Zap Móveis

Aluguel sem fiador: como funciona?

Spread the love

O aluguel de imóveis é uma prática bastante comum na vida dos brasileiros, principalmente dos que vivem nas grandes cidades. Mas embora seja algo bastante praticado, ainda podem surgir algumas dúvidas sobre como esse processo funciona. Por exemplo, como ocorre e o que seria o aluguel sem fiador.

Vale lembrar que o aluguel de imóveis é um contrato com valor jurídico, envolvendo o bem de uma pessoa, e se faz necessário garantias locatícias, que certifiquem os direitos do proprietário e também do locatário. 

Ou seja, quando alugamos um imóvel, o proprietário precisa de uma garantia financeira referente ao valor do aluguel. 

A boa notícia é que existem diferentes maneiras de conseguir essa garantia, sendo uma das mais conhecidas a que chamamos de fiador

Apesar de ter sido muito usada no passado, a prática está caindo em desuso por existir uma certa dificuldade em encontrar um fiador e por já existirem outras opções mais práticas no mercado. 

A seguir, confira como fazer um contrato de aluguel sem fiador!

O que é fiador de aluguel?

Em linhas gerais, o fiador é a pessoa que se torna responsável pelos débitos que o inquilino não conseguiu arcar. Ou seja, em uma situação de inadimplência, o fiador terá que cumprir os termos do contrato.

Uma das primeiras coisas a saber é que nem todas as pessoas (físicas ou jurídicas) podem ser fiadoras. 

Para ser um fiador, é preciso ter, ao menos, uma propriedade quitada em seu nome e sem pendências. Esse bem será a garantia do proprietário que, em último recurso, usará para quitar as dívidas do locatário.

Não há custos extras para essa prática e normalmente o fiador é uma pessoa de confiança, como um familiar ou amigo próximo. E, inclusive, há uma lei chamada Lei do Inquilinato que permite que o fiador rescinda o contrato quando desejar. 

Aluguel sem fiador: como funciona?

Atualmente, o fiador de aluguel é apenas uma das opções disponíveis no mercado imobiliário e de seguros. 

Desde que o objetivo – garantir o pagamento de custos do imóvel – seja preservado, não há qualquer problema em usar outras alternativas no contrato de aluguel

Veja abaixo alguma opções:

Seguro fiança

O seguro fiança é oferecido pelas seguradoras, que garantem ao proprietário o pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência por parte do inquilino. 

O seguro é contratado anualmente, mas pode ser pago de maneira parcelada mensalmente pelo locatário.

Título de capitalização

No título de capitalização, o inquilino compra um título de capitalização (título de crédito) em uma seguradora como forma de garantia de pagamento. 

Em caso de inadimplência, a quantia pode ser resgatada pelo proprietário.

Caução

A caução é um depósito de uma quantia equivalente a 3 meses do valor do aluguel para o proprietário. 

Ao final do contrato, os pagamentos são devolvidos com correção monetária desde que o aluguel tenha sido pago corretamente. 

Se durante o contrato o inquilino atrasar o pagamento, o valor é usado para pagar a dívida.

Fundos de investimento

No fundo de investimento, o inquilino adquire cotas de fundos de investimento em nome do proprietário, sendo devolvidos ao final do contrato, assim como o depósito caução e o título de capitalização. 

A vantagem desta modalidade é a rentabilidade.

Cartão de crédito

Para ser possível usar o cartão de crédito para pagar o aluguel, o inquilino precisa ter o  limite superior a 4 vezes o valor do montante. 

Pela praticidade, essa opção  é uma das mais usadas em contratos online. Caso haja qualquer problema durante o contrato, a administradora desconta o valor do cartão automaticamente.

Conheça as vantagens de alugar sem fiador

Alugar um imóvel sem a exigência de um fiador oferece vantagens para o locatário, mas também para o proprietário. Veja abaixo algumas delas:

Rapidez para alugar

É normal levar algum tempo para encontrar um fiador, além do período necessário para que sejam feitos todos os processos de análise, que são normalmente bastante criteriosos. 

Essa demora pode ocasionar a perda da oportunidade de negociação, tanto para o proprietário como para o locatário.

Menos burocracia

Ao oferecer um contrato de aluguel menos burocrático, a oportunidade se torna muito mais interessante para os inquilinos sem que os proprietários percam suas garantias e a segurança. 

Melhor experiência

Dispensar uma das partes mais burocráticas do processo é garantia de negócio rápido e livre de dores de cabeça para ambos os lados. 

E com isso, mais chances de boas propostas e negociações.

Quer alugar imóvel sem fiador?

No ZAP tem! Lá você encontra diversos imóveis disponíveis para alugar sem a necessidade de fiador

Além disso, em nossa plataforma você encontra o imóvel ideal a poucos cliques, já que pode contar com os filtros que facilitam a sua busca.

Viu só como é simples encontrar imóveis para alugar sem fiador? No ZAP tem!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas