Zap Móveis

Dicas sobre como tirar arranhões de móveis de madeira

Imagem de como tirar arranhões de móveis de madeira
Spread the love

Imagine que você tem aquele guarda-roupa que adora, mas bastou um pequeno descuido para riscá-lo… e agora? Não se desespere! Sempre há um jeitinho de deixar o móvel com aparência de novo. Neste post, você vai aprender como tirar arranhões de móveis de madeira, utilizando diferentes técnicas para preservar o móvel.

Se você se interessa por dicas de decoração, restauração de móveis e organização da casa, não deixe de conferir outros posts em nosso blog. Com o ZAP Imóveis, você encontra não só as melhores formas de conservar seu imóvel, como também mais facilidade na hora de vender, comprar e alugar uma casa ou um apartamento novo.

Arranhões em móveis de madeira: como lidar com este problema?

Um móvel de madeira riscado pode ser restaurado de diversas formas, e tudo vai depender do tipo de dano. Marcas de tempo podem ser corrigidas com certa frequência, enquanto arranhões mais graves exigem aplicação de produtos específicos e técnicas avançadas.

Arranhões superficiais

Em móveis de madeira, os arranhões superficiais são comuns, devido ao contato com outros objetos e até à influência do ambiente. O uso de produtos como lustra-móveis, vernizes e panos macios pode reduzir a visibilidade desse tipo de arranhão.

Porém, essas são algumas técnicas mais caseiras, que nem sempre resolvem o problema. Na verdade, a melhor dica sobre como tirar arranhões de móveis de madeira é entender a origem e a gravidade deles. Móveis de MDF são mais frágeis que os de madeira maciça, o que pode exigir o uso de produtos específicos e até a reposição da peça, a depender do dano.

Arranhões profundos

Um móvel feito de madeira pode ficar marcado por um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ele, por exemplo. Para retirar uma marca, é importante agir rapidamente. Quanto mais rápida for a ação, maiores são as chances de sucesso.

Comece por retirar o polimento ou o verniz do lugar onde está a marca. Para isso, passe uma uma boneca (prepare uma bola pequena de algodão ou pano, coloque dentro de um pano macio e torça. Você pode até mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular).

Passo a passo de como tirar arranhões de móvel de madeira em casa

Móveis planejados requerem um cuidado extra, já que são fixos. Em muitos casos, optar por um serviço especializado evita que o estrago aumente, garantindo que o móvel seja preservado, especialmente do contato com produtos químicos.

Remover arranhões com aplicação de água quente

Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo. Molhe a boneca nesta água e aplique em cima da madeira riscada. Tenha cuidado para que o líquido não escorra para outros lugares, pois pode manchar uma parte do móvel que está perfeita, necessitando de uma aplicação extra de verniz após o processo.

Não deixe a água esfriar durante o processo, vá aplicando-a no móvel de madeira até que a marca tenha desaparecido. O calor da água tende a amolecer o verniz, ajudando a suavizar a marca de riscado no móvel. Essa é uma das técnicas mais seguras de como tirar arranhões de móveis de madeira.

Deixe secar por 12 horas pelo menos. Depois, passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta. Dê acabamento de acordo com o resto do móvel, respeitando a cor do verniz, ou aproveitando para refazê-lo, com uma camada de tinta, por exemplo.

Imagem de como tirar arranhões de móveis de madeira

Remover arranhões de móveis de madeira com cera

Segundo a Art Móveis Planejados, para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, basta esfregar o local com uns dentes de alho até preencher as marcas. Depois, é preciso deixar secar, eliminar o que sobrou com um pano e, em seguida, aplicar a cera.

Uma alternativa para disfarçar arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis é preencher os orifícios com cera de abelha. Em seguida, passe um pano para dar lustro. Nos móveis de nogueira, esfregue um pedaço de noz-moscada no arranhão. 

Kit restaurador

Se você prefere uma dica mais prática sobre como tirar risco de madeira, há a opção de kits reparadores, como o Sayerlack. Ele tem uma caneta que pode corrigir fissuras e pequenos riscos, com opções de cores para combinar com seu móvel e deixar o acabamento mais bem-feito.

Usar esse tipo de kit é uma das melhores maneiras de como tirar riscos de madeira envernizada, já que ele faz o reparo pontual, com menos chances de gerar danos ao móvel. Para buracos mais profundos, pode ser usada a cera, que deve ser derretida sobre o buraco.

Restauro em móveis de madeira com outros materiais

A técnica para tirar risco de madeira deve ser específica para esse material, já que a madeira é naturalmente porosa e pode absorver materiais como óleos, água e outros líquidos. Então, saber como tirar arranhões de móveis de madeira compostos com outros materiais é fundamental para garantir um restauro eficiente e seguro.

Um exemplo é uma bancada de cozinha de mármore e madeira, que pode ter sido danificada por uma faca, uma peça de metal ou até uma batida acidental de objetos. Nesses momentos, a dica é proteger o segundo material, o mármore neste caso.

Para isso, use plásticos e materiais impermeáveis para evitar o contato de ceras, produtos de restauro e até água quente com a peça ao lado. Após o restauro na madeira, faça a limpeza dos arredores com um pano levemente úmido com água e uma gota de detergente neutro.

Conte com o ZAP Imóveis para qualquer necessidade

Confira nosso site para encontrar os melhores imóveis em cidades de todo o Brasil. Crie anúncios quase instantaneamente, destacando o que seu imóvel tem de melhor, e aproveite as dicas em nosso blog para deixar o espaço da melhor forma possível.

Além disso, se você quer fazer seus móveis de madeira, como uma cabeceira com ripas, o ZAP Imóveis ajuda nessa tarefa. Confira o passo a passo para produzir esse e muitos outros itens. Aproveite!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas