Zap Móveis

Saiba o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa

o que pode reprovar um financiamento imobiliário da caixa
Spread the love

Seu financiamento não foi aprovado? Então, neste post, entenda o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa. Sabendo quais são os motivos mais comuns disso, você pode se organizar para corresponder a todos os critérios e não ter problemas.

Primeiro, é importante entender que o financiamento imobiliário é uma forma de parcelar o valor de uma propriedade, especialmente para quem não pode quitá-lo à vista. Para autorizar esse parcelamento, instituições como a Caixa fazem uma série de avaliações que definem se a pessoa interessada no imóvel tem reais condições de pagar o preço acertado mensalmente.

Neste artigo, confira todas informações sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa e veja uma forma rápida e prática de encontrar seu próximo imóvel, em poucos cliques.

Veja os 5 motivos mais comuns para reprovação do financiamento

Então, por que um financiamento imobiliário da Caixa não é aprovado? Na maioria dos casos, o principal motivo é um endividamento da pessoa que solicitou, mas existem outros casos comuns.

1 – Ter nome sujo/negativado

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, cerca de 59 milhões de brasileiros apresentam o nome sujo. Isso quer dizer que 39,3% da população entre 18 e 95 anos estão negativados, e o financiamento com nome sujo não é possível.

Esse é um dos principais requisitos na lista sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa. Isso acontece porque qualquer pessoa que faz um pedido de crédito passa por uma análise de liberação de recursos.

2 – Score negativo

O score de crédito é uma forma que o Serasa usa para apontar os hábitos de pagamento do cidadão no mercado. Basicamente, ele mostra se uma pessoa é uma boa pagadora ou não. Essa avaliação vai de 0 a 1.000 pontos e usa diversos critérios:

  • pagamento de contas sem atraso;
  • dados cadastrais atualizados;
  • histórico de dívidas;
  • relacionamento financeiro com empresas.

Com esses dados, os bancos definem qual é o score para financiamento imobiliário e se uma pessoa tem pontos suficientes para isso. Segundo o Serasa, “quanto mais alto for o score, maiores são as chances de a pessoa honrar as pendências financeiras nos próximos 12 meses”. Então, com esse índice negativo, é mais difícil conseguir financiamento.

3 – Não ter renda compatível com o financiamento

A renda mensal é outro fator importante para aprovação de um financiamento. Para comprová-la, o solicitante precisa apresentar documentos para financiamento imobiliário da Caixa que certifiquem que sua situação financeira é compatível com as parcelas.

Assim, o banco avalia se o preço a ser pago mensalmente não ultrapassa 30% da renda da pessoa ou da família. Por exemplo, imagine que você tenha uma renda de R$ 4.000,00. Nesse caso, você só pode se comprometer com parcelas de financiamento de até R$ 1.200,00.

4 – Ter outros financiamentos que comprometam a renda

Alguns bancos ainda possuem uma regra que nega a vantagem caso a pessoa solicitante tenha outro compromisso financeiro que, somado à parcela do financiamento, comprometa 30% da renda.

Em caso positivo, há grandes chances de o pedido ser negado, já que o banco entende que o dinheiro pode não ser suficiente. Portanto, é mais um fator na lista com o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa.

o que pode reprovar um financiamento imobiliário da caixa

5 – Problemas com a Receita Federal

Caso faça uma consulta na Receita Federal, o banco pode identificar algumas restrições no CPF. Alguns exemplos comuns são pendências na entrega de declarações de Imposto de Renda, divergências nos documentos e tributações atrasadas.

Nos casos de problemas com a Receita Federal, a instituição responsável pela avaliação também pode não permitir que a pessoa dê entrada no pedido de financiamento de imóvel.

Em caso de reprovação, quando é possível tentar de novo?

Agora que você já sabe o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa, é importante verificar todos esses requisitos antes de fazer sua solicitação. Se ela for negada mesmo assim, você pode tentar novamente depois de seis meses.

Durante esse período, a dica é buscar outras formas de comprovar sua capacidade de pagamento. Assim, suas chances de ter o financiamento reprovado por qualquer banco diminuem consideravelmente.

Algumas dicas para fazer um bom financiamento são:

  • planejamento financeiro: crie um fluxo de caixa da sua renda familiar, listando os gastos fixos e se planejando para escolher parcelas adequadas à sua renda;
  • escolha do banco: analise todas as condições de juros da instituição, pois essa porcentagem pode influenciar bastante o valor total pago;
  • faça simulações de financiamento: elas oferecem uma previsão da taxa de juros, seguros e amortização do valor total da dívida.

ZAP Imóveis: encontre a opção perfeita para você!

Após saber tudo sobre o que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa e conhecer os critérios para aprovação, que tal encontrar o imóvel ideal para dar entrada nesse processo? Para isso, conte com a nossa calculdora de poder de compra e facilite a sua busca. 

No ZAP Imóveis, tem! Acesse e confira diversas opções de imóveis, faça uma simulação de financiamento em nosso site, com uma instituição parceira e sem compromisso, e descubra parcelas que cabem no seu bolso.

Encontre seu imóvel aqui

Seu futuro lar

No ZAP tem
Seu futuro lar

Simule agora com a Calculadora

De poder de compra Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os comentários

Mais vistos

Mais lidas