Zap Móveis

Tipos de condomínio: entenda as principais diferenças

Imagem de algumas casas dentro de um condomínio
Spread the love

A palavra “condomínio” vem do latim e significa “copropriedade”, ou seja, propriedade em conjunto, onde muitas pessoas compartilham o mesmo espaço. Esse significado é bastante apropriado, mas você sabia que existem diferentes tipos de condomínio

Para muitos, condomínios são locais seguros, com bastante lazer, que permitem conviver com as mais diversas pessoas. Nesses locais, segundo a lei n.º 10.406/02, cada morador tem os mesmos direitos e deveres durante a permanência. Pensando em trazer mais informações sobre esse assunto, a redação ZAP reuniu um conteúdo especial a seguir. 

Na construção, o que é condomínio vertical e horizontal?

A diferença entre essas duas modalidades é muito simples e está relacionada à forma de separação em que o imóvel é construído. Entenda. 

Um condomínio horizontal se expande para os lados, como as vilas. Este formato é um pouco mais restrito, pois o crescimento depende da disponibilidade de um terreno maior para a construção. Construções assim são muito inspiradas em casas norte-americanas. 

Já o condomínio vertical é composto pelas torres. Há empreendimentos com uma torre ou mais de uma, além de torres-irmãs. Esse formato está bem valorizado atualmente, pois proporciona uma maior segurança e oferece muitas opções de lazer e conforto. 

Quanto à origem, o que é condomínio voluntário e necessário?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como se estrutura um condomínio antes da construção, a seguir, vamos abordar outra classificação possível. 

Essa diferenciação está relacionada ao modo de uso. O condomínio voluntário acontece a partir de um acordo dos condôminos, ou seja, objetivos comuns. Nesse caso, grupos de amigos ou familiares se juntam para investir em um imóvel após a compra. 

Já o condomínio necessário segue de acordo com o que determina a legislação sobre esse tipo de construção, responsabilizando condôminos por todas  as despesas e custos. Ele também deve sempre estar dividido por muros externos, paredes internas e valas. 

A diferença entre condomínio geral e edilício

Chama-se condomínio geral um imóvel ou bem móvel que apresenta vários proprietários. Com interesses em comum, eles se unem e passam a receber os mesmos direitos e deveres entre si. Decidindo em conjunto, eles determinam a finalidade do condomínio: comercial, residencial ou mista. 

Já no condomínio edilício, um proprietário é dono de uma unidade individual e parcialmente de outros ambientes, tais como quadra de esportes, salão de festas e entre outras áreas internas. Nessa modalidade, é obrigatório seguir algumas documentações, como a convenção condominial e o regime interno. 

Imagem de alguns prédios de um condomínio

Quais são os tipos de condomínios e as finalidades de cada um? 

Vimos como é possível classificar as modalidades de condomínio de acordo com a construção, a origem e a posse. Contudo, como também existem preferências individuais, há um tipo para cada necessidade. Veja alguns exemplos a seguir:

Condomínio residencial

Geralmente, essa modalidade é composta por casas padronizadas e edifícios. Apresentando uma boa infraestrutura, os terrenos contêm loteamentos sem a presença de comércios internos. 

Em um condomínio residencial, é necessário o rateio das despesas administrativas, como taxas de manutenção de serviços externos e pagamento de  porteiro, como exemplo. Existem várias regras a serem seguidas, gerenciadas por um síndico e um zelador. 

Condomínio comercial 

Um condomínio comercial é destinado somente para fins comerciais e corporativos. Ele pode abrigar escritórios, salas comerciais e espaços para eventos, muitos deles alugados. Como há um grande fluxo de pessoas, é de extrema importância zelar pela segurança no local, por isso é muito comum encontrar bombeiros, ambulatórios e outros serviços no local.

Os custos das despesas administrativas são responsabilidade do proprietário ou do locatário, e as regras também são determinadas pelo condomínio. Geralmente, a estrutura é horizontal e está localizada em regiões também comerciais. 

Condomínio misto 

Já imaginou jantar em um bom restaurante dentro do seu próprio edifício? Sim, isso é possível. Um condomínio misto permite a junção das duas modalidades, residencial e comercial, oferecendo a possibilidade de morar perto do trabalho ou do próprio negócio.

Entretanto, alguns cuidados são necessários nestes locais, pois somar vida tranquila com rotina agitada pode trazer muitos conflitos. Por isso, é importante um acordo coletivo de respeito às normas estabelecidas e convívio harmônico. 

Condomínio privado

Muito mais restrita, nessa modalidade, ao adquirir o espaço, o proprietário assume a total responsabilidade das despesas geradas pela propriedade. A área comprada tem uso privativo e pode conter quadras de esporte, SPA e muita área verde

O proprietário tem total poder sobre todo o lote comprado. São bastante controladas a entrada e a saída de pessoas pela segurança do local. Muitos desses tipos de condomínio estão localizados em regiões de serra ou litoral. 

Encontre o imóvel perfeito com o ZAP Imóveis

Viu como foi fácil entender o tema? Agora que você já leu esse conteúdo, que tal encontrar o seu novo imóvel em diversos tipos de condomínios? Com o ZAP imóveis fica bem mais fácil e rápido buscá-los com diferentes opções de filtros, em nosso site tem um que mais combina com você. Acesse e confira! 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas