Zap Móveis

Mármore com madeira: confira inspirações para combiná-los

Imagem de uma cozinha em mármore e madeira
Spread the love

Você sabia que é possível combinar mármore com madeira e criar uma decoração rústica e sofisticada? Esses dois materiais são muito utilizados em vários ambientes da casa e podem ser colocados em detalhes ou como grande destaque dentro de vários espaços.

Pensando nisso, a Redação Zap reuniu três dicas de ambientes para combiná-los, além de explicar um pouco mais sobre cada um desses materiais. Confira nosso guia e entenda de uma vez por todas porque o mármore com madeira combina:

Conheça mais sobre o mármore

O mármore é considerado um material poroso, isso quer dizer que ele consegue absorver água com mais facilidade. Outro detalhe interessante é que possui veios bem definidos na sua aparência, resultado da sua formação em locais com intensa atividade vulcânica.

É muito utilizado na decoração de casas graças à variedade de tons que pode oferecer. Uma dica é sempre combinar os escuros com boa iluminação e outras cores claras no ambiente. Confira alguns tipos mais comuns:

  • mármore carrara: branco com veios acinzentados;
  • mármore nero: preto com veios brancos;
  • mármore travertino: bege com veios brancos;
  • mármore rosso verona: encontrado em tons de vermelho com veios nessa cor ou brancos;
  • mármore marrom imperador: é marrom com veios dourados.

Saiba mais detalhes sobre a madeira

Quando pensamos em madeira na decoração, é comum associarmos com o aspecto rústico, não é mesmo? Essa associação está correta e a utilização desse material garante esse visual mais acolhedor para os ambientes. Por isso, a combinação de mármore com madeira acabou se popularizando, já que os dois são opostos.

É importante saber que alguns tipos de madeira são mais indicados para construções e outros para a decoração. Hoje em dia, é muito comum ver casas decoradas com a madeira de demolição, que vem do reaproveitamento de peças antigas. Confira abaixo outros exemplos:

  • mogno: com um tom castanho-avermelhado, é considerado uma madeira nobre e resistente;
  • pinus: é uma madeira de reflorestamento e tem uma tonalidade mais clara;
  • carvalho: é um dos tipos mais versáteis e conta com um tom mais escuro;
  • cedro: também com tom avermelhado, é resistente à umidade, sendo ótima para áreas internas e externas;
  • Ipê: é uma madeira dura e de tom escuro, perfeita para móveis, tábuas, tacos e escadas.

Três dicas de onde combinar mármore com madeira

Agora que você já entende um pouco mais sobre cada um desses materiais, está na hora de aplicá-los na decoração da sua casa. A seguir, reunimos três dicas de onde mármore que combina com madeira:

Imagem de um móvel em mármore e madeira

1. Sala

Uma das combinações mais comuns é entre pisos de mármore e paredes de madeira. Essa composição consegue trazer o ar rústico para o ambiente e destacá-lo devido ao tamanho da aplicação, mas também deixa o espaço com um visual moderno e sofisticado devido ao mármore no chão.

Aliás, o piso de mármore é considerado um “piso frio”, ou seja, consegue diminuir a sensação de calor. Isso é muito vantajoso para quem mora em lugares onde as temperaturas são predominantemente altas, como no Brasil. Já em relação à parede de madeira, você pode optar por um design vertical, horizontal ou até mesmo diagonal.

Uma alternativa superbacana é combinar os dois materiais no piso e construir um visual único. O mais incrível é que você não precisa escolher os que tenham o mesmo formato, pode combinar diferentes modelos e criar um aspecto diferenciado.

2. Cozinha

A bancada na cozinha com mármore é superpopular, normalmente encontrada na cor branca, que reforça toda a elegância desse material. Ela é uma boa opção para quem quer apostar, por exemplo, num ambiente com conceito aberto ou na cozinha americana.

A dica para utilizá-la é optar por um modelo com revestimento, que garante mais durabilidade à peça. Já os armários em madeira conseguem quebrar esse ar gelado do mármore e trazer um pouco mais de aconchego para a cozinha. Hoje, é possível encontrar móveis com aspecto mais novo ou envelhecido, dependendo do tipo de madeira e do estilo que se queira seguir para a decoração.

3. Banheiro

Você, com certeza, já deve ter visto banheiros decorados em mármore, não é mesmo? Esse material é muito comum para o ambiente e traz um aspecto sóbrio e imponente para a decoração. Normalmente, é utilizado em cubas, bancadas ou até mesmo no box.

A madeira pode ser colocada em diversos pontos do ambiente. Um dos mais comuns são os armários, mas é possível colocar esse material em prateleiras suspensas, espelheiras, boxes ou até como base para banheiras, caso tenha espaço para colocar uma. Viu só? O banheiro de mármore com madeira é um charme.

Conheça o Zap Imóveis!

Viu como é fácil combinar mármore com madeira? Depois de conferir nossas dicas, venha conhecer os imóveis disponíveis no Zap Imóveis. Temos filtros que podem ajudar você a encontrar o lar ideal, além de uma aba exclusiva com os principais lançamentos em diversas cidades do Brasil.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas