Zap Móveis

Cozinha vintage: dicas para fazer uma na sua casa

cozinha vintage com geladeira verde
Spread the love

A decoração da casa diz muito sobre nossa personalidade e contribui para criar um ambiente leve e aconchegante. Atualmente, estamos rodeados pela tecnologia e pela modernidade, mas você sabia que apostar em decorações que remetem ao passado também está em alta? É o caso da cozinha vintage, que oferece bastante estilo ao lar.

A decoração vintage vem ganhando cada vez mais espaço nos dias de hoje, trazendo mais beleza aos ambientes. Ela proporciona uma sensação de acolhimento e nos faz lembrar até mesmo da infância, da casa de nossos pais ou avós.

Como fazer uma cozinha vintage?

cozinha vintage com eletrodomésticos na cor preta

Fazer um planejamento para esse tipo de decoração é fazer uma viagem no tempo. Contudo, identificar as tendências da época pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, a redação ZAP separou algumas dicas para você criar sua decoração vintage na cozinha.

A primeira coisa a fazer na hora de montar a sua cozinha vintage é escolher as cores das paredes. Em seguida, opte por móveis que remetam a outra época. Para finalizar, veja quais são os melhores eletrodomésticos para compor a sua nova decoração.

Paredes para uma cozinha vintage

Em relação às paredes, a dica é apostar em adesivos decorativos ou azulejos de estampas mais vibrantes. Elas são a base para compor a sua decoração. Caso prefira mantê-las somente em tintura, escolha tons mais neutros, como o branco.

Existem diversos tipos de adesivos que são muito fáceis de aplicar. As cores mais comuns encontradas no mercado são branco, azul e verde. Já os azulejos mais procurados para uma cozinha vintage são os florais ou em arabescos, mas você pode optar por aquele que preferir. Confira no vídeo a seguir nossa dica de como aplicá-los.

Móveis para cozinha vintage

Os móveis arredondados são uma opção interessante para a cozinha vintage. Selecione armários com madeiras mais rústicas e, se possível, que acompanhem cristaleiras. As cores podem variar entre amarelo, vermelho ou tons pastel, por exemplo.

Agora, se não houver mais espaço na sua cozinha, aposte em armários suspensos. Eles são ótimos para otimizar o ambiente e contribuir para a organização. Uma ótima opção também são os jardins verticais pequenos, pois complementam e transformam ainda mais a decoração.

Utensílios para cozinha vintage

Você encontra utensílios variados para compor sua cozinha vintage. Para as refeições, o ideal é adquirir talheres que são inteiros em metais, sem a presença de cabo de madeira. Peças que possuem um brilho natural em sua composição remetem ainda mais ao passado.

Já no momento do café da manhã ou da tarde, existem diferentes tamanhos de bules, dos mais coloridos àqueles com tons mais neutros. Chaleiras e jarras não podem faltar, então que tal optar por aquelas que contêm estampas de folhas ou frutas? Esse momento causará muita nostalgia!

A cerâmica é um material muito recomendado para o seu conjunto de xícaras vintage ou até porcelanato. Já as canecas podem ser esmaltadas ou em alumínio. Um tipo de filtro de água interessante é o famoso modelo de barro.

Quadro para cozinha vintage moderna

A união do vintage com o moderno também está em alta. Chamada de cozinha vintage moderna, ela mistura o que há de mais atual no mercado com o singelo visual do passado. Para pessoas que gostam de decoração na parede, essa é uma ótima opção.

Os quadros de parede irão contribuir para você combinar passado e presente. Você os encontra em diversos materiais, como MDF, além de molduras brancas ou pretas, deixando as paredes ainda mais customizadas.

Pratique sua criatividade. Alguns exemplos que você pode utilizar são recortes de jornais antigos, propagandas famosas de época e até mesmo quadrinhos de heróis. Você ainda pode colocar frases de efeito ou o que melhor combinar com o seu estilo. Visivelmente, fica uma cozinha bem colorida e chamativa.

Qual é a diferença entre cozinha vintage e retrô?

Esses dois termos são muito parecidos e possuem um propósito em comum: fazer uma releitura de décadas passadas. Embora parecidas, elas apresentam uma abordagem diferente. Assim, continue lendo para entender um pouco mais sobre o assunto.

De forma geral, a diferença entre vintage e retrô está na sua concepção. Uma cozinha vintage é composta por móveis realmente muitos antigos, em alguns casos, passados de geração em geração, de avós para netos, por exemplo. Móveis comprados em lojas de antiguidade também fazem parte desse tipo de decoração.

Já uma cozinha estilo retrô tem como inspiração o design e os acessórios de décadas passadas, mas seus objetos são totalmente novos. Em suas adaptações, possui algumas características da atualidade, como luzes de led, chaleira elétrica, forno elétrico, mixer e entre outros.

Como manter a decoração da minha cozinha vintage?

Tudo que é bom precisa de certos cuidados, não é mesmo? Assim, é importante sempre estar de olho nos objetos da sua cozinha, ou seja, verificar se existe algum desgaste em utensílios, presença de mofo nos armários e problemas nas paredes.

Os utensílios de cozinha, por serem feitos de materiais mais antigos, requerem atenção. No mercado, você encontra muitos produtos de limpeza especializados, principalmente para metais. Outra dica: sempre tenha mais desses itens comprados, assim, você consegue substituir o objeto rapidamente, caso seja necessário descartá-lo.

Em uma cozinha vintage pequena, é comum encontrar mofo, principalmente em armários muito antigos. Em ambientes mais fechados, o ideal é manter uma ventilação contínua e limpar o espaço com produtos específicos. Também é possível fazer alguns produtos caseiros e economizar ainda mais.

Confira mais dicas no blog do ZAP Imóveis

Agora que você já conhece mais sobre a cozinha vintage, fique de olho na redação ZAP. Aqui, você confere muitas dicas para sua casa e fica por dentro das tendências. Além disso, em nosso site, você encontra imóveis para comprar ou alugar de uma forma rápida e segura. Acesse já!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas