Zap Móveis

Declaração de residência: o que é e como funciona?

Declaração de residência. Três pessoas assinando um contrato.
Spread the love

Entender como a declaração de residência funciona é crucial para todo cidadão. Esse documento é solicitado em diversas ocasiões, principalmente das pessoas que não têm comprovante de residência no próprio nome, como contas de água, luz, entre outras.

Você sabe o que é e como fazer esse atestado? O ZAP Imóveis preparou este artigo completo que explica como realizar a declaração de residência e tira as principais dúvidas sobre esse recurso. Confira a seguir!

O que é declaração de residência?

Para compreender o que é declaração de residência, saiba que ela é um documento que comprova as informações sobre onde as pessoas moram. Normalmente, para confirmar endereços, é comum utilizar comprovantes como contas de telefone, luz, entre outras.

Já a declaração de residência serve para pessoas que não possuem documentação nos próprios nomes. Exemplos disso são alguém que recentemente mudou de cidade nova e ainda não atualizou o próprio endereço ou quem tem moradia compartilhada e vive com pessoas sem grau de parentesco.

Nesse último caso, é usada uma declaração de residência para terceiros, feita pelo próprio dono da residência.

Diferença entre declaração e comprovante de residência

Embora muitas pessoas pensem, declaração e comprovante de residência não são a mesma coisa. O comprovante é um documento que, por meio de dados pessoais, atesta onde uma pessoa mora. Já a declaração é um recurso de quem não possui o endereço do imóvel no próprio nome.

Por fim, um detalhe merece atenção: a pessoa que utiliza esse documento precisa inserir informações verídicas. Isso porque, em situações de fraude, o declarante corre o risco de sofrer graves penas e multas.

Para que serve a declaração de residência?

Em primeiro lugar, uma declaração de residência permite que um cidadão ateste o local onde mora, seja próprio, seja alugado. Assim, é possível garantir mais credibilidade e segurança para um cadastro pessoal. Além disso, os órgãos vão saber como encontrá-lo caso haja a necessidade de algum contato.

Por isso, separamos alguns motivos para você compreender melhor por que fazer declaração de residência:

  • emitir documentos pessoais: para emitir documentos como passaporte, identidade, certidão de nascimento, por exemplo, é preciso declarar sua residência;
  • participar das eleições: para se registrar como eleitor, é necessário comprovar sua residência;
  • registrar-se em órgãos públicos: se quiser se registrar em órgãos públicos como prefeituras, cartórios, entre outros, você precisa declarar sua residência;
  • cadastrar-se em instituições financeiras: instituições como corretoras, bancos, entre outros, exigem comprovantes de residência para transações;
  • declarar impostos: para declaração dos seus impostos, também será preciso ter seu comprovante de residência.

Declaração de residência. Mulher lendo um documento.

Como fazer declaração de residência?

Tem como fazer declaração de residência de duas maneiras: a próprio punho ou digitalmente pelo computador. Algumas instituições possuem modelos prontos para a pessoa preencher os dados solicitados.

Normalmente, é necessário inserir seu nome completo, sua nacionalidade, o número e o órgão emissor de sua identidade, e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também entram dados como endereço completo, a data do documento e, logo em seguida, a assinatura.

Como validar a declaração de residência?

Agora que você viu alguns dados acima como exemplo de declaração de residência, saiba que, após fazer seu documento, será preciso validá-lo. Para  isso, primeiro, vá até um cartório e reconheça a firma, se não tiver uma aberta. Depois disso, autentique o atestado. O valor para autenticar e reconhecer o documento caso você não tenha uma firma aberta é atribuído de acordo com cada tabelião.

Outro ponto importante para todo declarante é preencher todas as documentações exigidas, sendo uma declaração simples de residência ou não. Uma dica é entrar em contato com a empresa solicitante para tirar todas as dúvidas sobre os documentos a serem entregues.

Quer uma residência no seu nome? O ZAP ajuda!

Agora que você já sabe o que é declaração de residência, o que acha de ter um imóvel no seu nome? Aqui no ZAP Imóveis, você encontra uma variedade de casas e apartamentos de qualidade, nas principais regiões do país e de acordo com suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os comentários

Mais vistos

Mais lidas