ZAP se alia a Gerando Falcões, Google e naPorta em projeto que oferece endereços digitais a moradias em favelas brasileiras

Spread the love

O ZAP, portal de imóveis da Grupo OLX, anuncia o apoio ao projeto da ONG Gerando Falcões, em parceria com o Google e a startup de logística naPorta, que vai mapear e criar endereços digitais em favelas do Brasil utilizando a tecnologia Plus Codes.

O objetivo é facilitar o acesso dos moradores das regiões a serviços e recursos do cotidiano, como atendimento médico de emergência e recebimento de correspondências e mercadorias, entre outros.

A próxima região do projeto será a Favela do Guarani, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Na ocasião uma equipe de técnicos realizou visitas e as primeiras instalações de placas de identificação nas moradias.

Essa é a primeira ação com apoio do ZAP feita na cidade de São Paulo, que resultará em pelo menos 260
residências emplacadas, beneficiando diretamente 1.040 moradores da comunidade.

Até o final deste ano, a iniciativa vai levar endereços digitais para outras 19 favelas do país. A contribuição do ZAP ao projeto está em linha com a causa da marca “Dignidade do Morar”, que tem iniciativas focadas no objetivo de levar uma moradia mais digna para as pessoas.

O ZAP acompanha de forma atenta o debate sobre moradia e acredita que o mercado imobiliário tem papel fundamental nessa transformação social.

“Com ações transformadoras como essa, temos a oportunidade de trazer alternativas para que as comunidades passem a ter moradias mais acessíveis e pertencentes à infraestrutura e logística das cidades. O Grupo OLX, por meio do ZAP, vê como fundamental o debate sobre os desafios da moradia no Brasil e, por isso, adotou o tema como um dos pilares centrais de suas ações institucionais. Queremos contribuir com a sociedade brasileira trazendo luz ao tema”, afirma Marcos Leite, Diretor Geral da vertical de imóveis do Grupo OLX.

A companhia vem para somar esforços à parceria do Google com a Gerando Falcões e naPorta, anunciada em junho deste ano, com o objetivo de criar endereços digitais em mais 20 favelas brasileiras até o fim de 2023.

Os endereços serão gerados por meio do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google. A Gerando Falcões, por sua vez, esteve ao lado de parceiros para a visibilidade da favela.

Por meio da Blacks Urbano, ONG da Rede Gerando Falcões, a organização ajudou a implementar o endereço digital como forma de visibilidade e dignidade aos moradores locais.

Começando por São Paulo, a proposta é que a expansão desta tecnologia chegue para todo o Brasil, sempre focando nos benefícios que serão trazidos ao longo do tempo, como: esporte, educação, empregabilidade, assistência social, cultura, qualificação profissional e desenvolvimento comunitário.

O fundador da Gerando Falcões e empreendedor social, Edu Lyra, valoriza a nova parceria. “Celebramos com entusiasmo a chegada do ZAP ao projeto “Endereço Digital”.

Por meio do papel transformador da tecnologia e da inovação, podemos juntos trazer dignidade e inclusão social às casas de milhares de pessoas em comunidades de todo o Brasil”.

Da esquerda para a direita, na foto: Sanderson Pajeú (CEO da startup naPorta) Wilson Rodrigues (Gerente de Parcerias para  Google Maps na América Latina), Nina Rentel Scheliga (Diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões), Dener Moraes (líder social da Black’s Urbano) e Marcos Leite (Diretor Geral de Imóveis do Grupo OLX)

Como funciona o Plus Codes

Os endereços digitais são gerados por meio do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google que converte as coordenadas de latitude e longitude em códigos curtos e alfanuméricos, muito similar a um código postal.

O endereço gerado por Plus Codes funciona também offline, está integrado ao Google Maps e pode ser usado para facilitar a mapear locais onde não há ruas ou endereçamento oficial.

“Uma vez em posse de seus endereços digitais, os moradores das favelas dessas novas regiões mapeadas poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia”, explica Wilson Rodrigues, gerente de parcerias para Google Maps na América Latina.

A logtech de impacto naPorta, que realiza o mapeamento técnico das residências, reforça a importância do impacto social e econômico da inclusão das comunidades.

“Nossa missão é viabilizar as entregas das compras online feitas pelos moradores em regiões com restrição. Levamos acesso e conveniência, realizando entregas que nunca antes chegavam nesses locais, inserindo as comunidades no mapa do e-commerce. Hoje a naPorta já mapeou 5 favelas com o Endereçamento Digital e a Favela dos Sonhos foi a primeira comunidade a ser 100% mapeada”, finaliza o CEO da startup, Sanderson Pajeú.

Mais vistos

Mais lidas