Comprar casa sem entrada é possível? O ZAP Imóveis conta!

Se você está em busca do seu primeiro imóvel e quer saber se é possível comprar casa sem entrada, existem algumas questões para considerar. Isso porque quase todos os financiamentos imobiliários exigem uma parcela mínima inicial. 

É importante ressaltar que existem algumas pequenas exceções – nesses casos, é possível, sim, financiar 100% do imóvel. No entanto, todas trazem algumas consequências, então é fundamental atentar-se a todas as condições necessárias para a prática.

Quer saber mais sobre o tema? Então, confira as explicações que o ZAP Imóveis apresenta abaixo e entenda quando, como e por que é possível (ou não) comprar uma casa ou um apartamento sem entrada atualmente.

Regra geral dos financiamentos

Para começar a falar sobre como comprar um imóvel sem entrada, vamos ressaltar que a regra geral praticada pelos bancos e pelas instituições financeiras que fazem financiamentos imobiliários é ofertar cotas de financiamento de até 80%. A porcentagem depende da modalidade de amortização e do tipo de imóvel, novo ou usado.

Como há uma concorrência entre as instituições financeiras na tentativa de atrair e fidelizar os clientes, quem usa todos os serviços do banco, como conta corrente com salário, cheque especial, cartão de crédito, seguro e capitalização costuma ter condições especiais. 

Nesses casos específicos, há instituições que oferecem cotas maiores de financiamento. Portanto, em alguns casos, costuma valer a pena financiar um imóvel em banco em que você já possui esses tipos de serviços, caso não esteja disposto a migrar suas atividades para uma nova instituição. 

Quando é possível financiar 100% do imóvel?

Como já adiantamos, existem algumas exceções em que, sim, torna-se possível comprar casa sem entrada. A Caixa, por exemplo, dá a possibilidade de financiar 100% do valor do imóvel quando o cliente comprador é servidor público das três esferas – federal, estadual ou municipal.

Além de financiar todo o valor da casa ou do apartamento, nesses casos, o servidor ainda tem direito a outros benefícios. Entre eles, estão os juros menores e a possibilidade de financiar parte das despesas com cartório para registro do contrato do imóvel.

Na Caixa, também é possível financiar um imóvel integralmente quando se trata de um bem vinculado a empreendimento construído com recursos obtidos junto ao banco ou pelo Programa Casa Verde e Amarela, em que parte do valor é subsidiado pelo Governo Federal.

Imagem de duas mulheres comprando uma casa

Esteja ciente das condições necessárias

Segundo o economista João Bosco Ferraz de Oliveira, integrante do Conselho Federal de Economia (Cofecon), o modo como comprar casa sem entrada é considerado atípico e especial. É preciso sempre ter em mente que os bancos vão fazer exigências maiores para isso.

“Exigem a fidelização, com o cliente trazendo todos os negócios, salários e aplicações para a instituição financeira, que estará de braços abertos para recebê-lo. A oferta depende do tamanho desse casamento, que pode durar até 30 ou 35 anos, prazo do financiamento habitacional”, diz Oliveira.

Vale a pena comprar imóvel sem entrada?

Conseguir financiar imóvel sem entrada pode ser um bom negócio, seja para aqueles que dispõem de poucos recursos para um sinal, seja para quem, mesmo podendo, vai destinar esse dinheiro economizado para mobiliar o novo lar. 

Outra possibilidade de público são também aqueles que usarão o valor da entrada para investir nas prestações iniciais, desafogando o comprometimento mensal com a parcela do financiamento.

“Os bancos não podem cobrar juros maiores se a modalidade de financiamento for 80%, 90% ou 100%. Eles podem até ofertar subsídios ou bonificações próprias, como desconto nas parcelas, mas não onerar juros do financiamento”, explica  o economista.

Além disso, João complementa: “Essas taxas têm regras claras e são geralmente calculadas em função das faixas de valores dos imóveis”. Este é um ponto que o comprador deve ter em mente.

Parcelamento de entrada

Outra possibilidade que ronda a mente de quem deseja comprar casa sem entrada é o parcelamento desse sinal. Segundo o especialista, essa decisão pode se tornar um grande problema. 

Isso porque, se não for muito bem planejado, em algum momento, o comprador pode ter que decidir entre pagar o construtor que aceitou parcelar a entrada ou arcar com a parcela do financiamento junto ao banco.

“Se o comprador não tem dinheiro suficiente para honrar à vista aquele valor estabelecido pela cota não financiada, é sinal de que a sua margem de compromisso já está no limite. Então, ao primeiro sinal de estrangulamento no seu orçamento, ele pode não honrar um dos dois compromissos”, finaliza o especialista.

O ZAP Imóveis ajuda!

Como explicamos, comprar casa sem entrada não é um processo fácil. Além disso, antes de decidir por essa modalidade de financiamento, é preciso considerar todas as consequências e as necessidades que a ação trará para as suas finanças.

Porém, decidindo comprar apartamento sem entrada, à vista ou nas modalidades comuns de financiamento, saiba sempre que o ZAP Imóveis está pronto para ajudar você a encontrar o lar ideal. Visite nosso site e confira todas as opções de casas e apartamentos disponíveis em todo o Brasil.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas