Dicas incríveis para reforma de banheiro

A reforma de banheiro deve ser realizada com muita cautela, pois, mesmo ocupando pouco espaço, esse ambiente tem muita importância na funcionalidade do imóvel no geral. Por sorte, o banheiro não é um espaço que precisa de manutenção constante, com exceção de locais onde já existem problemas, como encanamentos ou estruturas.
Se você quer saber mais detalhes de como planejar uma reforma de banheiro gastando pouco, continue neste post. A Redação ZAP separou dicas que servem para diferentes tamanhos e tipos de banheiro, pensando nas intenções de reformas que podem ser feitas neste cômodo, seja em casa, seja em espaços comerciais.
O banheiro é uma parte essencial de qualquer imóvel
Ele pode ser pequeno e extremamente funcional ou amplo e destacado na arquitetura do imóvel. O fato é que o banheiro é um espaço indispensável em todas as residências, seja um apartamento de 20 m², seja um andar comercial inteiro. Sendo assim, para reformar essa parte da casa, deve-se considerar não só o uso atual do ambiente, como também as melhorias a serem feitas.
Em residências, o banheiro tende a acompanhar a decoração da casa. Isso significa que a reforma de banheiro pode ser mais simples, focando em peças como pias e torneiras, ou mais complexa, envolvendo abertura de paredes, pintura, instalação de equipamentos, entre outros.
Como planejar a reforma

Antes de calcular a reforma, é necessário levantar os principais pontos que motivam isso. Um olhar atencioso deve considerar a presença de manchas nas paredes, no teto e nos cantos do cômodo; o estado dos móveis, como bancadas e pias; o estado de pisos e revestimentos; o encanamento e as instalações elétricas; por fim, espaço útil.
A reforma de banheiro pode ser feita por diferentes motivos, mas vamos destacar dois dos mais comuns em imóveis. Lembre-se de que avaliar a prioridade também é uma maneira de destinar mais ou menos verba, conforme suas necessidades.
Reforma decorativa
Pensar na decoração envolve uma reforma de banheiro simples, que pode focar na troca de objetos, como pias, bancadas, vasos e acessórios, ou na reformulação do espaço. Em geral, isso está associado a mudanças mais completas no imóvel, e o custo pode variar conforme as escolhas de cada pessoa.
Reforma estrutural
Já as mudanças estruturais exigem mais cuidado e, consequentemente, um orçamento maior. Uma reforma de banheiro antigo pode exigir a compra de materiais que nem sempre vão estar disponíveis de prontidão. A modificação estrutural também deve ser feita seguindo normas de condomínios, quando for o caso, preferencialmente por equipes profissionais.
Dicas para garantir o banheiro dos sonhos
Seja para acabar com aquele vazamento inesperado, seja para deixar o espaço mais aconchegante para o uso no dia a dia, a reforma de banheiro vale muito a pena. Afinal, nada é melhor que chegar em casa, depois de um dia de trabalho, tomar aquele banho relaxante no banheiro novinho em folha e aproveitar o visual da casa.
Seguem algumas dicas para quem pretende fazer reforma de banheiro daqui para frente, usando melhor o orçamento e evitando escolhas que podem render dor de cabeça posteriormente.
Escolha materiais de qualidade
Na decoração ou na estrutura, o uso de materiais como mármore ou madeira é sinônimo de durabilidade. Geralmente, eles exigem um pouco mais de investimento, mas têm resultados funcionais e acabamentos melhores.
Se você está com pouco dinheiro e a reforma não é urgente, considere juntar uma quantia um pouco maior para investir em produtos de alta qualidade. As chances de você precisar de uma nova reforma, trocando móveis ou outros itens de baixa qualidade, vão ser bem menores.
Não tenha pressa nas etapas da reforma
Teve aquela ideia para reforma de banheiro? Que tal avaliar todas as opções antes de partir para a execução? Há algo que você mesmo pode fazer, reduzindo seus gastos? Se envolver troca de encanamento, instalação de equipamentos e mudanças na estrutura, é necessário um pouco mais de atenção.
Faça vistorias antes e depois do projeto
Mesmo uma reforma de banheiro pequeno pode apresentar problemas durante e após a execução. Antes dela, liste todos os itens trabalhados, especialmente se envolver troca de revestimentos, quebra de paredes e mudança de móveis.
A vistoria pós-reforma garante que nenhum azulejo esteja quebrado, que a estrutura do imóvel não tenha sofrido nenhum dano durante o trabalho e que problemas como vazamentos tenham sido solucionados corretamente.
Confira mais assuntos no blog do ZAP Imóveis
Com essas dicas para evitar problemas na sua reforma, com certeza, fica mais fácil focar na escolha dos objetos e dos materiais que vão deixar sua casa com a sua cara. No blog do ZAP Imóveis, você confere diversas formas de mudar os ambientes da casa, focando na praticidade, na economia e na eficiência.
Está reformando seu banheiro para vender ou alugar seu imóvel? Conte com o ZAP Imóveis, onde você anuncia de forma rápida e segura para o público ideal. Acesse nosso site, cadastre-se e confira as vantagens de anúncios para todos os tipos de negociação.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Todos os comentários