Zap Móveis

Descubra como evitar infiltração na parede

como evitar infiltração na parede
Spread the love

Você sabe como evitar infiltração na parede? Medidas simples podem prevenir esse tipo de problema. Essa ocorrência é mais comum do que se imagina e pode se agravar caso seja negligenciada, gerando transtornos e gastos excessivos para corrigir a situação.

A infiltração na parede costuma aparecer em cômodos úmidos, como cozinha e banheiro. No entanto, quartos e salas não estão imunes a ela. Por esse motivo, saber evitá-la é o primeiro passo.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou este conteúdo com dicas sobre como evitar infiltração na parede. Para conferir, prossiga com a leitura e descubra não só como se prevenir, mas também o que causa esse problema e como resolvê-lo de forma prática e rápida! Vamos lá?

O que é infiltração na parede?

A infiltração na parede é o processo em que a água (da chuva ou de um vazamento) atravessa as estruturas de uma residência. Normalmente, ela acontece quando a superfície não foi impermeabilizada. Além de manchar ou causar bolor na parede, a infiltração pode provocar problemas estruturais na edificação.

O aparecimento da parede com infiltração costuma estar atrelado às condições da propriedade. Por isso, na hora de comprar ou alugar um imóvel, é fundamental conferir bem todos os espaços. A seguir, veja alguns sinais de alerta do transtorno:

  • curto-circuito na parte elétrica;
  • rachaduras;
  • destruição da pintura;
  • odores diferentes;
  • manchas;
  • poças de água;
  • descolamento do piso;
  • trincas nas paredes.

Quatro causas da infiltração na parede 

Agora que você já sabe o que é infiltração na parede, vale se aprofundar no tema. Assim, fica mais fácil entender quais são as condições que ocasionam esse tipo de problema. Esse é o primeiro passo para evitar essa situação tão indesejada.

Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, uma das principais causas de infiltração é a falta de impermeabilização em paredes antes da colocação do revestimento em lajes, paredes e pisos. No entanto, há casos em que ela pode ser causada pela má instalação de portas e janelas, por exemplo.

Para você saber como evitar infiltração na parede, separamos as cinco causas mais comuns para esse tipo de ocorrência. Confira cada uma delas e entenda por que esse processo acontece.

como evitar infiltração na parede - imagem de pessoa fazendo reparo em parede

1 – Lajes mal impermeabilizadas

Um dos casos mais comuns de infiltração em casas ocorre quando a laje foi mal impermeabilizada. Em caso de falta do tratamento adequado, o transtorno também pode atingir a estrutura da casa. Nessas situações, os sinais mais aparentes são paredes emboloradas, mofadas ou pintura descascando.

Com o passar dos anos, as paredes podem apresentar rachaduras ou fissuras. Elas são causadas por movimentação da estrutura, recalque de fundações e variações climáticas. Diante desta conjuntura, esses pontos de aberturas podem provocar infiltrações por conta das chuvas.

2 – Vigas baldrames e fundações rasas

A falta de impermeabilização na fundação do imóvel é outra causa recorrente da infiltração. Isso porque, durante as épocas de chuva, o solo tende a ficar saturado. De todas as causas, essa é uma das graves, pois os baldrames da estrutura estão sempre em contato com o chão molhado.

3 – Vazamentos

Vazamentos de tubos de água e esgoto são uma das maiores causas de infiltração. Isso porque, devido a essas falhas, a água passa a vazar diretamente na parede. Bolor e umidade são os principais indicativos de que há esse tipo de problema.

4 – Telhas quebradas

As telhas quebradas também são uma causa do transtorno. Por isso, o ideal é ficar de olho no aparecimento de goteiras ou manchas na parede. Nesse sentido, uma dica eficiente sobre como evitar infiltração na parede é identificar peças danificadas e trocá-las.

Como evitar a infiltração na parede?

Para evitar a infiltração, há diversos tipos de impermeabilização, sendo cada uma usada para um espaço específico. Para ajudar você a entender, separamos as principais soluções logo abaixo.

Impermeabilização da laje

Ainda na fase de construção da laje, é importante fazer a impermeabilização do espaço. Atualmente, a técnica mais usada é a manta asfáltica, que protege as estruturas de concreto armado contra umidade. Além dela, o poliéster flexível é a alternativa mais indicada para locais onde há circulação de pessoas.

Impermeabilização de baldrames

Já as vigas baldrames devem ser impermeabilizadas na fase constitutiva com a tinta asfáltica. Ela é ideal para esse tipo de estrutura e possui aderência em diversas superfícies: fibrocimento, metal, cerâmica, PVC e madeira. Para aplicá-la, o lugar deve estar limpo, sem poeira, óleo nem graxa.

Impermeabilização de paredes

A impermeabilização em paredes passa por diversas etapas e exige cuidados. Além disso, ela deve ser bem feita, a fim de evitar retrabalhos e garantir que a sua casa fique com um visual estético bonito. A seguir, confira o passo a passo dessa tarefa:

  • retirar a pintura e o reboco, deixando somente a alvenaria;
  • selar todas as rachaduras, evitando pontos em que a água possa passar;
  • aplicar um produto para impermeabilizar parede no chapisco;
  • colocar aditivos impermeabilizantes para argamassa na hora de fazer o reboco;
  • finalizar com pintura.

Como resolver a infiltração na parede?

Conforme você acabou de conferir, cada tipo de infiltração exige uma solução. No entanto, o primeiro passo é identificar a causa. Se o problema for causado por um vazamento, por exemplo, é preciso quebrar a parede para o reparo e depois passar o impermeabilizante.

Já para situações com rachaduras, é preciso trocar o reboco e aplicar o impermeabilizante. Vale lembrar que é mais indicado aplicá-lo do lado de fora, pois isso impede a água de entrar na parede.

ZAP Imóveis: encontre sua próxima casa aqui!

Agora que você já sabe como evitar infiltração na parede, que tal encontrar seu próximo lar com a ajuda do ZAP Imóveis? Para isso, conte com a nossa plataforma intuitiva e utilize os filtros para tornar sua busca ainda mais assertiva!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas