Zap Móveis

Comprar casa sem entrada é possível? O ZAP Imóveis conta!

Spread the love

Se você está em dúvida se é possível comprar casa sem entrada, saiba que a prática é viável em alguns casos. No entanto, é necessário avaliar diversos fatores que envolvem essa modalidade, pois a maioria dos financiamentos imobiliários exigem uma parcela mínima inicial.

Se você deseja optar por essa forma de pagamento, é importante saber que todas as modalidades disponíveis atualmente possuem consequências. Por isso, para ajudar você a entender cada uma delas, separamos algumas informações logo abaixo de como comprar casa sem entrada.

Conheça as regras de financiamento

Uma das principais regras de financiamento praticada pela maioria dos bancos é a disponibilização de uma cota de financiamento da propriedade de até 80%. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a modalidade de amortização e do tipo de imóvel, ou seja, se ele é novo ou usado.

Na tentativa de fidelizar os clientes, as instituições financeiras costumam oferecer condições especiais para quem usa serviços como conta-corrente, cheque especial, cartão de crédito, seguro e captação.

Nesses casos, é possível encontrar instituições que oferecem cotas maiores de financiamento. Por isso, uma dica é verificar as condições de juros do seu banco, pois ele pode oferecer a opção de comprar casa sem entrada.

Quando é possível financiar sem entrada?

Comprar casa sem entrada é possível por meio de um financiamento específico da Caixa, por exemplo. Para ter acesso à vantagem, é preciso que o cliente comprador seja servidor público em um das três esferas: federal, estadual ou municipal.

Além de financiar o imóvel sem entregar, a instituição oferece outros benefícios ao servidor. Entre eles, estão os juros menores e a opção de financiar parte das despesas necessárias, para o contrato do imóvel, com o cartório.

Na Caixa, ainda é possível comprar imóvel sem entrada quando a propriedade for construída por um empreendimento que usou recursos obtidos pelo banco ou pelo Programa Casa Verde e Amarela. Nesse último caso, parte do valor da residência é subsidiado pelo Governo Federal.

Veja quais são as condições dessa modalidade

Conforme o economista João Bosco Ferraz de Oliveira, membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), a modalidade de compra sem entrada é considerada diferente e especial. Por isso, é preciso sempre ter em mente que os bancos vão fazer mais exigências do que o normal.

O profissional ainda pontua a principal condição nessa situação. “Exigem a fidelização, com o cliente trazendo todos os negócios, salários e aplicações para a instituição financeira, que estará de braços abertos para recebê-lo. A oferta depende do tamanho desse compromisso, que pode durar até 30 ou 35 anos, prazo do financiamento habitacional”, diz Oliveira.

Imagem de duas mulheres comprando uma casa

Compensa comprar imóvel sem entrada?

Financiar 100% do imóvel é uma boa alternativa, tanto para pessoas que possuem pouco dinheiro para a entrada quanto para quem deseja destinar o dinheiro economizado para outros gastos. Dessa forma, é possível fazer investimento em uma reforma ou mobiliar o novo lar.

Outra forma de utilização do valor da entrada é o investimento nas parcelas iniciais. Assim, o comprador fica desafogado e evita o comprometimento mensal com as parcelas do financiamento.

“Os bancos não podem cobrar juros maiores se a modalidade de financiamento for 80%, 90% ou 100%. Eles podem até ofertar subsídios ou bonificações próprias, como desconto nas parcelas, mas não onerar juros do financiamento”, explica João Bosco.

Além disso, o economista aponta que essas taxas têm regras claras que são geralmente calculadas de acordo com o valor do imóvel. Por isso, elas não podem variar só por conta da porcentagem de financiamento.

Como funciona o parcelamento da entrada?

Outra possibilidade que é geralmente pensada por quem deseja comprar casa sem entrada é o parcelamento desse sinal. Entretanto, o especialista aponta que essa decisão pode acarretar alguns problemas.

Isso porque se essa forma de pagamento não for planejada, o comprador tem que optar entre pagar a construtora que aceitou dividir a entrada ou arcar com as parcelas com a instituição financeira.

“Se o comprador não tem dinheiro suficiente para pagar à vista e aquele valor estabelecido pela cota não financiada, é sinal de que a sua margem de compromisso está no limite. Assim, no primeiro sinal de estrangulamento no seu orçamento, ele pode não honrar um dos dois compromissos”, finaliza o especialista.

Conte com o ZAP Imóveis!

Agora que você já sabe que é possível comprar casa sem entrada, mas que esse processo tem regras específicas, que tal encontrar a opção ideal para você em nosso catálogo? Visite nosso site e filtre as opções de imóveis disponíveis pela localização, valor ou quantidade de cômodos.


Confira ainda anúncios com possibilidade de vídeo ou tour virtual para fazer uma pré-avaliação do imóvel. Aproveite e conheça também o financiamento que oferecemos por meio de uma instituição financeira parceira e compre já a residência dos seus sonhos!

Compre seu imóvel aqui

Compre sem entrada

No ZAP tem o imóvel que você procura
Compre sem entrada

Tem milhares de opções

Aproveite! Quero achar minha casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas