Zap Móveis

Morar sozinha: 8 dicas de segurança para mulheres

Spread the love

Vamos falar sobre um assunto super importante e cada vez mais comum nos dias de hoje: morar sozinha sendo mulher.

Segundo o IBGE, o número de pessoas morando sozinhas no Brasil quase dobrou nos últimos dez anos, saltando de 5,5 milhões para 9,9 milhões.

E muitas dessas pessoas são mulheres, que optam por morar sozinha para conquistar independência e autonomia.

As mulheres também dominam o perfil de compradoras e locatárias mapeadas pela pesquisa feita pelo DataZAP+ sobre a geração Z.

Essa escolha que muitas mulheres estão fazendo vem de um momento intenso de empoderamento feminino.

No entanto, também é essencial garantir que isso seja feito seguindo algumas medidas importantes para garantir a segurança da mulher.

Neste texto, vamos dar algumas dicas de segurança para mulheres que estão pensando em dar esse passo tão importante.

1. Escolha bem o bairro onde vai morar

O primeiro passo para a mulher que deseja morar sozinha é encontrar o lugar perfeito. 

Pesquise bem a região, avalie a segurança do bairro, converse com a vizinhança, especialmente com outras mulheres moradoras da região, se possível. 

É importante que você se sinta confortável no local onde vai morar, inclusive com o entorno

Além disso, considere a proximidade com o trabalho, transporte público, mercados, academia, farmácias e outros serviços que você venha a precisar.

2. Reforce a segurança

Invista na segurança de sua casa. Isso inclui trancas de qualidade, fechaduras nas janelas e, se possível, um sistema de segurança com câmeras e alarmes.

Manter as portas trancadas quando você estiver em casa ou fora é fundamental.

A depender do tipo de imóvel, vale investir em olho mágico e trancas extras na porta de entrada.

Ter um sistema de automação residencial pode fazer toda a diferença.

3. Evite compartilhar informações pessoais

Nunca compartilhe informações pessoais, como seu endereço, telefone ou rotina diária com estranhos. 

Redes sociais também merecem cuidado. Opte por ter o perfil fechado e evite divulgar seus planos de viagem ou sua localização em tempo real nas suas plataformas digitais.

A discrição com informações pessoais e de rotina evita que pessoas mal intencionadas tenham acesso à sua vida privada.

4. Tenha um plano de emergência

É importante estar preparada para qualquer situação. Tenha um plano de emergência em mente, saiba como agir em caso de incêndio, assalto ou outras situações de risco. 

Tenha números de emergência à mão e saiba como utilizá-los. O mesmo vale para um contato de emergência de uma pessoa próxima e de confiança, como um familiar ou amigo.

Os celulares atualmente têm a opção de programar esses contatos com atalhos. Vale a pena deixá-los salvos nas configurações do seu aparelho.

5. Faça amizades e crie uma rede de apoio

Conhecer pessoas na área onde você mora é uma ótima forma de criar uma rede de apoio. 

Amizades podem ser uma ajuda valiosa em momentos de necessidade e tornam sua experiência mais rica.

Mas lembre-se: não compartilhe sua vida privada com pessoas que não sejam da sua plena confiança.

A rede de apoio é fundamental para garantir a segurança e maior conforto ao morar sozinha, mas precisa ser uma rede de pessoas confiáveis que te deixem verdadeiramente segura.

6. Confie no seu instinto

Se algo parece estranho ou não seguro, confie em seu instinto e tome precauções. Às vezes, nosso instinto é a melhor ferramenta de segurança que temos.

Checar a tranca da porta e janela, conversar com vizinhos sobre movimentações que lhe parecerem estranhas, podem evitar problemas. 

7. Mantenha contato com familiares e amigos

Mantenha seus amigos e familiares informados sobre sua nova jornada morando sozinha. Eles podem ser seus maiores aliados e estarão lá para apoiar você em sua jornada.

Morar sozinha como mulher pode ser uma experiência incrível e empoderadora. Com as precauções certas, você pode aproveitar ao máximo essa independência.

8. Encontre o imóvel perfeito

Na hora de morar sozinha, a escolha do imóvel pode ajudar a reforçar a segurança. Além de optar por um bairro mais seguro, o imóvel, seja casa ou apartamento, pode fazer a diferença para garantir uma segurança a mais. 

Na jornada pela busca por um imóvel, vale a pena levar em consideração o que ele oferece em termos de segurança.

Casas em condomínio ou apartamentos com portaria e segurança, por exemplo, são boas opções para mulheres que optam por morar sozinhas. 

Além da segurança no próprio condomínio, fazer parte de uma comunidade e criar conexões próximas para recorrer em caso de emergência é sempre bem vindo. 

Está buscando um imóvel para morar sozinha? O ZAP ajuda você!

Utilize a plataforma do ZAP Imóveis para encontrar a sua nova moradia, para comprar ou alugar. Há muitos imóveis com diferentes características e espaços incríveis para viver uma vida prática e independente.

No ZAP, você consegue filtrar os imóveis, inclusive, pelos artigos de segurança da moradia. Como, por exemplo: a presença de vigia ou sistema de alarme, portaria 24h, portão eletrônico e mais! Acesse e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os comentários

Mais vistos

Mais lidas