O que é código postal e como descobrir o seu
O código postal é algo que faz parte da nossa vida, e talvez não se tenha a dimensão da importância dessa sequência de números. Afinal, o que é código postal? Por que existe o código postal e qual a sua utilidade?
É graças ao código postal que as empresas podem organizar seus sistemas de logística e fazerem suas entregas nos logradouros de forma mais precisa, diminuindo a margem de erro, por exemplo.
Sabe aquela encomenda que você comprou pela internet e não vê a hora de chegar? Só é possível graças ao código postal.
Veja a seguir o que é o código postal e como descobrir o seu!
O que é código postal?
Código postal é uma sequência numérica usada para identificar um endereço em determinado município ou região.
Também conhecido no Brasil como Código de Endereçamento Postal, ou CEP, o código postal é mapeado e administrado pelos Correios.
O código postal é fundamental para viabilizar o envio de mercadorias e correspondências, já que permite a empresas de logística a identificação espacial do endereço em questão.
Cada país tem um modelo de código postal diferente. No Brasil, o código postal é composto por uma sequência de oito números.
O CEP foi criado no início da década de 1970 e, inicialmente, continha apenas cinco dígitos. Mais recentemente, na década de 1990, outros três dígitos foram incorporados à sequência, separado por hífen (Exemplo: 00000-000).
Significado dos números no código postal
Cada número da sequência do código postal tem um significado específico.
No CEP, código utilizado para identificar endereços e otimizar o processo de entregas de correspondências e mercadorias, os números têm o seguinte significado (esquerda para a direita): região, sub-região, setor, subsetor, divisor do subsetor e identificadores de distribuição.
Exemplo:
Se o CEP de um endereço é 13265-000, isso significa que:
1 representa a região;
3 representa a sub-região;
2 representa o setor;
6 representa o subsetor;
5 representa o divisor de subsetor;
000 representam os identificadores de distribuição (sufixo).
Para criar o CEP, o Brasil foi dividido em 10 regiões postais. São elas:
- Região 0 – Grande São Paulo;
- Região 1 – Interior de São Paulo;
- Região 2 – Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- Região 3 – Minas Gerais;
- Região 4 – Bahia e Sergipe;
- Região 5 – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte;
- Região 6 – Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima;
- Região 7 – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia;
- Região 8 – Paraná e Santa Catarina;
- Região 9 – Rio Grande do Sul.
Cada região postal é dividida em 10 sub-regiões, representadas no segundo número da sequência do código postal.
As sub-regiões, por sua vez, foram divididas em 10 setores (terceiro algarismo da sequência) e 10 subsetores (quarto algarismo).
Como descobrir seu código postal no Brasil?
Existem diferentes formas de descobrir o CEP de uma rua, em sites, aplicativos e até mesmo verificando correspondências da residência.
A forma mais comum de encontrar o número do código postal de um endereço é através do site dos Correios. Veja o passo a passo:
- Acesse o site dos Correios;
- Digite o logradouro (nome da rua ou avenida, sem numeração);
- Selecione no campo inferior a opção “Localidade/Logradouro”;
- Clique em “Buscar”.
Os códigos postais também podem ser encontrados por meio de mapas eletrônicos das grandes plataformas de busca, como o Google Maps.
Ao buscar por um endereço, normalmente a plataforma informa o CEP em seus resultados de localização.
Código postal representa a moradia digna e acesso a serviços
O código postal pode parecer algo simples para muitas pessoas, pois faz parte do seu dia a dia, mas para outras é um desafio.
Em muitos lugares do Brasil, em especial comunidades carentes e áreas afastadas dos grandes centros urbanos, o código postal não é uma realidade.
A ausência de um código postal para regiões periféricas significa um problema, já que o acesso a serviços básicos como atendimento médico de emergência e o recebimento de correspondências pode ser impactado.
Pensando nisso, o ZAP, portal de imóveis do Grupo OLX, em parceria com a ONG Gerando Falcões, o Google e a startup de logística naPorta, se uniram em uma iniciativa para mapear áreas periféricas não registradas pelo Correios.
O projeto foi anunciado em junho de 2023 e tem o objetivo de criar endereços digitais em mais 20 favelas brasileiras.
Os endereços são gerados partir da tecnologia Plus Codes, que mapeia essas regiões e cria um código semelhante ao código postal, a fim de facilitar a localização daquele endereço nas plataformas digitais, facilitando o acesso a essas áreas.
Como funciona o Plus Codes
Os endereços digitais são gerados por meio do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google que converte as coordenadas de latitude e longitude em códigos curtos e alfanuméricos, algo semelhante a um código postal.
O endereço gerado por Plus Codes está integrado ao Google Maps e pode ser usado para ajudar a mapear locais onde não há ruas ou endereçamento oficial, situação comum em favelas, por exemplo.
Com a tecnologia, os moradores dessas comunidades passam a ter um endereço digital que referencia sua localização, permitindo, por exemplo, que esse código seja utilizado para receber encomendas e correspondências.
O apoio do ZAP a projetos como o Plus Codes reforça o compromisso do Grupo OLX com o debate sobre moradia digna e acesso para todos os brasileiros e brasileiras.