Primeiro imóvel: tudo o que você precisa saber antes de comprar!
A compra do primeiro imóvel está na lista de desejos de muitos brasileiros. Para isso, é importante estar atento e bem informado antes de fechar o negócio, seja de um local novo, seja de um local usado, já que as regras básicas costumam ser as mesmas.
Segundo a corretora de imóveis e diretora-executiva da empresa Casas Bacanas, Monique Tonini, é sempre importante entender todo o trâmite do financiamento do primeiro imóvel enquanto ocorre a procura. Isso porque, assim como existem fantasias sobre a compra, há mitos sobre os processos de financiamento.
Ou seja, apesar de acreditar que você consegue comprar um imóvel até determinado valor agora, quando o banco fizer a análise do seu perfil e embutir os juros nas parcelas, é possível que a situação fique um pouco além das suas possibilidades. “É muito mais ágil e promissor chegar no momento de fazer uma oferta em um imóvel já com o crédito aprovado”, ensina a profissional.
A negociação de valor é outro quesito importante na compra do primeiro imóvel. A flexibilidade do vendedor depende muito da situação e do momento. De forma geral, as propostas feitas chegam a ter até 10% de desconto sobre o valor anunciado.
Gastos extras na compra de um imóvel
Quando se fala em custo, o futuro proprietário deve estar atento aos gastos extras que surgem com a aquisição do primeiro imóvel. Além da compra, há o imposto de transferência de bens imóveis, chamado ITBI, a escritura e o registro do imóvel.
Existe uma tabela, reajustada anualmente, com os valores do imposto, mas é bom ter em mente que o custo total deve girar entre 3% e 4% do valor do imóvel. Também vale pensar a longo prazo: coloque os custos mensais que você passará a ter no orçamento. Afinal, dono de primeiro imóvel paga IPTU, condomínio, água e luz.
Escolha bem a localização do imóvel
Depois de definir o orçamento, o número de quartos e a metragem do imóvel, a escolha da região é o próximo passo na hora de saber como comprar primeiro imóvel. Essa decisão tem muito a ver com as necessidades pessoais de cada um.
Alguns tendem a comprar o primeiro imóvel em um bairro próximo da família. Isso tem a ver com o tipo de relação estabelecida entre os parentes e quanto eles costumam interagir.
Outra situação é a proximidade com o local de trabalho, algo que facilita a vida, já que se perde muito tempo com os deslocamentos e o trânsito. Ainda assim, vale avaliar a previsão de permanecer no emprego atual e no imóvel.
“Acesso a meios de transporte público, vias de tráfego, desde grandes avenidas até ciclovias, pode ser algo mais importante que a proximidade do local de trabalho”, orienta a profissional.
Liquidez também deve ser considerada
Outro ponto importante na compra do primeiro imóvel é pensar na liquidez da casa ou do apartamento. Se for possível, escolha viver em bairros valorizados e que tenham muita procura. Assim, em um segundo instante, será fácil vender ou alugar o imóvel.
Independentemente da região e do orçamento, contar com a ajuda de um profissional especializado facilita a busca pelo primeiro lar. É fundamental que a pessoa tenha conhecimento do mercado e dê importantes dicas para comprar um imóvel, sem forçar a venda.
“Um bom profissional ajuda o comprador a entender a dinâmica do mercado e presta assessoria com a documentação, o financiamento, entre outras questões relacionadas à compra”, diz Monique.
Não tenha pressa
Pesquisar sem pressa é o caminho para a compra do primeiro imóvel. Monique ressalta que o tempo a favor é uma forma de entender o mercado, as opções e os valores das residências. Também não há limite de apartamentos ou casas que devem ser visitados até achar a melhor opção.
“É muito difícil encontrar o local perfeito. Um vai ter uma estrutura de lazer melhor, outro a reforma necessária, outro a iluminação ideal, etc. Ver muitos imóveis confunde a cabeça e não é garantia de comprar algo melhor”, explica.
“Com a orientação de um bom profissional, não há necessidade de visitar mais que três ou quatro imóveis para encontrar aquele que faça o coração bater mais forte”, aconselha.
O publicitário Daniel Packness encontrou o primeiro lar depois de visitar quatro apartamentos, todos na Zona Sul da cidade de São Paulo. Levou três meses até que tudo estivesse em ordem, e a mudança acontecesse. Ele diz que o segredo é a paciência.
“O processo é lento. Você depende de terceiros, mas quando tudo se resolve, o resultado é muito bom. Demorei a encontrar um apartamento, resolver a compra, mobiliar e deixar tudo do jeito que queria”, conta ele.
Conte com a ajuda do ZAP Imóveis
Se chegou a hora de você procurar o seu primeiro imóvel, não tenha dúvidas: conte com o ZAP Imóveis para ajudar a sua busca! Acesse o nosso site e conheça milhares de opções, entre casas e apartamentos, para todos os gostos.
+ Cinco dicas de home staging para vender mais rápido seu imóvel
+ Preços de imóveis atingem menor patamar dos últimos anos
+ Saiba como fazer financiamento de terreno