Zap Móveis

Top 7 lugares para viajar na Semana Santa

lugares para viajar na semana santa
Spread the love

A Semana Santa é um período de reflexão e celebração para muitos, mas também pode ser uma oportunidade para relaxar e viajar. 

Neste conteúdo, apresentamos os sete melhores lugares para viajar na Semana Santa, com opções diversas para atender a todos os gostos. 

Desde destinos religiosos até refúgios tranquilos, continue a leitura para descobrir onde aproveitar ao máximo esse feriado tão especial.

Quais são os melhores lugares para visitar na Semana Santa?

Seja para descansar, conhecer um novo lugar ou celebrar e refletir sobre a morte e ressurreição de Cristo, existem opções de destinos para aproveitar o feriado da Semana Santa da melhor maneira possível.

Confira a nossa seleção de destinos e escolha o seu favorito!

1. Nova Jerusalém, Pernambuco

Um dos destinos mais procurados na Semana Santa fica em Pernambuco: Nova Jerusalém, onde acontece o clássico espetáculo Paixão de Cristo, conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo.

Com mais de 50 anos de tradição, o espetáculo atrai fiéis de todas as partes do Brasil e acontece na cidade teatro de Nova Jerusalém, a cerca de 200 km da capital Recife

O local é uma réplica da cidade de Jerusalém, cercada por muros de pedras e equipada com nove palcos que reproduzem as cenas da morte e ressurreição de Cristo. 

2. Aparecida do Norte, São Paulo

Aparecida do Norte sempre está na lista dos principais lugares para viajar na Semana Santa. Localizada a cerca de 170 km de São Paulo, a cidade abriga a basílica de Nossa Senhora Aparecida, um dos maiores templos católicos do mundo.

O local recebe milhares de fiéis ao longo do ano e tem uma programação especial para celebrar a morte e ressurreição de Cristo durante a Semana Santa. 

Além de missas em diferentes horários, realizadas diariamente, o santuário também tem cerimônias tradicionais em seu calendário, como:

  • Procissão de Ramos, no domingo de Ramos;
  • Meditação da Via-Sacra, na sexta-feira santa;
  • Procissão do Senhor Morto, na sexta-feira santa;
  • Celebração das Dores de Nossa Senhora, no sábado santo;
  • Solene Vigília Pascal, celebrada na noite do sábado santo;
  • Procissão da Ressurreição, realizada no domingo de Páscoa.

3. Curitiba, Paraná

Para quem deseja aproveitar o feriado para relaxar e conhecer lugares novos, Curitiba é uma ótima opção. 

Localizada a pouco mais de 400 km de São Paulo, a capital paranaense tem diversos pontos turísticos gratuitos que já se tornaram parada obrigatória, como:

  • Jardim Botânico de Curitiba;
  • Bosque do Alemão;
  • Bosque do Papa;
  • Parque Tanguá.

A cidade é uma mistura de centro metropolitano com a natureza do interior, por isso tem opções para todos os gostos. 

4. Salvador, Bahia

Outra opção de viagem na Páscoa é Salvador, na Bahia. Destino ideal para quem gosta de uma boa culinária, muita história e belezas naturais de tirar o fôlego. 

Por lá, você pode conhecer atrações como o Pelourinho, a basílica do Senhor do Bonfim e o Elevador Lacerda, isso sem contar as belas praias.

Além disso, a 800 km de Salvador, está Bom Jesus da Lapa, onde você pode visitar o santuário de mesmo nome, que recebe peregrinos de todo o Brasil durante toda a Semana Santa. 

O local inicia as celebrações com a tradicional Benção de Ramos, no domingo que antecede a Páscoa. Durante a semana, são realizadas procissões e missas com importantes cerimônias, como a Cerimônia do Lava-pés, realizada na quinta-feira santa.

5. Ouro Preto, Minas Gerais

Outra cidade com muita história, beleza e arquitetura é Ouro Preto, em Minas Gerais. O local tem uma atmosfera capaz de transportar os visitantes para o passado, com seus casarões coloniais e ruas de paralelepípedo.

Além disso, é um dos melhores lugares para viajar na Semana Santa e celebrar a ressurreição de Cristo em uma das missas realizadas nas icônicas igrejas da cidade.

De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, a expectativa é que o município receba de 20 mil a 30 mil pessoas durante quatro dias de celebrações na Semana Santa de 2024. 

6. Campos do Jordão, São Paulo

Para quem deseja aproveitar o início do outono no clima típico de serra, Campos do Jordão é o destino ideal. 

Localizado a cerca de 180km de São Paulo, a cidade é perfeita para curtir aquele friozinho tomando um bom chocolate quente ou comendo um fondue. 

Além da gastronomia, você também pode visitar diversos pontos turísticos, como:

  • Morro do Elefante e teleférico;
  • Parque da Cerveja;
  • Parque Capivari;
  • Pico do Itapeva.

Leia também: O que fazer em Campos do Jordão?

7. Brasília, Distrito Federal

Com arquitetura marcante e muitas áreas verdes, Brasília é outra opção entre os destinos para visitar na Semana Santa.

A cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e é conhecida pela sua arquitetura moderna, projetada por Oscar Niemeyer.

Além de visitar pontos como o Palácio da Alvorada e a Praça dos Três Poderes, você também pode incluir no seu roteiro um passeio pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que tem celebrações voltadas para a Semana Santa.

Conclusão

Cada um tem a sua maneira de aproveitar a Semana Santa, mas independente da sua preferência, opções de destinos para viajar não faltam.

Desde os clássicos religiosos, como Aparecida do Norte e a cidade teatro de Jerusalém, até os roteiros mais turísticos e voltados para o descanso, como Campos do Jordão e Curitiba, o importante é aproveitar o momento como o coração mandar.

Se você gostou desse conteúdo, confira também no blog do ZAP Imóveis o post especial sobre os feriados de 2024 para já organizar todas as viagens do ano!

Perguntas frequentes sobre lugares para viajar na Semana Santa

Quais são os destinos mais baratos na Semana Santa?

Destinos com atrações gratuitas, como Curitiba (PR), Aparecida do Norte (SP) e Ouro Preto (MG) podem ser boas opções para economizar na viagem da Semana Santa. Busque cidades mais próximas a você para economizar também no transporte. 

Para onde viajar na Semana Santa?

Aparecida do Norte (SP), Ouro Preto (MG), cidade teatro de Nova Jerusalém (PE), Curitiba (PR), Campos do Jordão (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA) são algumas opções de lugares para viajar na Semana Santa.

Quais lugares têm programação de Semana Santa?

Alguns dos destinos mais procurados com programação de Semana Santa incluem Aparecida do Norte (SP) e a cidade teatro de Nova Jerusalém (PE). Além deles, Ouro Preto (MG), Salvador (BA) e Brasília (DF) também oferecem cerimônias para celebrar a data.

Como aproveitar a Semana Santa?

Você pode aproveitar a Semana Santa para refletir, celebrar a ressurreição de Cristo, passar um tempo com familiares e amigos ou ainda viajar e descansar durante o feriado. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas