Zap Móveis

Como mudar a titularidade da conta de luz?

Imagem de um homem olhando um pedaço de papel
Spread the love

Quem compra ou aluga uma casa nova sabe que a energia elétrica é fundamental. Já imaginou se mudar para um novo lar que não tenha luz? Em que não seja possível ligar o modem da internet ou refrigerar os alimentos? Por isso, saber como mudar a titularidade da conta de luz deve ser uma das prioridades ao se mudar.

Neste texto, o ZAP Imóveis ajuda você a entender, com um passo a passo, todo o processo de mudança da titularidade da conta de luz. É preciso ficar atento a cada detalhe, a fim de evitar desafios e problemas desagradáveis em sua nova casa. Evite ficar sem energia elétrica por conta de cortes e cobranças indevidas.

Quem é o responsável pela conta de luz?

Antes de saber como mudar a titularidade da conta de luz, é preciso entender que a energia elétrica não é correlacionada a um imóvel, mas a um número de CNPJ ou CPF. Desse modo, quando uma cobrança é emitida, é o titular de um desses números o responsável pelo pagamento da conta de luz.

Se você vai alugar um apartamento e não sabe como mudar essa titularidade, o primeiro passo é saber que o inquilino que deve ser o titular da conta de luz. Sendo assim, essa responsabilidade é transferida quando ocorre a mudança do nome do responsável por pagar a conta de energia elétrica de um imóvel.

A importância da mudança de titularidade

Ao mudar a titularidade da conta de luz, é indicado, ao novo responsável, consultar possíveis pendências por meio da internet. Uma vez que o novo titular torna-se o responsável legal pela conta, é importante inteirar-se de possíveis atrasos.

Em caso de aluguel, por exemplo, segundo a Lei n. 8.245/1991, o locatário é obrigado a “pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto”. Desse modo, quando a transferência não é realizada, o titular continua sendo o proprietário do imóvel.

Curiosidades sobre a conta de luz

Ao saber como mudar a titularidade da conta de luz, entenda que a realização da transferência de titularidade pode ocorrer ao sair de um imóvel, no caso de locatários. Ao deixar uma casa ou apartamento, você pode cortar o fornecimento de luz pela companhia distribuidora, evitando situações constrangedoras.

Outra curiosidade sobre a conta de luz é que, ao lado das contas de água, gás e telefone, ela é a opção mais comum utilizada como comprovante de residência. Desse modo, a conta de luz pode ser utilizada para abrir contas em bancos, solicitar empréstimos, benefícios do governo, além de outros serviços.

Imagem de uma mulher olhando a tela de um computador

Fique atento aos detalhes

De acordo com alguns contratos entre locatários, transferir a titularidade é item obrigatório. Nesses casos, exigir a transferência é um modo de respaldar as obrigações contratuais. Em alguns casos, um prazo é estabelecido. Com isso, é possível evitar que haja casos de descumprimento do combinado.

Por conta da manutenção, a companhia distribuidora de energia pode cobrar um valor mínimo, mesmo quando não há consumo de energia. Por isso, é importante averiguar se há pendências e contas não pagas, uma vez que muitas pessoas esquecem de quitar as contas quando deixam de morar em determinado imóvel.

Siga as instruções para realizar a transferência

Se você deseja saber como mudar o nome da conta de luz pela internet, é necessário entrar no site da sua operadora de energia e realizar o passo a passo solicitado. Algumas companhias também disponibilizam atendimento pelo WhatsApp e o atendimento presencial, caso prefira.

Os documentos mais comuns solicitados para mudar a titularidade da conta de luz são CPF e RG — ou outro documento de identidade com foto. Além deles, tenha em mãos: contrato de aluguel; número da unidade consumidora, registrado no relógio de luz; número de telefone para contato.

Visite a página para transferência de titularidade no site oficial da operadora responsável para ver as opções de atendimento disponíveis e siga as orientações da companhia. Dessa maneira, você consegue fazer a transferência de titularidade de conta de energia elétrica de uma maneira simples e rápida.

Visite uma agência

Se você deseja solicitar a troca de titularidade em uma agência, é possível buscar o endereço do escritório da companhia responsável pela transmissão de energia em sua cidade na internet ou em agendas telefônicas. Para isso, é preciso levar os documentos originais — ou cópias autenticadas.

Antes de comparecer a uma agência, ligue e informe-se sobre o horário de atendimento e a possibilidade de agendamento. De modo geral, quando a transferência é solicitada presencialmente, a finalização do processo costuma ocorrer imediatamente.

Mais informações no ZAP Imóveis

Com as informações reunidas aqui, pelo ZAP Imóveis, você já sabe como mudar a titularidade da conta de luz sem dor de cabeça. Planeje-se e faça a transferência assim que assinar o contrato, pois a energia é vital para que todo o resto da mudança ocorra da melhor maneira.

Não deixe de conferir dicas especiais e exclusivas sobre imóveis e decoração em nosso blog. Além disso, no site do ZAP Imóveis, você tem acesso a casas, apartamentos e chácaras que se encaixam perfeitamente ao que você procura.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas