Zap Móveis

5 dicas sobre como consertar rachadura na parede

Imagem de como consertar rachadura na parede
Spread the love

Mesmo os imóveis mais luxuosos não estão livres de sofrerem com problemas estruturais. Para isso, é necessário saber o básico sobre como consertar rachadura na parede, um problema comum, que nem sempre exige grandes reparos de profissionais.

Uma rachadura em paredes pode indicar desde um simples desgaste do material até situações mais graves. É importante identificar o problema de forma antecipada, pensando sobre como consertar rachadura em parede para cada necessidade de imóvel.

Confira quais são os principais motivos para fissuras em paredes neste post e como o problema pode ser solucionado de diferentes formas. Aproveite para conferir outros conteúdos sobre reforma e conservação de imóveis em nosso blog, que podem ser úteis para quem busca comprar, vender ou alugar.

Motivos que podem gerar rachaduras em paredes

Há inúmeros tipos de fissuras em paredes, mas alguns se tornam mais comuns devido à origem. As rachaduras podem surgir em casas, apartamentos e imóveis comerciais e, se não cuidadas a tempo, podem gerar problemas maiores, como comprometimento da estrutura, manchas e presença de animais.

Para saber como consertar rachadura na parede, precisamos primeiro entender melhor o motivo que fez com que ela aparecesse. Fatores como localização do imóvel, idade da construção e hábitos de conservação influenciam diretamente no controle da situação.

Trepidação da rua

A trepidação de prédios e casas acontece naturalmente, e os imóveis atuais costumam levar esse tipo de fator em consideração na obra. Lugares que ficam próximos a pontes, trilhos de trem, aeroportos e locais elevados ficam mais vulneráveis à trepidação, o que pode gerar rachaduras na parede ao longo do tempo.

Infiltrações e falhas de construção

Embora não devam ocorrer em construções bem feitas, as infiltrações podem aparecer de forma inesperada e um dos primeiros sinais são rachaduras na parede. Todo imóvel está sujeito a algum tipo de infiltração com o passar do tempo, por isso entender como consertar rachadura na parede se torna essencial para inquilinos e proprietários.

Erros de cálculo em construções também podem resultar em rachaduras na parede. Nesse caso, a presença delas pode indicar problemas mais graves, como danos à estrutura do imóvel, e exigir atenção profissional para os reparos necessários.

Má qualidade de materiais

Paredes de imóveis recebem diferentes tipos de revestimento e a qualidade dos materiais utilizados em cada obra define se vai haver surgimento de rachaduras ou não. Na construção, é sempre indicado que tijolos estejam úmidos e, caso isso não seja feito, é bem provável que você precise aplicar os conhecimentos sobre como consertar rachadura na parede.

Como consertar rachadura na parede com cinco dicas do ZAP Imóveis

Sabendo melhor o que causa rachadura na parede, fica mais fácil entender as formas mais utilizadas de reparo. Em alguns casos, a presença de rachaduras não indica problema além do estético, sendo possível disfarçar com aplicação de papel de parede, quadros e até mesmo posicionando móveis no local.

Porém, se você está querendo saber como consertar rachadura em parede para se livrar de vez do problema, as dicas a seguir serão super úteis. Elas podem ser aplicadas para outros tipos de reparos e reformas, já que os materiais utilizados são simples de serem encontrados, e podem ser adaptados até mesmo para mudanças na decoração.

Imagem de como consertar rachadura na parede

Prepare o ambiente a ser restaurado

Todo passo a passo de reforma começa com a preparação do ambiente. Primeiro é necessário identificar o problema e, só então, entender como consertar rachadura na parede da forma mais indicada. Nessa etapa, proteger o piso e os cantos da casa, remover móveis, objetos e animais que podem ser danificados ou se machucar fazem parte da preparação.

Separe os materiais necessários

Com o ambiente preparado e livre de obstáculos, é hora de começar a consertar a rachadura. Aqui você pode contar com a ajuda de espátulas, argamassa, gesso, revestimentos, tintas, texturas e até mesmo materiais como lixas, martelos e tijolos novos.

Limpe a área a ser restaurada

É muito importante que a área da rachadura esteja limpa para receber os materiais de reparo corretamente e obter um resultado duradouro. O ideal é remover o máximo possível de camadas de tinta, lixar a superfície para deixar a parede lisa e livre de poeira, sujidades e resíduos de azulejos, por exemplo.

Faça o reparo necessário

Depois de preparar a parede conforme indicações do produto do fabricante, é hora de partir para o reparo. A maneira de consertar vai depender da técnica aplicada. Em muitos casos, aplicar uma camada de gesso pode resolver o problema, enquanto em outros é necessário repor tijolos e demais revestimentos.

Respeite o tempo de ação de cada material

Uma rachadura na parede simples pode ser consertada em poucas horas. Seja cobrindo com uma camada de massa corrida, gesso ou tinta, é indicado respeitar o tempo de secagem de cada produto. Isso vale especialmente para superfícies que vão receber tinta, pois a umidade dos materiais pode gerar novas rachaduras no futuro.

Dica bônus: na dúvida, contrate ajuda profissional

Mesmo sabendo como consertar rachadura na parede de forma caseira, alguns tipos de rachaduras precisam de mais atenção. Nesse caso, é sugerido acionar um profissional (imobiliária, síndico ou pedreiro) que sabe apontar o melhor jeito de fazer o reparo sem agravar a situação.

Confira mais dicas para seu imóvel em nosso blog!

Caso os consertos não sejam suficientes, você pode se mudar e o ZAP Imóveis pode te ajudar com isso! Somos especialistas em oferecer soluções práticas para quem quer negociar imóveis pela internet, e isso inclui dicas exclusivas e úteis para todas as necessidades. Acesse e encontre o imóvel ideal!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas