Zap Móveis

Preço de seguro residencial: tudo o que você precisa saber

Imagem de duas pessoas discutindo em frente a um computador
Spread the love

O seguro residencial é uma categoria de seguro de propriedade. Ele cobre perdas e danos à residência de um indivíduo, com móveis e outros bens da casa. Alguns seguros também oferecem cobertura de responsabilidade contra acidentes em casa ou na propriedade, mas qual o preço de seguro residencial?

A apólice do seguro residencial geralmente cobre danos internos, danos externos, perda, dano de bens pessoais e lesões que surgem relacionadas à propriedade. Desse modo, o preço de seguro residencial varia de acordo com a seguradora e com o que for acordado em contrato.

Seguro residencial não é hipoteca

Quando pensamos em seguro residencial, cada apólice de seguro de proprietário tem um limite de responsabilidade que determina a quantidade de cobertura que o segurado tem caso ocorra um incidente. O seguro residencial não deve ser confundido com uma garantia residencial ou com hipoteca.

O preço de seguro residencial varia. Eventos naturais, como terremotos ou inundações, são normalmente excluídos das apólices. Quem vive em uma área propensa a esses desastres naturais pode precisar de uma cobertura especial para assegurar sua propriedade contra eles.

Cresce no Brasil o número de contratações

Quando pensamos no preço de seguro residencial, o valor médio anual é de R$ 456,55, conforme cada seguradora. Se for comparado com os custos de eventuais acidentes ou desastres, o valor de um seguro residencial é considerado baixo e acessível.

O valor é relativamente pequeno porque, quando comparamos com o número de acidentes de carros, o número de sinistros em imóveis é menor. Por isso, nos últimos anos, vem crescendo no Brasil o número de pessoas que contratam o seguro residencial. Em 2019, foram R$ 3,17 bilhões arrecadados pelo setor.

Tipos de seguro no Brasil

O seguro residencial deve ser contratado segundo o perfil do proprietário e da propriedade. Ou seja, não é necessário pagar por coberturas que não vão ser utilizadas, pois o imóvel não atende determinadas características. Desse modo, o seguro pode cobrir o valor da propriedade e dos móveis, ou apenas um dos dois.

Quando pesquisar por preço de seguro residencial, tenha em mente o que você deseja incluir na apólice de seguro. Faça um cálculo sobre o tamanho da cobertura, computando o valor do imóvel e o valor de móveis, eletrodomésticos, entre outros itens que tenha em casa. É o chamado cálculo do prédio e do conteúdo.

Seguro residencial no Brasil

Para quem se pergunta como funciona o seguro residencial, o tipo contratado muda de acordo com a seguradora. Algumas cobrem o prédio e o conteúdo, outras só a propriedade ou os móveis etc. O seguro pode ser contratado pelo dono que residir, ou não, no imóvel.

Além disso, se você é locatário, pode contratar um seguro de propriedade enquanto inquilino. No Brasil, o seguro residencial contra incêndio é o mais comum, ao lado de raios e explosões. Quando buscar por seguradoras, algumas podem cobrar um valor extra em situações específicas, a chamada franquia.

Imagem de duas pessoas conversando e contando dinheiro

Cobertura extra

Entre os tipos de seguro residencial, algumas seguradoras oferecem coberturas complementares, como roubo ou furto, privação temporária de uso da habitação, alagamento, vendaval, desmoronamento parcial, danos elétricos e responsabilidade civil — que ocorre quando o segurado recebe uma condenação na Justiça. 

Algumas seguradoras oferecem serviços extras, como chaveiros, encanadores, eletricistas e vidraceiros. Além disso, é possível contratar auxílio de acessibilidade para idosos e crianças. Existem seguradoras no mercado que oferecem cobertura para animais de estimação, com hospedagem, tratamentos e vacinas.

Seguro de apartamento

Se você precisa contratar um seguro de apartamento, é importante saber que essa modalidade oferecida pelas seguradoras proporciona coberturas diferenciadas e exclusivas para apartamentos. Sendo assim, essa é uma modalidade do seguro residencial com algumas especificidades.

A apólice de seguro de apartamento inclui arrombamento do imóvel; danos elétricos; perda ou pagamento de aluguel; roubo e furto; quebra de vidros; impacto de veículos e queda de aeronaves; ressarcimento de objetos roubados e/ou furtados, como eletrônicos e eletrodomésticos; vendaval, tornado e granizo.

Documentação exigida

Se você deseja saber como fazer um seguro residencial, o primeiro passo é reunir a documentação. Cada seguradora vai exigir documentos específicos. Legalmente, não há exigência de documentação para dar entrada no seguro. Em muitos casos, vale a Certidão de Registro do Imóvel ou o Contrato de Locação.

Quando o seguro precisa ser acionado, os documentos necessários são: Comunicação de Aviso de Sinistro; contrato do seguro; CPF ou CNPJ; especificação detalhada dos seus prejuízos; Certidão de Registro do Imóvel; comprovante de residência do imóvel segurado.

O ZAP Imóveis ajuda você

No blog do ZAP Imóveis, você fica por dentro de informações sobre legislação, seguros, decoração, cidades e bairros. Ou seja, tudo o que precisa saber para alugar ou comprar um imóvel com tranquilidade. Confira mais detalhes navegando pelas categorias de projetos, plantas, reforma, estilo de vida, entre outras.

No site do ZAP Imóveis, é possível localizar casas, apartamentos, chácaras e lotes para comprar e alugar. Utilize os filtros personalizados para adicionar a cidade e o estado em que você deseja morar. Desse modo, encontre a opção ideal sem complicações.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas