá condições de pagar.

Neste artigo, você verá as principais informações sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa. Assim, você evita que o seu pedido seja negado pelo banco.

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa?

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da caixa

Basicamente, existe uma série de razões que podem ocasionar a reprovação de um financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal. A mais comum é estar endividado, mas existem outros motivos que listamos a seguir.

1 – Ter o nome sujo/negativado

Você sabia que mais de 59 milhões de brasileiros estão com o nome sujo? Isso significa que 39,3% da população com idade entre 18 e 95 anos estão negativados atualmente. É o que diz uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) junto à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A partir dessas informações, o motivo mais comum de ter um financiamento reprovado pela Caixa ou por qualquer outro banco é ter alguma dívida pendente. Isso ocorre porque qualquer pessoa que faz uma solicitação de crédito é analisada antes da liberação dos recursos.

2 – Score negativo

O score de crédito é um serviço do Serasa que aponta o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Em outras palavras, ele mostra se a pessoa é boa pagadora ou não.

O score vai de 0 a 1.000 pontos, e cada pessoa recebe uma pontuação baseada em análises de informações como:

  • pagamentos de conta sem atraso;
  • histórico de dívidas;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • dados cadastrais atualizados.

A partir disso, não só a Caixa Econômica Federal como praticamente todos os bancos utilizam essa pontuação como requisito para liberar um financiamento imobiliário. Logo, casos de financiamento negado por score são extremamente comuns.

Segundo o Serasa, “quanto mais alto for o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito”. Assim, quem está com score negativo dificilmente consegue financiar um imóvel.

3 – Não ter renda compatível com o valor a ser financiado

Basicamente, comprovar a renda é um dos requisitos fundamentais que antecedem um financiamento imobiliário. É dessa maneira que o banco analisa sua situação financeira para saber se as parcelas correspondem aos seus ganhos mensais.

A partir disso, o banco pode constatar que os ganhos mensais não são compatíveis com o financiamento do imóvel em questão, se o valor da parcela ultrapassar os 30% da renda mensal da pessoa ou do casal.

Por exemplo, se você tem uma renda de R$ 4.000,00, é possível comprometer até R$ 1.200,00 por mês para o financiamento imobiliário. Caso o valor ultrapasse isso, o financiamento será negado.

4 – Ter outros financiamentos que comprometam a renda

Outro ponto que faz parte dos requisitos para financiamento Caixa é não ter nenhum outro financiamento que comprometa a renda mensal em mais de 30% ao somar as duas parcelas.

5 – Problemas com a Receita Federal

Outro ponto que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro banco é ter algum tipo de problema perante a Receita Federal, como pendências na entrega das declarações de Imposto de Renda, divergência de documentos, tributações atrasadas, entre outros.

Essas são as principais respostas para a pergunta “o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal?”. Porém, é importante destacar que a instituição financeira pode simplesmente recusar um financiamento sem dar nenhuma justificativa.

Financiamento negado: quando posso tentar novamente? Existe um período específico?

Basicamente, comprovar a capacidade de pagamento é o principal fator para conseguir a aprovação do crédito pelo banco. Já se você está se perguntando “se o financiamento for negado, quando posso tentar novamente?”, não se preocupe: você pode tentar novamente a partir de seis meses.

Durante esse período, é importante analisar todos os pontos destacados neste artigo, além de buscar outras formas de comprovar sua capacidade de pagamento. Assim, a chance de ter o financiamento reprovado pela Caixa novamente diminui de maneira considerável.

Você já conhece o ZAP Imóveis, marketplace especialista em imóveis no Brasil?

Agora que você já sabe o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa, não deixe de visitar o nosso blog para ver mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, além de ótimas dicas de decoração, organização, paisagismo, arquitetura e muito mais!

Somos um marketplace especialista em imóveis no Brasil, o lugar ideal para quem busca variedade, agilidade e menos burocracia. Acesse o nosso site e encontre a casa ou o apartamento dos seus sonhos!

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas