Zap Móveis

Veja quais os tipos de lajes podem ser usados na construção de casas

Spread the love

A laje é um plano horizontal estrutural que se apoia nas vigas e pilares ou nas paredes estruturais. São usadas para cobrir a casa ou colocadas embaixo do telhado, como forro, para melhorar a sensação térmica e diminuir ruídos. Também se faz uma laje sobre o chão de terra, antes dos pisos em casas térreas e para criar novos níveis em andares superiores. Ela deve ser bem planejada para aguentar o que vier apoiado nela.

+ Pilares e vigas podem fazer parte da decoração

+ Use cimento queimado em pisos e paredes

montagem da laje

O pedreiro confecciona a laje maciça na obra e sustenta com madeira de escoramento (Foto: Shutterstock)

Tipos mais comuns: laje maciça é pré-moldada

A laje maciça é construída na obra. O pedreiro confecciona uma forma de madeira e sustenta com madeira de escoramento (ele vai chamar de pontaletes), monta a ferragem dentro da forma e depois preenche com concreto.

O pedreiro deve tomar muito cuidado com a concretagem da laje e usar ferramentas e equipamentos adequados para garantir que a resistência seja suficiente para suportar o peso.

Esse tipo de laje vence grandes vãos e permite um acabamento liso na parte debaixo (aparente). Elas podem ser de vários tipos como: as simples, que se apoiam nos pilares e vigas da construção; as cogumelos, que se apoiam diretamente nos pilares; e as nervuradas ou caixão perdido, formadas por um conjunto laje+viga+laje que vence grandes vãos.

Já a laje pré-moldada vem pronta para instalação. Isso deixa a obra mais rápida e dá mais certeza de que a laje terá a resistência necessária. Além disso, não será preciso usar as formas de madeira, que geram muito entulho na obra.  Como desvantagem, é mais dificil dar um bom acabamento nesse tipo de laje.

lajes pré-moldadas

Lajes pré-moldadas agilizam a obra (Foto: Shutterstock)

Elas são compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos e os tipos de laje pré-moldadas mais comuns são: as lajes treliçadas constituidas por uma armadura de ferro em forma de treliça preenchida com lajotas cerâmicas para pequenos vãos, isopor para diminuir o peso da estrutura e as lajes de paineis de concreto treliçados para vencer vãos maiores.

Tem ainda outras lajes pré-fabricadas menos usadas em casas, como as metálicas, as lajes conhecidas como “Danoninho”, porque suas fôrmas são semelhantes ao formato de potes do iogurte e várias outras.

+ Veja 5 cálculos simples que você pode fazer antes de iniciar a reforma

Cuidados importantes

Antes de colocar a laje é necessário ter um esquema de montagem e de escoramento, fornecido pelo fabricante (no caso das pré-moldadas) ou pelo engenheiro estrutural e que deve ser seguido com o acompanhamento do responsável técnico da obra.

Outra coisa importante: Se tiver que fazer recortes na laje (para passar tubulação, para iluminação ou escadas), será preciso reforçar o local e deixar o vão. Atenção: não quebre partes da laje e nem corte os vergalhões. Ela fica frágil e pode desabar.

Também é preciso respeitar o tempo de secagem (cura) que pode variar dependendo dos aditivos para diminuir o tempo de desfôrma e retirada de escoramento e até do cimento usado na mistura. O tempo fica entre  7 a 28 dias para retirar a forma e o escoramento.

Laje

Recomenda-se pedir auxilio do arquiteto e do engenheiro calculista de obra para escolher a melhor laje (Foto: Shutterstock)

Dica de ouro

Peça auxilio do arquiteto e do engenheiro calculista de obra para escolher a melhor laje para a sua residência. Que será aquela que vence o vão de forma segura e economica, adequada ao tempo de execução da obra e com a estética que sonhou!

E  se for comprar pronta escolha fabricantes devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia, e que tenham engenheiros presentes na empresa, para elaboração das propostas e fornecimento dos produtos com garantia do fabricante. Para construir em obra escolha bem os profissionais para garantir a qualidade. Depois, é só fazer o churrasco pra comemorar o término da construção da laje.

 

* site parceiro do ZAP    (www.100pepinos.com.br)

 

+ Condomínios alugam imóveis para moradores receberem hóspedes

+ Ladrilho hidráulico pode ser usado em todos os ambientes. Veja os cuidados

+ Entenda como é feita a construção de casas com concreto inflado

+ Como organizar ferramentas em um painel

+ Acerte na compra do material de construção

Apartamentos verdes: plantas deixam ambientes mais aconchegantes

+ Madeira plástica é ideal para locais abertos. Saiba mais

+ Paredes de isopor são usadas em construção de casas. Saiba mais

+ Uso de móveis corretos faz kitnet parecer maior. Saiba mais

+ Veja como remover o papel de parede

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas