Zap Móveis

Aprenda como acabar com traça

Imagem de uma pessoa olhando dentro de um armário
Spread the love

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto tirar uma roupa do armário e perceber pequenos furinhos na peça. Pensando nisso, separamos dicas para ensinar como acabar com traça. Esses pequenos insetos indesejados vivem em ambientes escuros e úmidos, e se alimentam de diversas coisas. 

Ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros encadernados e alguns tecidos, incluindo valiosas peças de roupa. Confira as dicas do ZAP Imóveis sobre como eliminar traça a seguir!

O que é traça?

Antes das dicas, precisamos explicar o que é traça. Como falamos acima, trata-se de um tipo de inseto da mesma classe das mariposas. Ele passa pelo processo de evolução dentro do casulo até se tornar esse bichinho tão indesejado, que se alimenta principalmente de tecidos, livros e carboidratos. 

Porém, poucas pessoas sabem que as traças possuem classificações e características diferentes. A mais comum, conhecida como traça de roupa, passa por quatro fases — ovo, larva, pupa e adulto —, pode chegar ao tamanho de 0,65 cm, possui asas e antenas.

Já a traça de livros apresenta uma coloração mais acinzentada e pode chegar a 1,5 cm de comprimento. Assim como a de alimentos, ela não possui asas. Essa última é atraída por produtos como milho, arroz, trigo e leite em pó. 

Apesar do prejuízo financeiro que esses insetos causam, não existe nenhum estudo apontando que a traça faz mal para a saúde humana ou transmita alguma doença, exceto para pessoas com problemas respiratórios como asma, rinite ou bronquite. 

Onde elas se escondem?

O lugar mais comum de encontrar esses bichinhos é o guarda-roupa, mas eles gostam de se esconder em outros espaços. A traça de armário de cozinha também incomoda as donas de casa, principalmente por atacar os alimentos. 

Além disso, não é difícil encontrar os casulos das traças pendurados na parede ou até no teto. Por serem pequenos, eles podem passar despercebidos durante a limpeza da casa.

Como acabar com as traças?

Provavelmente, você já notou que inseticidas comuns não costumam ter efeito muito duradouro, por isso não são eficazes no combate a esse inseto. Segundo a dedetizadora Insect Bye, além dos procedimentos profissionais para a eliminação das traças, o ideal é realizar periodicamente uma limpeza de manutenção e prevenção.

No caso de uma infestação da praga, é mais indicado fazer uma dedetização na área. Porém, essas situações são mais comuns em bibliotecas e empresas que armazenam ou produzem alimentos. Nas residências, as dicas do ZAP sobre como acabar com traça são eficazes.

O primeiro passo sobre como acabar com traça e manter esses insetos indesejados longe do seu lar é uma boa limpeza. Com os móveis vazios, você deve limpar toda a superfície com um pano úmido em uma solução 1/1 de água e vinagre. O ideal é deixá-la secar sozinha, pois a acidez do produto tende a repelir o inseto.

Após a limpeza, você pode usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos internos dos móveis, desde que não haja nenhum alimento por perto, pois eles podem absorver o cheiro do produto. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.

Imagem de uma mulher limpando um vaso

Utilize produtos naturais

Segundo a organizadora de ambientes Natália Castro, também existem fórmulas atóxicas que espantam as traças do armário. A lavanda é um repelente natural para esse bichinho. Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa ajudam a manter suas roupas livres dos furinhos.

Outra dica sobre como acabar com traça são folhas de alfazema, eucalipto e hortelã juntas, que também funcionam como repelente natural. Basta reunir as folhas em um saquinho de tecido fino e colocá-lo dentro dos armários. As opções naturais podem ser utilizadas na cozinha em pequenas quantidades, sem risco de alterar o sabor dos alimentos. 

Pequenos pedaços de cedro também ajudam no combate aos insetos. A madeira atua como repelente às traças e pode ser colocada em lascas entre as roupas. Ainda é possível o óleo de cedro em recipientes, mas sem encostar nas roupas, para não manchá-las.

Até mesmo cascas de laranja e limão colocadas em saquinhos pequenos ajudam a evitar as traças. No entanto, elas precisam ser trocadas a cada três dias, em média, pois podem apodrecer e exalar mau cheiro.

Cuidados extras

Agora que você sabe o que é bom para traça, caso elas já tenham aparecido no armário, retire as roupas e lave todas que foram perfuradas pelas larvas. Limpe bem o ambiente por completo, incluindo a parte de trás, para retirar os ovos do inseto e impedir que eles retornem.

Além disso, é recomendado abrir as portas de todos os móveis para o ar circular e o ambiente ficar iluminado. Coloque as peças de roupas guardadas há muito tempo no sol durante um período de trinta minutos.

Também vale guardar as peças menos usadas em sacos plásticos, caixas ou embalagens a vácuo, que impedem totalmente que os insetos danifiquem suas roupas. Quanto aos alimentos, os potes herméticos são uma ótima opção. 

Mantenha as traças longe do seu lar 

Gostou de aprender como acabar com traça na sua casa? No blog do ZAP Imóveis, você encontra mais dicas sobre limpeza, organização, culinária, decoração e muito mais. Visite nossa página e aproveite os conteúdos. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas