Paredes de isopor são usadas em construção de casas. Saiba mais

Um dos grandes desafios de usar um produto novo na construção, como o isopor, é que as pessoas ainda desconfiam das novas tecnologias. Logo surgem várias dúvidas: será que o material é resistente? E aguenta chuva? Dá para colocar aquele azulejo lindo que eu queria? Será mesmo que a casa vai ficar firme?

+ Veja 10 dicas para transformar o seu quintal
+ Confira 18 dicas de decoração de varandas
Saiba mais
Plantas medicinais: conheça espécies e veja como usá-las em tratamentos
Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio
É comum vermos lajes com isopor, mas existe um sistema construtivo em que as paredes são feitas desse material. Ele é muito utilizado nos Estados Unidos e também em países europeus por serem resistentes a terremotos e furacões. No entanto, a parede de isopor é pouco conhecida no Brasil.
O que é
O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir as paredes de tijolos tradicionais.
As paredes em EPS são autoportantes e possuem espessura reduzida em relação ao sistema de alvenaria.
O sistema exige menos vigas e pilares de sustentação, por causa da leveza dos painéis. Isso gera economia de formas de madeira, escoramento de vigas, ferro e cimento.
Entre as vantagens, estão, ainda, leveza, facilidade e rapidez de execução, redução dos desperdícios e, bom isolamento térmico e acústico, já que o material é isolante.

A obra fica mais barata. Como o material é leve, ele diminui o peso da fundação da obra e da estrutura. Quando utilizado na laje, o material reduz o consumo de concreto e reduz o peso, já que ele preenche espaços que seriam ocupados pelo concreto.
Ele é vendido em painéis sob medida. Com o projeto da casa feito pelo arquiteto, as empresas que fornecem o sistema calculam o número de painéis e demarcam os vãos de portas e janelas.

Como utilizar
Os painéis vão prontos para a obra. O pedreiro só deve encaixá-los um nos outros, montando o quebra-cabeça em cima da marcação de obra (planta demarcada no chão). É bem rápido, mas é preciso tomar cuidado para manter o alinhamento.
As tubulações de hidráulica e elétrica são instaladas nos vãos originados do derretimento do isopor (EPS). O acabamento da parede é feito com um jato de argamassa dos dois lados com a ajuda de uma máquina.
Após aplicação de argamassa, o frágil isopor, já se transformou em uma parede sólida (isopor+grelhas+argamassa), com uma resistência 30% maior que a dos tijolos que costumamos usar, segundo os fabricantes.
Mão de obra especializada
Não é qualquer pedreiro que sabe instalar, e precisa de cuidado e precisão. Mas as empresas que fornecem o material indicam mão-de-obra especializada: empreiteiros e construtoras de médio e grande porte. E não é necessária uma equipe tão grande para a instalação.
E não pega fogo?
O isopor (EPS) é um plástico derivado do petróleo. Mas, o material utilizado no sistema construtivo é um tipo que não gera combustão. Assim é seguro para construir sua casa.
* site parceiro do ZAP (www.100pepinos.com.br)
+ Fechamento de varanda deve ser feito com vidro solar
+ Saiba como montar uma caixa de ferramentas
+ Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos
+ Aprenda a conservar seus móveis de madeira com dicas simples
+ Madeira plástica é ideal para locais abertos. Saiba mais
+ Entenda como funciona o lençol térmico
+ Veja as vantagens de usar gesso na decoração
+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar
+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?
+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página