Zap Móveis

Veja o passo a passo de como trocar tomadas de forma prática

Imagem de como trocar tomadas
Spread the love

Com a mudança do padrão brasileiro de plugues e tomadas, é preciso fazer adaptações na parte elétrica da casa para manter a segurança. Por isso, entender como trocar tomadas é essencial. Afinal, elas são fundamentais para proteção dos aparelhos usados na sua residência.

Vamos aprender a trocar tomadas? A seguir, listamos o passo a passo de como fazer essa tarefa que exige cuidados especiais. Por isso, caso você não tenha total segurança para fazer o processo, o ideal é contratar um técnico especializado.

Confira o passo a passo de como trocar tomadas

Antes de colocar a mão na massa, é importante separar uma caixa de ferramentas com todos os itens necessários para a instalação. Além da tomada com interruptor, você precisa de chaves de fenda de tamanhos diferentes e de um alicate desencapador.

1 – Comprando a tomada

Para comprar a tomada ideal, é necessário atentar-se ao padrão brasileiro de plugues e tomadas. Isso porque, atualmente, existem duas opções: os plugues para itens de 10A, por exemplo, têm orifícios de 4 mm. Já para os equipamentos de 20A, é preciso um plugue com 4,8 mm.

Eletrodomésticos que consomem mais energia, como geladeira, micro-ondas e ar-condicionado, precisam de tomadas de 20A. No entanto, lembre-se que os plugues de 10A também funcionam com furos maiores.

2 – Desligue o disjuntor

Para evitar choques e garantir a segurança de quem vai instalar as tomadas, é superimportante desligar o disjuntor. A ação também é uma forma de evitar danos na instalação elétrica que podem ser causados por um erro na hora da instalação.

Para isso, não é preciso desligar todo o disjuntor, basta desativar aqueles que fazem parte do circuito de tomadas onde vai ser feita a instalação. Em casos onde não há essa opção, é recomendável desligar todo o sistema.

O próximo passo é conferir se realmente não está passando nenhuma corrente elétrica. A melhor forma de fazer essa verificação é com a ajuda de um multímetro digital. Caso você não possua o equipamento, isso pode ser feito ligando algum aparelho na tomada e vendo se ele funciona.

3 – Desparafuse a tomada e desconecte os fios

Depois, é só desparafusar a tomada com a ajuda de uma chave de fenda. Em seguida, use a ferramenta para retirá-la. É nesse momento que é possível verificar se a antiga pode ser trocada por uma nova. Para isso meça os fios, que precisam ter no mínimo 2,5 mm.

Ainda com o auxílio da chave de fenda, retire os parafusos que deixam os fios conectados na tomada. Em modelos mais simples, há dois: um azul e outro vermelho. No entanto, pode haver situações em que haja um terceiro, sendo esse na cor verde e chamado fio terra.

Imagem de como trocar tomadas

4 – Como trocar tomadas duplas ou triplas

Em caso de tomada dupla ou tripla, é indicada a contratação do serviço de um eletricista. O mesmo vale para aquelas com interruptores mais complexos, pois esses itens exigem um conhecimento técnico maior.

5 – Desencape os cabos

Para desencadear os cabos, conte com a ajuda do alicate desencapador. Nessa etapa, você deve tirar a ponta da capa protetora dos fios de forma que a parte metálica fique dentro da tomada.

Mesmo com o disjuntor desligado, é importante tomar alguns cuidados nessa fase. Não segure dois fios ao mesmo tempo nem encoste na parte desencapada, isso porque essas ações podem provocar choque.

6 – Lembre-se de prender os fios

Agora é só prender os fios na tomada novamente. Para isso, é necessário que cada um dos cabos seja inserido em um furo específico. Assim, para saber a posição certa, lembre-se que o furo central deve ficar para cima.

Dessa forma, o chamado fio fase (vermelho), fica sempre no lado direito da tomada, enquanto que o neutro (azul), deve ser colocado do lado esquerdo. Em situações em que haja dois cabos fase (vermelho), é preciso que eles sejam colocados nas extremidades. Por fim, o fio terra (verde) deve ser enfiado no meio.

Novamente, com a ajuda da chave de fenda, afrouxe os parafusos, coloque cada fio no seu lugar correto e aperte. É importante fazer essa etapa de forma separada em cada um dos cabos.

7 – Teste a conexão

O último passo é colocar a tomada no lugar e testar a conexão. Para isso, coloque toda a fiação para dentro do furo da parede, depois os parafusos e instale a tomada com o auxílio da chave de fenda.

Para confirmar que a elétrica está realmente funcionando, ligue o disjuntor e faça o mesmo teste de conexão que citamos acima. Dessa forma, você se certifica de que a troca está finalizada.

ZAP Imóveis: encontre opções de residências para alugar ou comprar

Aprendeu a como trocar tomadas? Agora, conheça o ZAP Imóveis, o marketplace imobiliário que oferece a opção de residência ideal para você! Encontre casas, apartamentos, flats e kitinetes, e filtre por tamanho, valor e quantidade de cômodos que você quiser.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas