Zap Móveis

Entenda o que é manutenção predial

Imagem de 10/2022 Revisado Luiz 18/10/2022 o que é manutenção predial 260 Criar Url Blog Entenda o que é manutenção predial e como aplicá-la 51 Confira, neste conteúdo, o que é manutenção predial, para o que ela serve e como ela é feita. Conheça ainda os principais serviços desse tipo de reparo. 152 "o que significa manutenção predial 30 manutenção predial 4.400 serviços de manutenção predial 210 profissional de manutenção predial 20 plano de manutenção predial 260 inspeção predial 1.300 manutenção preditiva preventiva e corretiva 480" "https://www.zapimoveis.com.br/venda//casas/ https://www.zapimoveis.com.br/aluguel/casas/sp+ribeirao-preto/ https://www.zapimoveis.com.br/blog/casa-e-decoracao/arquitetura/infiltracao-e-problema-frequente-nas-casas/" https://gearseo.co/2L8HQ Entenda o que é manutenção predial "H2 - Afinal, o que é manutenção predial? H3 - Manutenção predial preventiva H3 - Manutenção predial corretiva H3 - Manutenção predial preditiva H2 - Veja como fazer um manutenção predial em condomínios H3 - Planejamento H3 - Prevenção H3 - Dedetização H3 - Inspeção H3 - Execução H2 - ZAP Imóveis: encontre seu próximo lar em poucos cliques! " Aprovado por ZAP O que é manutenção predial e qual sua importância
Spread the love

A conservação, a manutenção e a inspeção de um prédio comercial ou residencial é essencial para manter a segurança do empreendimento. Para isso, é preciso entender o que é manutenção predial e por que ela é útil para as edificações.

Pensando nisso, a redação do ZAP Imóveis preparou este conteúdo para você entender melhor como esse serviço funciona. A seguir, ainda é possível conferir a importância dessa atividade. Saiba mais!

Afinal, o que é manutenção predial?

A manutenção predial é o cuidado que deve ser tomado com a construção de um edifício. Ela busca garantir a segurança e a conservação da edificação com base no projeto do empreendimento.

Dessa forma, ela inclui serviços de sistemas hidráulicos, elétricos, de gás, alvenaria, telhas, portões, fechaduras e climatização, além de segurança contra incêndio e limpeza.

Por envolver diversos tipos de serviços, ela é dividida em manutenção preditiva, preventiva e corretiva. A seguir, detalhamos a importância de cada uma delas para seu condomínio.

Manutenção predial preventiva

O principal objetivo da manutenção predial preventiva é impedir que danos e problemas futuros surjam. Ela é fundamental para preservar a vida útil do imóvel e oferecer segurança aos moradores do edifício. A periodicidade e o serviço variam conforme o tempo de construção e a conservação.

Com ela, alguns produtos podem ser substituídos segundo a validade ou apenas checados e reparados em caso de necessidade. A principal vantagem é a redução ou a eliminação dos gastos com reparos emergenciais.

Podemos citar, como exemplos de serviços de manutenção predial preventiva, a inspeção de áreas comuns, elétricas, hidráulicas e da cobertura, além da verificação de sistemas de segurança.

Manutenção predial corretiva

O que é manutenção predial corretiva? Ela é uma correção usada em situações emergenciais. Nessa situação, o dano já aconteceu e precisa ser reparado para evitar prejuízos maiores. Alguns exemplos mais comuns são vazamentos, infiltrações, rachaduras e problemas com sistema de gás e com o elevador.

Manutenção predial preditiva

A manutenção predial preditiva também é usada para encontrar problemas de reparos. No entanto, diferentemente da preventiva, ela usa equipamentos e sensores que analisam as condições estruturais da construção em tempo real. Alguns serviços que entram nesse tipo de reparo são:

  • monitoramento de temperatura;
  • análise de vibrações e ruídos;
  • medição de correntes elétricas;
  • checagem de alinhamento e balanceamento.

Veja como fazer uma manutenção predial em condomínios

Esse tipo de serviço é feito com base na norma da ABNT NBR 5.674/2012. Por isso, ele deve ser realizado por um profissional de manutenção predial ou uma empresa especializada. Afinal, existem ações jurídicas, ambientais e operacionais que envolvem a atividade.

Planejamento

A norma obriga que todos os condomínios tenham um plano de manutenção predial nos próprios orçamentos. No documento, é possível conferir algumas recomendações para criar o planejamento. Com ele, fica fácil determinar o tipo de reparo e as ações de curto, médio e longo prazo que devem ser feitas.

Prevenção

A melhor forma de evitar a danificação das instalações do prédio é fazendo a manutenção preventiva. Nela, além dos pontos que já citamos, é preciso observar a limpeza de fachadas, caixas d’água, piscinas, saunas e muitos outros espaços.

Dedetização

A dedetização é o controle de pragas feito por uma empresa específica. Ela é fundamental para manter o prédio livre de insetos e ratos, por exemplo, e é de responsabilidade do síndico. Dessa forma, deve ser uma das tarefas do plano de manutenção, feita a cada seis meses.

Inspeção

A inspeção predial anual é importante para dar um direcionamento à manutenção predial. Com os laudos técnicos emitidos por ela, é possível fazer o planejamento da ação atendendo os requisitos da NBR 14.037. Além disso, existem algumas cidades do estado de São Paulo que possuem legislação própria para o serviço:

  • Ribeirão Preto (Lei Complementar n. 1.699);
  • Bauru (Lei n. 4.444);
  • Jundiaí (Leis Complementares n. 261 e 278);
  • Santos (Lei Complementar n. 441);
  • São Vicente (Lei n. 285 – A).

Execução

Depois do planejamento e da inspeção, chegou a hora de executar a manutenção predial. Para isso, é preciso estabelecer um cronograma para realizar as atividades e evitar problemas futuros.

ZAP Imóveis: encontre seu próximo lar em poucos cliques!

Agora que você já sabe o que é manutenção predial, que tal encontrar a residência ideal para você? Para isso, conte com o catálogo do ZAP Imóveis e encontre alternativas de apartamentos, casas, coberturas, lofts e kitnets para alugar ou comprar.

Aproveite e filtre as opções por valor, tamanho, localidade e quantidade de cômodos. Veja também alternativas com tour virtual e faça uma pré-avaliação sem sair de casa. Venha com o ZAP Imóveis e ache o lar dos seus sonhos!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas