Zap Móveis

Veja como conseguir a matrícula do imóvel pelo endereço

matrícula do imóvel pelo endereço
Spread the love

A compra de um imóvel é um processo que envolve algumas burocracias e o levantamento de diversos documentos, como a certidão do imóvel. Nessa hora, podem surgir algumas dúvidas para o comprador, e uma delas é muito comum: como conseguir a matrícula do imóvel pelo endereço?

Caso você esteja nessa situação, não se preocupe. Com a orientação certa, é possível resolver tudo sobre a matrícula de imóvel de forma rápida e sem dor de cabeça. Abaixo, a Redação ZAP conta tudo o que você precisa saber sobre o tema antes de realizar o sonho de comprar a casa própria. Confira!

O que é a matrícula do imóvel?

Antes de falar sobre como é possível encontrar a matrícula do imóvel pelo endereço, vamos explicar melhor do que se trata esse documento. A matrícula do imóvel reúne todas as informações sobre o bem, desde a construção até os dias atuais.

Localização, metragem, data do primeiro registro do imóvel e de todas as averbações seguintes, compras e vendas, alterações sofridas e possíveis ações judiciais: tudo isso, e ainda mais características, é possível encontrar na matrícula de uma casa ou um apartamento.

Toda matrícula de imóvel possui um número único, que não muda com o passar do tempo. Mesmo que haja mudanças de proprietários, por exemplo, essas alterações são averbadas na mesma matrícula criada quando o imóvel foi construído.

Para saber como encontrar a matrícula do imóvel pelo endereço, é importante ter em mente que o Cartório de Registro de Imóveis (CRI) é o órgão responsável por registrar e arquivar todo tipo de imóvel no Brasil. Porém, falaremos melhor sobre isso mais à frente.

Importância da matrícula do imóvel

matrícula do imóvel pelo endereço

Por todas as informações que carrega, a matrícula atualizada de imóvel é um documento muito importante. Ele permite averiguar a origem da casa ou do apartamento, os antigos donos, todas as transformações ocorridas e algum trâmite judicial que o envolve.

Por isso, em todo processo de financiamento, esse é o documento solicitado para avaliação da situação jurídica do bem, pois ele permite à instituição bancária decidir se aprova ou não o crédito do imóvel. Por isso, quando for necessário, é importante saber como localizar a matrícula do imóvel pelo endereço.

Diferença entre matrícula, certidão e escritura de imóvel

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre três coisas diferentes: matrícula, certidão e escritura de imóvel. Por isso, vamos explicar as diferenças essenciais entre elas, para você não ter dúvidas antes de buscar a matrícula do imóvel pelo endereço.

A matrícula do imóvel é um registro perene, ou seja, elaborado obrigatoriamente quando da construção do imóvel e deve durar pelo resto da vida desse bem. Já a certidão de imóvel é o documento que atesta esse registro.

Em linhas gerais, podemos fazer a seguinte comparação: assim como a certidão de nascimento é um documento que traz todas as informações sobre o registro de uma criança, a certidão de um imóvel carrega os dados básicos da casa ou do apartamento que constam no registro.

Já a escritura do imóvel é outro documento que contém as informações sobre a negociação de uma propriedade. Por isso, ela é muito importante durante a compra, a venda ou a doação de um imóvel, sendo o primeiro passo tomado logo após a assinatura de um contrato.

Como conseguir a matrícula do imóvel pelo endereço?

Como dissemos anteriormente, o CRI é o órgão responsável por realizar o registro da matrícula, arquivá-la e registrar quaisquer alterações necessárias. Por isso, para conseguir a matrícula de imóvel pelo endereço, o caminho mais fácil é se dirigir até o CRI da região do imóvel em questão.

Cidades menores costumam ter apenas um CRI responsável por todo o território. Já as maiores, como São Paulo, possuem CRIs que atendem diferentes regiões. Neste caso, para localizar a matrícula de imóvel pelo endereço, é preciso fazer uma pesquisa de imóvel prévia para descobrir qual é o cartório responsável pela área do imóvel.

No CRI, é necessário apresentar seus documentos pessoais, o endereço do imóvel e o pagamento de uma taxa. O documento que atesta a matrícula do bem será entregue em alguns minutos ou dias, a depender de cada caso.

Em algumas regiões do país, também é possível fazer a pesquisa do imóvel e obter a matrícula do imóvel online (pelo site www.registradores.org.br). Nesses casos, é preciso informar o CRI competente, a cidade ou estado do imóvel e o número de matrícula.

Conte com a ajuda do ZAP Imóveis

O blog do ZAP Imóveis é o lugar certo para você tirar todas as suas dúvidas sobre compra e venda de imóveis, além de obter dicas sobre casa, reforma, decoração, organização, cidades e muito mais.

Já no site do ZAP Imóveis, você encontra mais de 6,5 milhões de imóveis espalhados pelo Brasil inteiro. Após escolher o ideal para você e sua família, é só entrar em contato com o corretor de imóveis ou o proprietário e marcar uma visita. Conheça nosso site e busque seu novo lar de forma fácil e sem burocracia!

Ache seu imóvel aqui

Melhores opções

No ZAP tem as
Melhores opções

Compre com rapidez

E facilidade Veja agora

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas