Zap Móveis

O que é CIB? Entenda qual a utilidade e importância do cadastro

Imagem do que é cib
Spread the love

Se você costuma acompanhar as mudanças na legislação em relação ao mercado imobiliário, provavelmente já se perguntou o que é CIB. A nomenclatura surgiu em agosto de 2021 e trouxe uma nova forma de identificar os imóveis do país.

Então, se você está prestes a vender ou comprar uma casa, ou apartamento, é fundamental procurar saber o que é CIB, como emiti-lo e qual é a utilidade desse cadastro. Prossiga com a leitura e encontre as respostas para todas essas questões neste conteúdo. Vamos lá!

O que é CIB?

Para entender o que é CIB, em primeiro lugar, vale entender o significado da sigla: Cadastro Imobiliário Brasileiro. Assim como possuímos um documento de identificação, como o CPF ou RG, os imóveis possuem um registro.

É aqui que entra o CIB, ou seja, ele refere-se a um código de identificação composto por uma sequência de letras e números. Esse cadastro de imóveis reúne todas as informações de propriedades rurais e urbanas.

Pelo registro dessa combinação alfanumérica, a Receita Federal, junto a outros órgãos, passa a ter um melhor controle e visualização de cada unidade imobiliária georreferenciada (área e posição geográfica no mapa).

Qual é a utilidade e a importância do cadastro?

Agora que você já sabe o que é CIB, deve estar se perguntando, qual é a importância e a utilidade desse cadastro. O estabelecimento do CIB foi pensado para integrar e organizar as informações dos imóveis brasileiros, facilitando a emissão de documentos, as legalizações e a compra e venda de imóveis.

Além disso, sem o cadastro no CIB, a pessoa física ou jurídica proprietária de um imóvel fica impossibilitada de declarar o imposto de renda, pagar as taxas devidas referentes ao imóvel e solicitar empréstimos.

Esse registro é obrigatório e, caso ele não seja feito, tenha inconsistências ou esteja desatualizado, é possível que o proprietário tenha problemas junto à Receita Federal. Você também não consegue emitir a Certidão Negativa relativa a débitos e tributos sem esse documento.

NIRF passa a ser CIB

Outra novidade estabelecida pelo CIB é a substituição do NIRF (Número do Imóvel na Receita Federal). Basicamente, a NIRF era o número identificador de um imóvel rural. Pelo fato de que essa combinação de números estava prestes a se esgotar, convencionou-se substituí-la pelo CIB.

Em outras palavras, isso apenas significa uma mudança na nomenclatura e a expansão do CIB, ou seja, esse cadastro envolve tanto as propriedades urbanas quanto as rurais. Se você possui uma fazenda ou imóvel rural, não se preocupe, não é preciso fazer nenhum tipo de alteração ou atualização por conta dessa alteração.

Como se cadastrar no CIB

Para obter o cadastro do imóvel rural ou urbano no CIB, basta aguardar o fornecimento do código de identificação gerado automaticamente após celebrar o convênio com os cadastros de origem.

Para tanto, no caso dos imóveis rurais, é preciso inscrever-se no CNIR (Cadastro dos Imóveis Rurais), o que pode ser feito online. No caso dos imóveis urbanos, é preciso verificar junto à Prefeitura da região. Para mais informações, sugerimos que consulte o site oficial do Governo Federal.

Imagem do que é cib

Como consultar o código?

Para consultar o número do CIB de uma propriedade, basta acessar o Extrato da Consulta Descritiva e Gráfica do CIB (e-CIB), emitido pelo site da Receita Federal ou do Portal único do Governo Federal.

Se o imóvel for do tipo rural, também é possível descobrir o número do CIB (antiga NIRF) por meio do acesso ao coletor web do CAFIR (Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais). É preciso fazer um cadastro e abrir uma solicitação, portanto, é imprescindível que você tenha as informações básicas do imóvel em mãos.

Por que o CIB é uma novidade positiva para o mercado imobiliário?

O CIB pode ser encarado como um passo importante para a revolução cadastral do mercado imobiliário brasileiro. Isso porque, pela primeira vez, é possível integrar as informações referentes aos imóveis urbanos e rurais em um sistema único, o Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais).

Isso envolve o estabelecimento de um inventário de todos os imóveis do país, permitindo a localização exata de cada um deles no mapa. Essa tecnologia é útil, pois ajuda a otimizar as tarefas da administração pública e a estabelecer projetos inteligentes no que se refere ao planejamento territorial.

Além disso, para os cidadãos, o CIB também significa facilidade ao solucionar problemas relacionados à legalização de imóveis, bem como, transações, compras e vendas de uma propriedade.

Anuncie o seu imóvel no ZAP Imóveis!

Agora que você já sabe o que é CIB e qual é a importância desse cadastro, que tal anunciar a sua propriedade na plataforma do ZAP Imóveis? Oferecemos visibilidade e praticidade na hora de colocar a sua casa ou apartamento à venda, permitindo que você encontre um comprador com mais rapidez e agilidade.

Se você está em busca de um imóvel, não deixe de conferir nosso catálogo. Seja propriedade rural ou urbana, lotes, terrenos, galpões ou salas comerciais, aqui você encontra propriedades de todos os tipos e tamanhos. Conte conosco para anúncios e pesquisas, venha para o ZAP Imóveis!

Ache seu imóvel com ZAP

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

Compre ou alugue

Rápido e fácil Veja os imóveis

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas