Zap Móveis

Como instalar ventilador de teto: aprenda o passo a passo

como instalar ventilador de teto
Spread the love

Nos meses mais quentes do verão, é bom ter um ventilador nos ambientes. Os modelos de teto estão entre os mais populares nos lares brasileiros, graças à praticidade. Neste post, vamos ensinar como instalar ventilador de teto em sua casa!

Preste atenção ao instalar o ventilador de teto

Na hora de construir ou reformar, é preciso saber como fazer algumas instalações, ainda que não seja o próprio morador quem fará os procedimentos. Isso ajuda a preparar o ambiente e entender se o auxílio profissional é realmente necessário.

Quando o assunto é eletricidade, o conhecimento serve para evitar acidentes. O eletricista Carlos Jorge de Lima, de 58 anos, atua na área há mais de 30 anos e explica como é feita a instalação de ventilador de teto.

Ele afirma que, se a pessoa tem algum conhecimento em instalações elétricas, é possível instalar ventilador de teto sem ajuda. Caso contrário, é necessário contratar um profissional da área.

Cuidados necessários ao instalar ventilador de teto

como instalar ventilador de teto

Feita de forma inadequada, a instalação do ventilador de teto pode acarretar acidentes. Para prevenir panes elétricas, é necessário desligar a energia na caixa de força antes de começar o procedimento. Também é preciso identificar três fios: o terra, o neutro e a fase. Na dúvida, faça um teste.

Outro cuidado importante sobre como instalar ventilador de teto é pensar no local onde ele será instalado. O teto deve ter pelo menos 2,3 m e ser capaz de suportar, no mínimo, 25 kg. O aparelho deve ficar distante dos móveis e da parede, bem como de lustres.

Também preste atenção no manuseio do ventilador de teto. Jamais o segure apenas pelos fios, pois isso pode causar danos. Além disso, certifique-se de que as pás estão bem fixadas, para não se soltarem da carcaça.

Outro ponto de atenção: como o ventilador de teto é instalado junto à fiação fixa, em uma ligação bifásica, é preciso utilizar um disjuntor bipolar para ligar e desligar o aparelho.

A preparação da fiação

Antes de começar, é preciso preparar adequadamente a fiação. Você vai usar cinco fios no total: dois para a lâmpada, dois para o motor do aparelho e mais um para o fio terra.

Caso algum deles não seja instalado, será necessário usar mais um da parede até o teto do cômodo. Para facilitar essa tarefa, você pode usar um passa-fios.

Materiais usados para instalar o ventilador de teto

Antes de aprender como instalar ventilador de teto, é importante se assegurar de que todos os materiais necessários para a instalação estão à mão. Você vai precisar de:

  • uma trena;
  • uma escada;
  • uma furadeira;
  • um alicate universal;
  • uma chave de fenda;
  • uma chave Philips;
  • uma chave teste;
  • fita isolante;
  • passa-fios;
  • buchas;
  • parafusos.

Aprenda o passo a passo da instalação do ventilador de teto

Após repassar todos os cuidados necessários e os equipamentos utilizados na instalação, finalmente é hora de aprender como instalar ventilador de teto. Confira as dicas de nosso especialista:

  1. a primeira etapa é verificar se a instalação elétrica do local onde será fixado o ventilador de teto corresponde à tensão do aparelho (127ou 220V);
  2. em seguida, passe dois fios de 1,5 ou 2,5 mm (de acordo com a potência do ventilador de teto) da caixa onde será fixado o ventilador até a caixa de comando, que faz parte do conjunto. Esses fios vão executar o sentido de rotação, considerando que já tenha a rede para a lâmpada;
  3. monte o ventilador de teto seguindo o procedimento fornecido pelo fabricante. Depois, fixe o aparelho e faça a ligação da lâmpada e do motor e, finalmente, a ligação das chaves que comandam a lâmpada e o sentido de rotação, acompanhando o esquema elétrico do fabricante.

Essas dicas também valem caso você queira saber como instalar um ventilador de teto com controle remoto. Porém, na hora da instalação, lembre-se de que cada modelo tem especificidades próprias.

Esses conselhos podem ser usados na hora de instalar um ventilador de teto para quarto, sala ou outro cômodo da casa. Assim, dá para curtir os meses quentes sem passar calor e de forma muito mais confortável. Em um país tropical como o Brasil, isso é um grande alívio!

Vai se mudar? Encontre seu próximo imóvel no ZAP Imóveis

Neste post, você aprendeu como instalar ventilador de teto de uma forma simples. Não é difícil, mas requer atenção. Caso tenha dúvidas, a melhor opção é contratar um profissional. Já se você procurou essa informação porque pretende se mudar em breve, que tal conhecer as opções do ZAP Imóveis?

No nosso site, você consegue filtrar sua pesquisa por localidade, tipo de imóvel, preço, tamanho, número de quartos ou banheiros, características e diferenciais do imóvel, e muito mais! Visite o ZAP Imóveis e encontre as melhores opções de imóveis para compra ou locação!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas