Zap Móveis

Saiba o que é mito ou verdade sobre o uso da geladeira

Spread the love

Geladeira aberta gasta mais energia? Guardar alimento quente na geladeira é errado? Secar roupa atrás da geladeira estraga o aparelho? Você provavelmente já se fez ou ouviu alguma dessas perguntas sobre o uso da geladeira. 

Aparelho indispensável em qualquer lar, a geladeira tem algumas particularidades sobre a sua utilização que muitas vezes são ignoradas pelo consumidor e podem ser decisivas no bom uso do eletrodoméstico.

Para ajudar a tirar algumas dessas dúvidas, reunimos os principais mitos e verdades sobre o uso da geladeira. Vamos conferir?

1. Abrir e fechar a porta da geladeira gasta energia?

VERDADE. Ao abrir e fechar a porta da geladeira, existe a troca do ar frio da geladeira com o ar do ambiente.

Isso faz com que o compressor da geladeira seja acionado mais vezes para manter a refrigeração adequada do espaço interno da geladeira, exigindo maior uso de energia elétrica.

2. Toda geladeira precisa ser desligada para descongelar?

MITO. Os refrigeradores que contam com tecnologia frost free não precisam ser descongelados.

Em caso de mudança ou férias, por exemplo, recomenda-se que a geladeira seja limpa e desligada, para evitar o uso desnecessário de energia.

No entanto, algumas geladeiras mais modernas já contam com o “modo férias”, programando a geladeira para funcionar com baixo consumo de energia no período.

3. Secar roupa na parte de trás da geladeira danifica o aparelho?

VERDADE. Colocar roupas e panos úmidos para secar atrás da geladeira pode danificar o aparelho, já que é naquela grade que funciona o condensador, responsável pela troca de calor do sistema de refrigeração.

Ao cobrir o condensador, diminui-se o resfriamento do aparelho, ocasionando mais desgaste e diminuindo a vida útil do motor da geladeira.

4. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira é o ideal?

MITO. Guardar alimentos ainda quentes na geladeira é prejudicial tanto para o alimento quanto para o eletrodoméstico.

Isso porque a geladeira é feita para resfriar alimentos em temperatura ambiente e não elevadas.

Ao colocar um alimento quente na geladeira, ele transfere calor para os demais produtos, prejudicando a conservação e exigindo mais refrigeração para manter os alimentos resfriados.

O ideal é aguardar que o alimento resfrie um pouco naturalmente antes de armazená-lo na geladeira.

5. É necessário esperar um tempo antes de ligar a geladeira após a mudança?

VERDADE. Após mudar a geladeira de lugar ou transportá-la em uma mudança, é importante aguardar pelo menos duas horas antes de ligar novamente o aparelho.

Isso porque, quando o refrigerador é colocado em posição horizontal ou agitado em um transporte, há a agitação de gás e óleo que compõem o motor da geladeira.

É necessário aguardar esses produtos “assentarem” novamente antes de ligar a geladeira, evitando danos ao aparelho.

6. Pode usar secador de cabelo ou água quente para acelerar o degelo?

MITO. Não é recomendado o uso de recursos como secador de cabelo, água quente ou mesmo facas e espátulas para raspar o gelo e acelerar o processo de degelo do refrigerador.

O uso de água ou ar quente pode danificar a estrutura da geladeira, assim como facas e espátulas podem furar os dutos da geladeira.

Na hora de descongelar o refrigerador, o ideal é deixar a porta aberta e esperar o degelo natural. 

7. Pó de café ou carvão ajudam a evitar mau odor na geladeira?

VERDADE. Tanto o café quanto o carvão são substâncias que “sugam” a umidade e odores, podendo ser bons aliados contra cheiros no interior da geladeira.

Na hora de usar esses recursos para neutralizar odores, no entanto, deve-se tomar cuidado para não contaminar alimentos com seu aroma, especialmente o café, que tem um cheiro bastante marcante.

8. Geladeiras antigas eram melhores que as novas?

MITO. A crença de que as geladeiras antigas gelavam mais e eram mais eficientes que os modelos mais modernos é equivocada.

Com a tecnologia, as geladeiras novas ganharam recursos que entregam mais performance de resfriamento ao aparelho, além de serem mais silenciosas e terem menos impacto no meio ambiente.

9. É errado colocar microondas em cima da geladeira?

VERDADE. Posicionar microondas, ou qualquer outra fonte de calor, em cima, ao lado ou próximo à geladeira pode prejudicar o funcionamento do aparelho.

Isso faz com que o refrigerador “trabalhe mais” para resfriar, aumentando o uso de energia e desgastando o aparelho desnecessariamente. 

Esses são alguns mitos e verdades sobre o uso da geladeira. O mais importante é sempre consultar as orientações de uso do fabricante do refrigerador para garantir a durabilidade e a performance do aparelho.

Manter a geladeira sempre limpa e com a manutenção em dia também é fundamental para aumentar a vida útil do aparelho. 

Siga as dicas do ZAP para manter seu lar sempre em bom funcionamento

Aqui no blog do ZAP você encontra dicas para utilizar aparelhos e ambientes da sua casa da melhor forma. Acompanhe os conteúdos e não perca as melhores recomendações para o seu lar!

E se você ainda não tem um cantinho para chamar de seu, o ZAP Imóveis ajuda na busca de um imóvel.

Para alugar ou comprar, o site pode guiar a sua escolha no bairro desejado e com o orçamento disponível.
Utilize os filtros para não ter dúvidas na hora de dar um passo importante para o seu futuro!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas