Zap Móveis

Entenda o que é área construída e veja outras classificações

Imagem de duas pessoas olhando a planta de um imóvel
Spread the love

Sempre que vamos construir um imóvel, podem surgir muitas dúvidas, principalmente relacionadas ao que é decidido na legislação. Uma das perguntas mais comuns é: “o que é área construída?”. De antemão, esse conceito está ligado ao valor do IPTU e à aprovação de obras pela prefeitura.

O conceito, apesar de parecer difícil, é bem tranquilo de ser compreendido, e existem outras definições que podem facilitar esse aprendizado. Pensando nisso, o ZAP Imóveis montou um guia completo sobre a área construída. Então, continue a leitura e confira!

O que é área construída?

Basicamente, para entender o que é área construída, você pode considerar todos os espaços com pisos e coberturas dentro de um imóvel. Então, por exemplo, se a casa possui dois andares e uma garagem coberta, sua área construída será a soma do térreo, do segundo andar e da garagem.

É importante ter em mente que cada prefeitura possui determinações específicas em relação à área construída. Por isso, o conceito gera dúvidas, já que algumas pessoas não sabem se áreas como varandas e piscinas estão incluídas no cálculo. Assim, verifique a legislação do município a fim de conhecer as especificidades.

Classificações das áreas construídas

Para saber o que é área construída, é preciso entender duas classificações importantes: área computável e não computável. Pelas nomenclaturas, já dá para ter uma ideia sobre o que cada uma significa, sendo algo ligado ao cálculo para base de IPTU e à aprovação de empreendimentos.

  • A área computável é o espaço com potencial de construção em um terreno, ou seja, onde pode ser erguido um empreendimento. Esse conceito também está ligado ao coeficiente de aproveitamento, ou CA, que determina a área máxima para construir uma edificação.
  • Já a área não computável é uma parte que foi construída, mas não entra no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Alguns exemplos são: terraços, balcões, escadas de segurança, áreas para lazer, entre outros. Como você viu, as prefeituras podem determinar quais são esses espaços, então é fundamental checar a legislação.

Casos especiais

O pergolado gera muitas dúvidas na hora de saber a área construída de um imóvel. Ele é uma estrutura com colunas e vigas que, normalmente, é colocada em jardins e terraços. Como ela possui uma cobertura, algumas legislações municipais incluem na área construída, porém outras não.

Cobertura de policarbonato, mezanino, beirais e sacadas também geram dúvidas em quem quer aprender o que é área construída. Para checar, vale consultar a lei que rege o IPTU e entender se o espaço entra na conta.

Como calcular a área construída?

Tenha em mente que o cálculo da área construída deve ser feito por profissionais para ter o máximo de precisão. Contudo, se quer ter uma ideia sobre esse valor, pode fazer a seguinte conta: comece medindo o comprimento de duas paredes de cada cômodo e multiplique os valores. Isso resultará na área desse ambiente.

Faça isso com todos os cômodos desejados; depois, some todos os resultados. Se a casa ou o apartamento possui dois andares, faça a conta para cada um deles e realize a soma dos dois valores. Pronto! Você já sabe como calcular a área construída de maneira simples.

Imagem da parte da frente de um prédio em um condomínio

Conheça outros conceitos importantes para áreas edificadas

A área construída é um conceito muito importante, todavia existem outros que podem fazer a diferença. Por isso, listamos alguns exemplos de classificações relevantes para obras. Confira!

Área privativa

Como o próprio nome sugere, a área privativa é o espaço de domínio e uso exclusivo do proprietário. Nela, estão incluídos todos os cômodos e as espessuras das paredes. Para simplificar o conceito, entenda que é a própria casa ou o próprio apartamento.

Área útil

Esse conceito é similar ao anterior. Abrange a área privativa e de uso exclusivo do proprietário, mas a diferença está na presença das paredes nos cálculos. Por isso, a área útil é comumente chamada “área da vassoura”, já que engloba os espaços onde é possível varrer.

Área comum

A área comum é aquela que todos os moradores podem frequentar em prédios e condomínios. É o caso, por exemplo, de portarias, salões de festas, piscinas, churrasqueiras… São espaços onde, normalmente, há regras para uso e respeito.

Área total 

Como seu próprio nome já diz, é a soma das áreas privativas, das áreas comuns e da garagem, se existir. É importante conhecer bem os conceitos anteriores para chegar ao resultado.

Conte com o ZAP Imóveis!

Pronto! Agora você já sabe o que é área construída e ainda conhece outros conceitos importantes relacionados a ela. Aproveite que está por aqui e confira todos os conteúdos que o ZAP Imóveis preparou para você. Temos dicas de decoração, informações sobre imóveis, guias de cidades e muito mais.

Confira também os imóveis disponíveis no ZAP Imóveis. Temos casas, apartamentos e os principais lançamentos em várias cidades do Brasil. Aproveite os filtros exclusivos para achar o espaço ideal!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas