Aprenda como calcular a reforma com 5 dicas simples

Aprender como calcular a reforma do seu imóvel pode ser um desafio. Mesmo contando com um bom profissional, é interessante saber a quantidade de material necessário.
Para isso, existem algumas calculadoras online que podem ajudar a ter uma noção média dos gastos com a reforma da casa ou do apartamento. Para entender melhor como calcular a reforma, veja dicas sobre como estimar os custos. Afinal, ter esse controle pode facilitar a obra. Confira!
1. Calcule a quantidade de tijolos
Para começar, um cálculo útil para qualquer tipo de reforma é a quantidade de tijolos. O primeiro passo é calcular a área, medindo a largura e a altura da parede que vai construir.
Se for uma parede simples, sem janelas, a conta é mais simples: multiplique a altura pelo comprimento. Já se a parede possuir janelas ou portas, é necessário descontar a área que elas vão ocupar.
Feito isso, basta somar o resultado de todas paredes para saber a área total. Depois, é hora de escolher o tipo de tijolo usado. Para facilitar o cálculo da quantidade de tijolos, listamos quantos são necessários para preencher 1 m²:
- bloco de concreto 9 x 19 x 39 cm / 14 x 19 x 39 cm = 12,5 unidades por m²;
- bloco cerâmico (tijolo baiano) em pé em parede com 10 cm de largura = 23 unidades por m²;
- bloco cerâmico (tijolo baiano) deitado em parede com 20 cm de largura= 46 unidades por m²;
- tijolo comum maciço em parede com 10 cm de largura = 92 unidades por m²;
- tijolo comum maciço em parede com 20 cm de largura = 184 unidades por m².
Caso use blocos de outro tipo, ao planejar a reforma, a dica é checar quantos são necessários para cada m² com o fornecedor. Depois, multiplique a área de parede pela quantidade. Recomendamos comprar 10% a mais que o necessário, já que podem acontecer imprevistos.
2. Determine a quantidade de revestimento
O segundo ponto para aprender como calcular a reforma de casa é a quantidade de revestimento. As peças são vendidas em m² e, normalmente, versões pequenas são usadas em ambientes menores, para evitar perdas com recortes.
O cálculo é similar ao anterior, descontando as medidas das portas e janelas. Comece determinando a área do piso (altura x largura do cômodo). Com essa medida em mãos, você saberá quantos m² de pisos precisará para aquele ambiente.
Para o rodapé, é mais tranquilo, já que ele é vendido por metro linear, então basta medir os contornos da parede. Aqui vale a mesma recomendação dos tijolos: compre 10% a mais que o cálculo final e, se usar pisos na diagonal, adquira 20% a mais.

3. Defina a quantidade de tinta
Outro ponto para saber como é calculado o valor da reforma é a quantidade de tinta da pintura de paredes internas e externas. Para começar, determine a área de cada parede, depois some todas.
No caso do teto, faça a mesma conta (largura x altura). Caso o local tenha muitas portas e janelas, desconte essa área na soma final. Se não forem muitas, não inclua no cálculo. Com isso, considere quantos metros quadrados cada litro de tinta consegue pintar e quantas demãos pretende fazer. Veja exemplos:
- cada litro de tinta do tipo standard consegue cobrir 5 m²;
- um galão de 3,6 L pode pintar 18 m². Com duas demãos, dá para 9 m²;
- uma lata de 18 L pode pintar 90 m². Com duas demãos, será 45 m².
Quanto maior for a qualidade da tinta, menos demãos você vai precisar. Por isso, vale a pena pensar no custo-benefício do valor da reforma e apostar em marcas de boa qualidade para ter mais durabilidade.
4. Avalie o tamanho da caixa d´água
A caixa d’água é outro item essencial para saber como calcular a reforma. Em geral, cada pessoa em uma casa consome 150 L de água por dia. No caso de apartamentos, o valor sobe para 220 L. Além disso, é recomendado que a caixa tenha um reservatório suficiente para dois dias.
Sendo assim, o cálculo multiplica a quantidade de pessoas na casa/no apartamento pela quantidade de água consumida por dia. Por exemplo, considere uma família de três pessoas: em um dia, ela consome aproximadamente 450 L. Então, a caixa precisa ter capacidade para 900 L.
Vale lembrar que as caixas d’água têm medidas padronizadas: 310, 500, 1000, 1500 L ou maiores, com capacidade de 4000 L. Você pode optar por apenas uma, capaz de suprir as necessidades, ou apostar em duas, que se complementam e distribuem o peso pela laje.
5. Estabeleça a quantidade de tomadas
Ter uma tomada por perto é sempre bom. Por isso, é um ponto importante ao pensar sobre como calcular a reforma. Nesse caso, considere a quantidade de equipamentos em cada cômodo.
Existe uma recomendação técnica que determina a instalação de, pelo menos, uma tomada de 100VA em cada cômodo de até 6 m². No caso de ambientes maiores, a orientação é de uma tomada para cada 5 m de parede.
Cozinhas, copas e áreas de serviço utilizam mais tomadas. Sendo assim, vale seguir três regras: instalar uma tomada a cada 3,5 m; colocar pelo menos uma entrada acima da pia; lembrar que máquinas de lavar, micro-ondas e outros equipamentos que geram calor precisam de uma tomada exclusiva.
Já para outros ambientes da casa ou da reforma do apartamento, a recomendação é colocar, pelo menos, uma tomada no banheiro (no mínimo, a 60 cm de distância do box) e uma em subsolos, varandas, garagens e sótão.
Conte com o ZAP Imóveis!
Com esses exemplos, fica mais fácil aprender como calcular a reforma. Assim, você tem uma noção média do valor necessário e evita surpresas. Aproveite para conhecer o site do ZAP Imóveis e veja também as opções prontas para morar. Há vários filtros para ajudar na escolha!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os comentários
ACHEI FANTÁSTICO, QUEIRO RECEBER MAIS DICAS. .
RINALDO BATISTA NOGUEIRA
Interessante para consulta
Nelson Generoso Cegali
boas informaçoes
regina ferreira
vamos a prender mais
Valdivino Correia
legal
rita
Muito boas, as informações.
Valtenor Mendes Holanda
Ótima matéria para as pessoas leigas no assunto se prepararem melhor antes de iniciar uma obra e não ficar a mercê de profissionais que também não dominam o assunto e provocam surpresas desagradáveis ao longo de uma obra.
Roberto Faria
Vou reformar minha casa, trocar piso de banheiros e ,principalmente, transformar o sótão em um quarto para minhas filhas adolescentes e fazer uma Laje sobe a sala de televisão para construir u terraço gourmet.Preciso de muita ajuda!
Patricia
Gostei gostaria de saber sobre eliminacao de rachaduras nas paredes obrigado.
paulo andrade
QUERO SABER TUDO SOBRE CÁLCULOS E REFORMAS PRÉDIAL.
ROMEU F. NOGUEIRA
gostei bastante das dicas . vou repassar para meus clientes assim fica mais fácil deles entender o q falamos .
gesse teles
Adorei a matéria voces são ótimosss.
Maria da Conceição
Cool!
Gustavo
Matéria bem legal!!
Gustavo
Muito bom!
eluana
Vou construir minha casa .vou precisar de ajuda para tirar algumas duvidas sobre gastos.etc
ivaneide maria de jesus
BOA PUBLICAÇÃO
ENG. LUI8Z CARLOS MURASKA
Bom-dia!Gostei demais do artigo!Aloísio
Aloísio Antônio Paulino
Gostaria de uma ideia para reformar a suite de meu apartamento . Dimensões: quarto : 3,10 x 3,70 banheiro : 3,10 x 1,30
Fernando Saffi
Um galão de 18L foi dose para leão, kkkkk.
Fábio
Bom dia!Gostei muito da explicação,só que ,tem outro valor que não foi explicado,com referência aos tipos de tijolos,quanto vou gastar de cimento,areia cal para cada metro quadrado nos tipo de tijolos abaixo descriminado por vcs.Grato .AntonioBloco cerâmico (tijolo baiano) em pé em parede com 10 cm de largura = 23 unidades por m²Bloco cerâmico (tijolo baiano) deitado em parede com 20 cm de largura= 46 unidades por m²Tijolo comum maciço em parede com 10 cm de largura = 92 unidades por m²Tijolo comum maciço em parede com 20 cm de largura = 184 unidades por m²
Antonio
Bom dia novamente!Esqueci de mencionar, o que fica mais em conta ,se eu construir com tijolo maciço ,eu preciso fazer coluna?
Antonio
ótimas dicas
Aline
Muito boa a materia!!!
Flavia
Gostaria de receber mais artigos.
Hélder Figueiredo
as informações aqui recebidas, ajudam muito, pois são informações práticas e diretas, valeu!
marcos antônio de moraes
Estas informações nos traz conhecimentos que as vezez no dia a dia aparecem e nós ficamos sem saber como dar respostas aos nosso clientes. hoje nós nos preocupamos em adquirir conhecimentos e esquecemos das coisas simples da nossa profissão. Gostaria re receber mais artigos relacionados em todo ambito da construção civil.
wilson chamorro morais
Adorei as dicas, gostaria de receber mais. Irei começar uma obra em novembro, e ja estou procurando sobre o assunto, pois a ultima obra que fiz me deu muitos aborrecimentos, devido aos ajudantes.
Alice Liberato
Olá, Alice! Tudo bom? Se você gostou dessas dicas, acho que vai querer conferir essas aqui também: http://bit.ly/ObraDeSucesso. Espero que goste =)
Revista
Olá, Cristina! Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de reformar a sua casa. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)
ZAP em Casa
Ótimas dicas gostei!!
Celso M.
Olá, Celso! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!
ZAP em Casa
Excelente matéria, estão de parabéns.Para complementar existem alguns aplicativos que auxiliam no cálculo de materiais de construção. Eu particularmente uso o Construcalc, que é muito bom por sinal. Espero ter contribuído.
Leonardo
Olá, Leonardo! Que bom que gostou da matéria. Além de estar por dentro de tudo que acontece no ZAP em Casa por aqui mesmo, você pode se cadastrar para receber e-mails semanalmente sobre dicas, decoração, mercado imobiliário e faça você mesmo, o que acha? Cadastre-se: https://revista.zapimoveis.com.br/zap-em-casa-cadastro/
ZAP em Casa
Simples e eficiente, muito bom.
Josimar
Olá, Josimar! Ficamos muito felizes com esse comentário! :) Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa. Abraços!
ZAP em Casa
meu email e [email protected] quero receber dicas ,obrigado!!!!
marcelo f de lima
Olá, Marcelo! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa
ZAP em Casa