Zap Móveis

Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos

Spread the love

A indústria de verniz busca diferenciais que tornam seus produtos mais resistentes e mais próximos das cores de madeiras, como a cerejeira, jacarandá, mogno, imbuia, canela e cedro. A umidade de algumas regiões não é ideal para o manejo desse acabamento, mas a aplicação dos produtos é importante para o cuidado com os móveis e pisos de madeira.

piso-madeira
Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz (Foto: Shutterstock)

+ Aprenda a conservar seus móveis de madeira com dicas simples

+ Veja como tirar riscos de móveis de madeira

Segundo o coordenador de produtos William Hamam, a escolha do produto adequado é o primeiro passo para envernizar a madeira. “O verniz marítimo é o mais cristalino, de acabamento brilhante e que por ser incolor não altera a tonalidade da madeira. Tem ótima resistência e pode ser utilizado na repintura sobre verniz”, explica.

Já o verniz duplo filtro solar, é bem mais resistente por ter em sua fórmula o aditivo absorvedor de raios ultravioleta que agem como filtro solar, protegendo e embelezando a madeira por mais tempo. “Mas é bom ficar atento, pois o aditivo provoca alteração da tonalidade da madeira”, alerta William.

aplicar-verniz
Entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento (Foto: Shutterstock)

Como aplicar o verniz

As ferramentas necessárias para envernizar madeira são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas.

Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso. Prosseguir para a próxima demão diluindo o produto como especificado na embalagem e aguardar o intervalo entre demãos para novamente lixar com lixa 220.

Para ambientes internos são recomendadas três a quatro demãos de verniz (Foto: Shutterstock)
Para ambientes internos são recomendadas três a quatro demãos de verniz (Foto: Shutterstock)

Já para pintar novamente sobre verniz, deve-se lixar com lixa 150, remover partes soltas e o pó, e depois prosseguir para as demãos do produto, respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos e as proporções de diluição. Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento.

Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento. O tempo de secagem ao toque é de 4 horas e entre demãos, de 8 horas.

Veja também:

Saiba mais:

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas