Zap Móveis

Saiba como fazer uma reforma de banheiro gastando pouco

reforma de banheiro
Spread the love

Planejar uma reforma de banheiro é um processo que exige cautela, pois, mesmo ocupando pouco espaço, esse ambiente tem muita importância na funcionalidade do imóvel no geral.

Ele pode ser pequeno e extremamente funcional ou amplo e destacado na arquitetura do imóvel: o fato é que o banheiro é um espaço indispensável em todas as residências, seja um apartamento de 20 m², seja um andar comercial inteiro. 

Para renovar essa área da casa, é importante considerar alguns fatores para garantir que a reforma realmente traga melhorias para o cômodo.

Se você quer saber mais detalhes de como planejar uma reforma no banheiro gastando pouco, continue neste post e confira dicas exclusivas para transformar esse cantinho.

7 ideias simples para fazer uma reforma de banheiro incrível

A reforma pode ser mais simples, focando em peças como pias e torneiras, ou mais complexa, envolvendo abertura de paredes, pintura, instalação de equipamentos, entre outros.

Por sorte, o banheiro não é um espaço que precisa de manutenção constante, com exceção de locais onde já existem problemas, como encanamentos ou estruturas. 

Portanto, é possível fazer uma reforma de banheiro gastando pouco, desde que exista um bom planejamento por trás das mudanças. Confira algumas dicas que vão ajudar nessa reconfiguração. 

1. Invista na iluminação

como fazer reforma de banheiro

Só uma mudança na iluminação já pode fazer uma grande diferença no banheiro e renovar totalmente o espaço. A dica é investir em um posicionamento estratégico para as luzes, com destaque para pontos-chave do cômodo.

Escolher luminárias modernas, spots ou uma iluminação embutida ao redor do espelho são algumas ideias para colocar isso em prática.

Além de iluminar o espaço, esses detalhes também conferem um toque de elegância ao seu banheiro.

2. Use pastilhas ou azulejos criativos

Outra forma simples de renovar essa parte da casa é trocar as pastilhas ou azulejos. Para dar uma nova cara ao banheiro, a dica é apostar em modelos mais criativos, coloridos, estampados ou com formatos geométricos diferentes. 

Aqui vão algumas ideias para inspirar:

  • azulejos de metrô;
  • azulejos hexagonais;
  • revestimentos em tons mais vibrantes;
  • pastilhas em duas cores complementares, como branco e preto, ou em tons metálicos.

Lembre-se de avaliar alguns fatores na hora de escolher esses revestimentos para banheiro, como a durabilidade do material e a resistência à umidade.  

3. Renove a pintura

Mudar a pintura é outra opção fácil e acessível para quem deseja fazer uma reforma de banheiro mais econômica – e sem quebra-quebra. 

Apostar em uma paleta de cores mais suave ajuda a criar um ambiente mais relaxante e aconchegante. Tons de azul, verde e branco, assim como tons mais pastéis, contribuem para uma atmosfera mais tranquila. 

4. Aposte nos acessórios

Os detalhes fazem toda a diferença na decoração e têm o poder de transformar qualquer ambiente, com praticidade e sem a necessidade de grandes investimentos.

Colocar objetos decorativos, como plantas, tapetes e quadros são passos simples, mas que trazem personalidade e complementam o banheiro. 

5. Atualize os metais do banheiro

Falando em detalhes, mudar os metais do banheiro também é uma opção de renovação. Trocar torneiras, puxadores e box ou chuveiro agrega outro visual ao espaço.

Modelos em tom preto, dourado ou cobre adicionam um toque contemporâneo e sofisticado à decoração. Para completar, escolha itens decorativos, como saboneteiras e vasinhos, que harmonizem com esses detalhes. 

6. Escolha espelhos decorativos

Muito além da função prática, os espelhos são ótimos objetos decorativos e ajudam muito na transformação do banheiro. 

Espelhos com moldura elegante ou formato diferente trazem um ar mais moderno e elegante ao cômodo, enquanto modelos de corpo inteiro contribuem para criar uma sensação de amplitude – por isso são indicados para banheiros pequenos.

A peça também pode complementar o tema da sua decoração. Por exemplo, se você escolheu um visual mais rústico para o banheiro, um espelho com moldura de madeira é a combinação perfeita para dar um toque especial a área. 

7. Otimize o espaço

Como os banheiros costumam ser cômodos menores, pensar em maneiras de otimiza-los é fundamental para aproveitar a área da melhor forma e evitar a falta de espaço. 

Especialmente em banheiros menores, opte por móveis inteligentes e multifuncionais, que ajudem no armazenamento de itens e economizem espaço.

Prateleiras suspensas, nichos e armários embutidos são ótimas opções para organizar seus itens e manter o banheiro sempre arrumado.

Como planejar a reforma? 

planejamento de reforma de banheiro

Antes de calcular a reforma, é necessário levantar os principais pontos que motivam a renovação. 

Um olhar atencioso deve considerar a presença de manchas nas paredes, no teto e nos cantos do cômodo, bem como o estado dos móveis, pisos e revestimentos, encanamento e as instalações elétricas.

A reforma pode ser feita por diferentes motivos, mas vamos destacar dois dos mais comuns em imóveis. Lembre-se de que avaliar a prioridade também é uma maneira de destinar mais ou menos verba, conforme suas necessidades.

Reforma decorativa

Pensar na decoração envolve uma reforma de banheiro simples, que pode focar na troca de objetos, como pias, bancadas, vasos e acessórios, ou na reformulação do espaço. 

Em geral, isso está associado a mudanças mais completas no imóvel, e o custo pode variar conforme as escolhas de cada pessoa.

Reforma estrutural

Já as mudanças estruturais exigem mais cuidado e, consequentemente, um orçamento maior. Uma reforma em banheiro antigo pode exigir a compra de materiais que nem sempre vão estar disponíveis de prontidão. 

A modificação estrutural também deve ser feita seguindo normas de condomínios, quando for o caso, preferencialmente por equipes profissionais.

Dicas para garantir o banheiro dos sonhos

Seja para acabar com aquele vazamento inesperado ou para deixar o espaço mais aconchegante para o uso no dia a dia, a reforma do banheiro vale muito a pena. 

Afinal, nada é melhor que chegar em casa, depois de um dia de trabalho, tomar aquele banho relaxante no banheiro novinho em folha e aproveitar o visual da casa, não é mesmo?

Para usar o orçamento de maneira inteligente e evitar escolhas que podem render dor de cabeça no futuro, separamos algumas dicas que vão ajudar ao longo do planejamento e da execução da renovação do seu banheiro. Confira a seguir.

Escolha materiais de qualidade

Na decoração ou na estrutura, o uso de materiais como mármore ou madeira é sinônimo de durabilidade. Geralmente, eles exigem um pouco mais de investimento, mas têm resultados funcionais e acabamentos melhores.

Se você está com pouco dinheiro e a reforma não é urgente, considere juntar uma quantia um pouco maior para investir em produtos de alta qualidade. 

As chances de você precisar de uma nova reforma, trocando móveis ou outros itens de baixa qualidade, vão ser bem menores.

Não tenha pressa nas etapas da reforma

Teve aquela ideia para reforma de banheiro? Que tal avaliar todas as opções antes de partir para a execução? Há algo que você mesmo pode fazer, reduzindo seus gastos? 

Se envolver troca de encanamento, instalação de equipamentos e mudanças na estrutura, por exemplo, é necessário um pouco mais de atenção.

Avalie esses pontos com calma para evitar erros causados por decisões impulsivas ou pela falta de planejamento. 

Faça vistorias antes e depois do projeto

Mesmo uma reforma de banheiro pequeno pode apresentar problemas durante e após a execução. 

Por isso, antes de realizá-la, liste todos os itens trabalhados, especialmente se envolver troca de revestimentos, quebra de paredes e mudança de móveis.

A vistoria pós-reforma garante que nenhum azulejo esteja quebrado, que a estrutura do imóvel não tenha sofrido nenhum dano durante o trabalho e que problemas como vazamentos tenham sido solucionados corretamente.

Encontre seu imóvel no ZAP Imóveis

Com essas dicas para evitar problemas na sua reforma, com certeza, fica mais fácil focar na escolha dos objetos e dos materiais que vão deixar sua casa com a sua cara. 

No blog do ZAP Imóveis, você confere diversas formas de mudar os ambientes da casa, focando na praticidade, na economia e na eficiência.

Muito além disso, no site do ZAP Imóveis, você consegue encontrar o lar dos seus sonhos para viver momentos inesquecíveis e construir lindas memórias ao lado de quem você ama. 

Com diversas opções de imóveis em diferentes cidades do Brasil, a plataforma conta com filtros exclusivos para te ajudar na pesquisa e facilitar a busca pelo espaço perfeito. 

Explore as casas e apartamentos disponíveis no ZAP Imóveis e comece a visualizar onde essas ideias para banheiro podem se tornar realidade, deixando o imóvel com a sua cara.

Descubra imóveis próximos a você e encontre o lar dos seus sonhos no ZAP Imóveis!

Perguntas frequentes sobre reforma de banheiro

Quanto custa uma reforma de banheiro?

O valor de uma reforma varia muito conforme as mudanças planejadas. Alterações pequenas, como uma nova pintura ou a troca de torneiras e puxadores, tendem a apresentar um custo menor.

Por outro lado, uma reforma completa, mais detalhada ou que exige mudanças estruturais pode demandar um investimento maior. 

Como reformar o banheiro sem quebrar?

Para quem não quer grandes obras, com quebra-quebra no banheiro, a dica é apostar em mudanças mais sutis, como a troca de itens decorativos, ou investir em alterações mais práticas, como a pintura dos azulejos.

A aplicação de adesivo vinílico e a substituição de móveis são outras alternativas para evitar quebras e sujeira em excesso. 

Como planejar a reforma de banheiro?

A base para planejar uma boa reforma no banheiro começa pela definição do orçamento e da lista de prioridades. Lembre-se também de escolher um estilo decorativo, buscar inspirações e contratar profissionais qualificados para realizar as mudanças.

Quantos dias demora uma reforma de banheiro?

O prazo para a reforma do banheiro depende do tamanho do projeto. Pintar as paredes, por exemplo, pode ser uma tarefa de um dia, enquanto a troca de pisos e revestimentos pode exigir mais tempo.

Em projetos maiores, com uma renovação completa do espaço, a execução pode levar semanas, uma vez que demanda mais trabalho. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas