Zap Móveis

Aprenda como calcular a reforma com 5 dicas simples

calcular reforma - pessoa calculando custo de reforma
Spread the love

Aprender como calcular a reforma do seu imóvel pode ser um desafio. Mesmo contando com um bom profissional, é interessante saber a quantidade de material necessário.

Para isso, existem algumas calculadoras online que podem ajudar a ter uma noção média dos gastos com a reforma da casa ou do apartamento. Para entender melhor como calcular a reforma, veja dicas sobre como estimar os custos. Afinal, ter esse controle pode facilitar a obra. Confira!

1. Calcule a quantidade de tijolos

Para começar, um cálculo útil para qualquer tipo de reforma é a quantidade de tijolos. O primeiro passo é calcular a área, medindo a largura e a altura da parede que vai construir.

Se for uma parede simples, sem janelas, a conta é mais simples: multiplique a altura pelo comprimento. Já se a parede possuir janelas ou portas, é necessário descontar a área que elas vão ocupar.

Feito isso, basta somar o resultado de todas paredes para saber a área total. Depois, é hora de escolher o tipo de tijolo usado. Para facilitar o cálculo da quantidade de tijolos, listamos quantos são necessários para preencher 1 m²:

  • bloco de concreto 9 x 19 x 39 cm / 14 x 19 x 39 cm = 12,5 unidades por m²;
  • bloco cerâmico (tijolo baiano) em pé em parede com 10 cm de largura = 23 unidades por m²;
  • bloco cerâmico (tijolo baiano) deitado em parede com 20 cm de largura= 46 unidades por m²;
  • tijolo comum maciço em parede com 10 cm de largura = 92 unidades por m²;
  • tijolo comum maciço em parede com 20 cm de largura = 184 unidades por m².

Caso use blocos de outro tipo, ao planejar a reforma, a dica é checar quantos são necessários para cada m² com o fornecedor. Depois, multiplique a área de parede pela quantidade. Recomendamos comprar 10% a mais que o necessário, já que podem acontecer imprevistos.

2. Determine a quantidade de revestimento

O segundo ponto para aprender como calcular a reforma de casa é a quantidade de revestimento. As peças são vendidas em m² e, normalmente, versões pequenas são usadas em ambientes menores, para evitar perdas com recortes.

O cálculo é similar ao anterior, descontando as medidas das portas e janelas. Comece determinando a área do piso (altura x largura do cômodo). Com essa medida em mãos, você saberá quantos m² de pisos precisará para aquele ambiente.

Para o rodapé, é mais tranquilo, já que ele é vendido por metro linear, então basta medir os contornos da parede. Aqui vale a mesma recomendação dos tijolos: compre 10% a mais que o cálculo final e, se usar pisos na diagonal, adquira 20% a mais.

calcular reforma - imagem de pessoa calculando custo de reforma

3. Defina a quantidade de tinta

Outro ponto para saber como é calculado o valor da reforma é a quantidade de tinta da pintura de paredes internas e externas. Para começar, determine a área de cada parede, depois some todas. 

No caso do teto, faça a mesma conta (largura x altura). Caso o local tenha muitas portas e janelas, desconte essa área na soma final. Se não forem muitas, não inclua no cálculo. Com isso, considere quantos metros quadrados cada litro de tinta consegue pintar e quantas demãos pretende fazer. Veja exemplos:

  • cada litro de tinta do tipo standard consegue cobrir 5 m²;
  • um galão de 3,6 L pode pintar 18 m². Com duas demãos, dá para 9 m²;
  • uma lata de 18 L pode pintar 90 m². Com duas demãos, será 45 m².

Quanto maior for a qualidade da tinta, menos demãos você vai precisar. Por isso, vale a pena pensar no custo-benefício do valor da reforma e apostar em marcas de boa qualidade para ter mais durabilidade.

4. Avalie o tamanho da caixa d´água

A caixa d’água é outro item essencial para saber como calcular a reforma. Em geral, cada pessoa em uma casa consome 150 L de água por dia. No caso de apartamentos, o valor sobe para 220 L. Além disso, é recomendado que a caixa tenha um reservatório suficiente para dois dias.

Sendo assim, o cálculo multiplica a quantidade de pessoas na casa/no apartamento pela quantidade de água consumida por dia. Por exemplo, considere uma família de três pessoas: em um dia, ela consome aproximadamente 450 L. Então, a caixa precisa ter capacidade para 900 L.

Vale lembrar que as caixas d’água têm medidas padronizadas: 310, 500, 1000,  1500 L ou maiores, com capacidade de 4000 L. Você pode optar por apenas uma, capaz de suprir as necessidades, ou apostar em duas, que se complementam e distribuem o peso pela laje.

5. Estabeleça a quantidade de tomadas

Ter uma tomada por perto é sempre bom. Por isso, é um ponto importante ao pensar sobre como calcular a reforma. Nesse caso, considere a quantidade de equipamentos em cada cômodo.

Existe uma recomendação técnica que determina a instalação de, pelo menos, uma tomada de 100VA em cada cômodo de até 6 m². No caso de ambientes maiores, a orientação é de uma tomada para cada 5 m de parede.

Cozinhas, copas e áreas de serviço utilizam mais tomadas. Sendo assim, vale seguir três regras: instalar uma tomada a cada 3,5 m; colocar pelo menos uma entrada acima da pia; lembrar que máquinas de lavar, micro-ondas e outros equipamentos que geram calor precisam de uma tomada exclusiva.

Já para outros ambientes da casa ou da reforma do apartamento, a recomendação é colocar, pelo menos, uma tomada no banheiro (no mínimo, a 60 cm de distância do box) e uma em subsolos, varandas, garagens e sótão.

Conte com o ZAP Imóveis!

Com esses exemplos, fica mais fácil aprender como calcular a reforma. Assim, você tem uma noção média do valor necessário e evita surpresas. Aproveite para conhecer o site do ZAP Imóveis e veja também as opções prontas para morar. Há vários filtros para ajudar na escolha!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas