Zap Móveis

Paleta de cores para casa: 5 dicas para escolher a opção ideal

paleta de core para casa: quarto infantil rosa
Spread the love

Criar uma paleta de cores para casa harmônica é essencial para construir ambientes bem decorados. Como são responsáveis por gerar diversas sensações e emoções, as tonalidades devem ser escolhidas com cuidado. 

Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou este artigo com dicas sobre como escolher o conjunto de tonalidades ideal para seu lar. A seguir, você ainda descobre como funciona o esquema de cores com base no círculo cromático, uma ferramenta que ajuda a combinar diferentes tonalidades. 

O que é uma paleta de cores?

Uma paleta de cores é um grupo de tonalidades que buscam passar algum significado. Sendo assim, ela é responsável por transmitir uma sensação específica ou trazer harmonia para um espaço. 

Por isso, ela deve ser escolhida com atenção, para tornar cada ambiente da sua casa único. A seguir, separamos os significados de algumas tonalidade para ajudar na sua escolha: 

  • amarelo: clareza, otimismo e jovialidade;
  • magenta: imaginação, criatividade e sabedoria;
  • laranja: progresso, amizade e energia;
  • vermelho: coragem, juventude e poder;
  • roxo: sensatez, calma e luxo;
  • azul: trabalho corporativo, sucesso e produtividade;
  • verde: frescor, harmonia e natureza;
  • dourado: inteligência, nobreza e confiança;
  • preto: mistério, nobreza e força.

5 dicas para escolher a paleta de cores ideal

paleta de cores para casa: quarto na cor verde

Escolher as cores ideias para cada ambiente pode ser uma tarefa difícil. Afinal, é preciso avaliar diferentes aspectos, como finalidade do ambiente, quantidade de cores, móveis e decoração. Por isso, para ajudar, separamos algumas dicas logo abaixo. 

1 – Defina a finalidade do ambiente

Antes de iniciar a escolha das tonalidades, é necessário definir o ambiente e pensar na finalidade dele. Isso porque cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja, por exemplo, são ideais para ambientes sociais, como cozinha, sala de jantar, hall de entrada e varanda. 

cores frias, como violeta, azul e turquesa, entre outras, transmitem a sensação de paz, equilíbrio e calma. Logo, elas são indicadas para cômodos como salas, quartos, cozinhas, escritórios e banheiros.  

2 – Escolha a quantidade de cores

Além disso, é preciso definir a quantidade de cores da paleta de cada ambiente. Dessa forma, fica mais fácil entender as tonalidade e nuances de cada tonalidade do conjunto. 

3 – Leve em consideração o significado das tonalidades

Outro fator decisivo para escolha das cores para casa é o significado delas. Como você já sabe, elas são responsáveis por gerar diversas sensações no ambiente. Por isso, quanto mais informações você souber sobre a tonalidade, mais fácil será escolher a paleta. 

4 – Avalie a escolha pela decoração

Caso você opte por não trocar os móveis e itens de decoração, decida a paleta de cores para casa a partir deles. Isso é uma boa saída para residências com móveis planejados, por exemplo, situação que dificulta a mudança. 

5 – Veja se há harmonia entre as cores escolhidas

Para harmonizar as cores, escolha tons fortes e coloridos com outros mais neutros. Por isso, nossa dica é, se você selecionou o laranja, por exemplo, troque o amarelo ou vermelho do conjunto de tonalidades pelo branco ou por uma cor mais clara. 

Esquema de cores

O círculo cromático é um conceito muito usado por fotógrafos e profissionais de design. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a montar um grupo de cores diferentes.

Para usá-lo, de forma resumida, é preciso ver onde sua cor escolhida está para entender como elas se harmonizam. Nesse caso, há três possibilidades que detalhamos a seguir.  

Complementar 

A harmonia complementar acontece entre cores opostas no círculo cromático. Assim, você define uma cor central, depois outras complementares. Essa é uma boa técnica para criar contraste nos espaços com o uso de tonalidades quentes e frias.  

Análogo

Já a combinação análoga ocorre entre cores que estão lado a lado no círculo e possuem tonalidades parecidas. Ela reduz a chance da pessoa ter várias sensações muito diversas no mesmo ambiente.  

Monocromático 

As cores primárias também são úteis na hora de montar uma paleta de cores monocromática. Ela é recomendada para espaços que apresentam uma decoração minimalista ou muitos objetos decorativos, como plantas e quadros, por exemplo, porque se cria um conflito entre as tonalidades.  

ZAP Imóveis: encontre seu próximo lar em poucos cliques! 

Já sabe qual paleta de cores para casa vai escolher? Agora, descubra a residência dos sonhos com a ajuda do ZAP Imóveis! Em nosso marketplace imobiliário, você tem acesso a diversas opções de casas, apartamentos, kitnets, flats e muitos mais. Além disso, você pode filtrá-las da forma que preferir e encontrar a opção ideal para sua necessidade!  

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas