Zap Móveis

Apartamento com varanda ou sem? Veja como escolher

Spread the love

A varanda é o cômodo que costuma deixar as pessoas em dúvida na hora de fechar uma compra ou até mesmo alugar um apartamento. Isso porque o cômodo normalmente brilha aos olhos à primeira vista, mas nem sempre é uma boa ideia ou serve para todas as famílias. Se você se pergunta se vale mais a pena apartamento com varanda ou sem, continue conosco nessa leitura!

A escolha por ter ou não uma varanda será sempre muito pessoal e dependerá de fatores como orçamento e estilo de vida dos moradores. E, para te ajudar nesta escolha, trouxemos as principais vantagens e desvantagens para que você possa avaliar se ter um apê com varanda está adequado aos seus objetivos, necessidades e desejos.  

Confira!

Vantagens do apartamento com varanda

Sensação de amplitude

Por ser um espaço aberto e que pode ser integrado a outros ambientes, as varandas passam uma sensação de amplitude e bem-estar. 

Importante considerar também que o espaço contribui para economia de energia elétrica, já que pode ajudar a dispensar ventilador, ar-condicionado, lâmpadas e luminárias por proporcionar ventilação e iluminação natural.

Multifuncionalidade

Cada morador pode fazer bom uso da sua varanda como bem entender, sempre seguindo as regras do condomínio, pois algumas podem inclusive ter vista para a fachada do prédio. 

De qualquer forma, é possível decorar a varanda ou usar o espaço para criar outros cômodos, como hortas, área social privativa, escritório home office, ateliê, etc.

Melhor valor para revenda

Por ser uma super tendência no setor imobiliário, apartamentos com varandas agregam valor ao imóvel, sobretudo após a pandemia, onde milhares de famílias passaram a ficar muito mais tempo em casa.

Vantagens do apartamento sem varanda

Melhor valor para compra ou locação

Apartamentos sem varanda costumam ter valores bem mais atrativos do que os que possuem, então vale a pena avaliar. 

Caso não seja um desejo, pode ser uma boa opção considerar não ter esse espaço e economizar na compra do imóvel e também com a decoração do ambiente depois.

Praticidade

Em linhas gerais, não ter uma varanda significa ter um cômodo a menos para limpar. E, caso o ambiente seja aberto, é provável que o apartamento fique empoeirado com mais frequência, certo?

Além disso, nas varandas fechadas será sempre preciso garantir a manutenção para evitar inconvenientes, como problemas para abrir e fechar a porta, e também a limpeza dos vidros.

Privacidade

Dependendo da localização e tamanho da varanda, os vizinhos poderão enxergar alguma parte do interior de seu apartamento. Por isso, alguns cuidados para manter a privacidade devem ser tomados. 

Há quem não se importe com isso e é um inconveniente que pode ser facilmente resolvido com persianas e cortinas. No entanto, vale a pena considerar se é algo que pode te incomodar no futuro.

Qual a diferença entre sacada e varanda?

Embora as sacadas e varandas tenham bastante coisas em comum, como permitirem a entrada de luz solar e sensação de amplitude, é importante considerar que são ambientes diferentes. Veja abaixo as características de cada uma.

Varanda

A varanda faz parte da estrutura do apartamento ou casa, ou seja, compartilha da mesma cobertura que o resto da construção. Muitas vezes estão ligadas aos cômodos de entrada do imóvel.

Sacada

Não compartilham da mesma cobertura do apartamento ou casa e nunca tocam o chão. Ou seja, são sempre construídas a partir do 1º andar e muitas vezes são ligadas por portas ou janelas. 

Tipos de varanda para apartamento

Varanda gourmet

A varanda gourmet costuma contar com churrasqueira e pia para facilitar o preparo de refeições ao receber familiares e amigos. São como uma extensão da sala.

Varanda integrada

Geralmente, é integrada com a sala de estar e os móveis são distribuídos como se fosse um único ambiente para passar ainda mais a sensação de amplitude. Normalmente estão fechadas com vidros.

Varanda com home office

Prática super comum após a pandemia, muitas pessoas passaram a usar suas varandas como escritório. Basta equipá-la com mesa, prateleiras e cadeiras para aproveitar a luz solar e trabalhar sem problemas. 

Atenção apenas com o barulho que pode vir da rua. Nestes casos, vale a pena investir em vidros e  ar-condicionado para ter a opção de fechar sempre que necessário. 

Empty chair and table around outdoor deck – Vintage Light Filter (Freepik)

Dicas de decoração para varanda de apartamento

Jardim vertical

O jardim vertical traz vida ao ambiente e sensação de estar mais próximo da natureza. Atenção apenas com a manutenção para que as folhagens –– caso sejam naturais –– estejam sempre saudáveis e bonitas.

Móveis

É possível criar uma decoração super aconchegante com poltronas, cadeiras, tapetes e almofadas na varanda. Tenha cuidado apenas em escolher móveis com materiais próprios para ambientes externos.

Mini horta

Em canteiros, caixotes ou vasos é possível cultivar pequenas hortas na varanda. Ideal para quem curte cozinhar e jardinagem. Atente-se apenas com a manutenção para não atrair insetos.

Mini bar e churrasqueira

Ideais para aqueles que querem usar a varanda como área social privativa e reunir amigos e familiares. Deixa o ambiente prático com tudo à mão. 

Atenção apenas com as normas do condomínio e quais tipos de churrasqueiras (gás, carvão…) são permitidas instalar no ambiente.

Está buscando inspiração? Conheça as varandas mais bonitas do mundo

À procura de um apartamento com varanda? No ZAP tem!

Agora que você já sabe sobre todas as vantagens e desvantagens em se ter um apê com varanda, que tal começar a sua busca no ZAP? 

Temos opções de apartamentos com varanda para alugar e para comprar, além de contar com inúmeras possibilidades de acordo com o seu orçamento.

Temos certeza que você encontrará a opção ideal para você e sua família! Sabe por quê? Nosso portal tem um filtro específico para encontrar imóveis com varanda. 

No ZAP Imóveis, você filtra a busca pelo imóvel do jeito certo. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas