Zap Móveis

O que fazer quando acaba a luz: veja algumas dicas 

Imagem das torres de transmissão de energia elétrica
Spread the love

Durante o verão, é comum que chuvas fortes atinjam várias regiões do Brasil. Nessa época, as quedas de energia são normais e podem acontecer em qualquer momento do dia. Por isso, para ajudá-lo nesse período, separamos algumas dicas sobre o que fazer quando acaba a luz

A fim de evitar a escuridão total em sua casa, o ZAP Imóveis conversou com duas especialistas em organização, que trouxeram informações valiosas do que ter nesse momento e onde guardar os itens. Além disso, você ainda confere algumas informações sobre dúvidas comuns relacionadas à queda de energia. Boa leitura! 

Como montar o “kit apagão”

O “kit apagão” é um conjunto de objetos que ajudam a manter a casa iluminada em períodos de falta de luz. “As pessoas devem ter velas, caixinhas de fósforos, lanterna com pilhas e uma lista de telefones úteis e de emergência, como bombeiros, polícia, Samu, portaria e central de segurança do condomínio”, orienta a personal organizer Carolina Pedroso.

Além disso, é importante ter alguns cuidados relacionados a desligar todos os eletrodomésticos da tomada. Isso porque, com a oscilação de energia, os produtos podem acabar estragando. Outra alternativa útil são as luzes de emergência. O ideal é instalá-las próximas a portas de entrada.  

Deixe todos os itens em um lugar de fácil acesso

Nesses momentos de queda de energia elétrica, é comum que as pessoas se lembrem de alguns itens que podem ajudar, mas não conseguem encontrar. Por isso, para Rafaela Oliveira, personal organizer, é sempre bom deixar uma ou mais lanternas perto da porta de entrada ou na área de serviço. 

Outra opção é deixar todos os objetos em uma caixa organizadora. “As pessoas podem identificar a caixa com etiqueta fluorescente e deixá-la em um local fácil de lembrar e de fácil acesso”, diz Carolina.

Atividades até a luz voltar 

Acabou a luz; o que fazer até ela voltar? A verdade é que as possibilidades de lazer ficam bem limitadas durante um apagão, mas é possível tirar um tempo para relaxar. “Eu gosto de acender velas aromáticas e colocar a seleção de músicas prediletas no celular para tocar e poder relaxar até voltar a luz”, finaliza Rafaela.

Existem outras atividades de entretenimento que podem ser feitas com iluminação das velas. Nesse momento, você pode jantar à luz de velas, fazer desenhos e rabiscos, contemplar a paisagem e as estrelas ou meditar. 

Imagem de um cabo de uma aparelho próximo a uma tomada

Dúvidas comuns em caso de falta de energia

Se a luz acabou em sua residência, é normal que aconteçam algumas situações que podem gerar dúvidas. Por isso, preparamos, a seguir, algumas orientações sobre como resolver alguns problemas que o apagão pode provocar. 

Caso a falta de luz danifique algum aparelho, o que fazer? 

Caso a queda de luz afete algum aparelho eletrônico da sua casa, o primeiro passo é fazer o registro de ocorrência na concessionária que atende sua cidade. Se caso não houver atendimento, o ideal é pesquisar três orçamentos e pedir o conserto dos equipamentos danificados. 

Nesse caso, a empresa de energia elétrica deverá fazer o pagamento do reparo. Caso ela se recuse, você deverá procurar o Procon ou o Poder Judiciário para intervir na situação. 

Tenho desconto na conta de energia?

Com base no Código de Defesa do Consumidor, é possível pedir o desconto. Como se trata de um serviço essencial, sua interrupção pode causar prejuízos a seus usuários. 

O que fazer em caso de cobranças indevidas? 

O recomendado é entrar em contato com a agência de energia elétrica. Se ela não resolver o problema, o consumidor poderá procurar o Procon ou o Poder Judiciário. Vale lembrar que os aumentos acontecem anualmente, a não ser que seja um caso especial, como uma medida do governo, por exemplo. 

Não tenho débitos, mas minha luz foi cortada

A orientação é a mesma das situações acima. Primeiramente, o ideal é tentar resolver com a empresa de energia elétrica. Caso ela não resolva o problema, procure o Procon ou o Poder Judiciário. 

O que acontece se houver atraso no pagamento da conta de luz? 

Caso você não pague a conta de luz até o prazo de vencimento, a agência de energia pode cortar o fornecedor. Contudo, antes disso, ela precisa cumprir alguns passos do processo. Nesse caso, ela deve enviar avisos do débito e fornecer prazos até o corte definitivo da luz. 

ZAP Imóveis: conheça uma forma rápida e prática de encontrar o imóvel dos seus sonhos 

Agora que você já sabe o que fazer quando acaba a luz, conheça o catálogo de opções de residências do ZAP Imóveis. Por lá, você encontra alternativas para comprar, alugar, além de lançamentos, que são propriedades construídas há pouco tempo ou que estão na planta. 

Confira tanto possibilidades residenciais — como casas, apartamentos, studios e kitnets — quanto comerciais — como lojas, salão e até prédio inteiro. Para facilitar sua procura, ainda disponibilizamos filtros de valores, tamanho e quantidade de cômodos. Assim, você garante que escolherá um imóvel que atenda às suas necessidades. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas