Sifão do banheiro: descubra soluções para esconder essa parte da pia

Além de esconder o sifão da pia, o gabinete é útil para guardar produtos de higiene usados no banheiro, mas ele nem sempre é necessário

Sifão da pia

Ele é quase unanimidade nos banheiros: o armário (ou gabinete) embaixo da pia. Além de esconder o sifão da pia – encanamento de saída de água – é muito útil para guardar produtos de higiene. O problema é que nem sempre o tamanho do ambiente permite, já que as gavetas e portas precisam de espaço para a abertura. 

Leia também

+ Banheiro e lavabo: saiba as diferenças e como decorá-los

+ 19 ideias para decorar banheiros pequenos

“A decisão sobre a inclusão ou não de gabinete sob a bancada é uma questão de uso do ambiente. Se um banheiro ou lavabo não tem necessidade de armazenar ou esconder itens, não justifica ter um gabinete. Já o tipo e a dimensão desse armário variam e estão diretamente ligados ao estilo e ao espaço”, explica a arquiteta Thaisa Bohrer, do escritório Bohrer Arquitetos.

A profissional indica materiais mais resistentes à umidade, como madeira tratada, fórmica, MDF ou MDP. Eles aguentam, até certo tempo, água de um vazamento, por exemplo. Mas é necessário estar atento, pois não são totalmente impermeáveis. Uma dica é manter o móvel sem fundo para a parede, assim não corre o risco de mofar por umidade e um vazamento pode ser notado facilmente.

Gabinete embaixo da pia esconde o sifão e pode ser útil para guardar itens de higiene

“O sifão da pia precisa sempre estar em um vão central, para fácil manutenção. Em caso de prateleiras internas, verificar a altura para não comprometer o funcionamento do sifão, ou providenciar um recorte na prateleira para o encaixe dele”, diz a arquiteta. Lembrando que o sifão da pia acumula sujeira e precisa ser limpo regularmente, desenroscando por baixo. 

Pias com colunas são boas opções para esconder o sifão da pia

Elas já foram muito usadas, mas hoje são mais raras: as colunas de pias. Ainda estão à venda, mas, pelo próprio desenho, restringem as possibilidades de armários. “Como opção, existem os gabinetes móveis, com rodízios, que possuem encaixe para as colunas”, ressalta Thaisa.

As colunas de pias são mais raras de serem usadas hoje em dia

Mas se você não quer uma pia com coluna e nem precisa de um armário, o melhor é assumir o sifão, diz a arquiteta. Ela lembra que ele é uma peça essencial nos lavatórios e pode até fazer parte da decoração. Os modelos cromados, por exemplo, podem combinar com os outros metais. 

Para quem não quer uma pia com coluna ou colocar um armário, o sifão exposto é uma boa solução

“Escondido, o sifão pode ser de um modelo simples e barato. Mas, ao ficar aparente, a dica é investir um pouco mais e adquirir um bonito, rígido, e no material que combine com o restante dos elementos do ambiente”. 

Leia mais

+ Por que posicionar bem móveis de cozinha e eletrodomésticos?

+ Profundidade de churrasqueira é importante para fazer a melhor carne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas