Zap Móveis

Tipos de condomínio: conheça os diferenciais de cada um

Imagem de condomínio
Spread the love

A escolha de um lugar para morar pode passar pelos mais variados tipos de condomínio, cada um com diferentes vantagens quanto à estrutura e ao convívio entre os moradores. Ao observar o que os diferencia, é possível fazer uma escolha que se adeque às suas preferências! 

Para isso, o blog do ZAP vai contar as principais características desse tipo de moradia privada com espaços compartilhados. Continue a leitura para conhecer as possibilidades para seu futuro lar!

O que é um condomínio?

De forma simplificada, um condomínio é um agrupamento de residências privadas, tanto casas como apartamentos, que compartilham áreas comuns. Em alguns casos, os condôminos, como são chamados os moradores, dividem garagens, academias, minimercados nas dependências do prédio, playground e piscina. 

Ao alugar ou comprar um espaço num dos tipos de condomínio, é preciso seguir regras de boa convivência e preservação da infraestrutura. Entre os deveres estão: contribuir para as despesas coletivas com uma taxa mensal, realizar o descarte de lixo corretamente, respeitar os horários de silêncio, entre outros.

Para garantir que essas regras sejam cumpridas e que os direitos dos condôminos sejam respeitados, há um síndico por bloco. Ele é responsável por convocar assembleias para debater com os moradores, aplicar multas e advertências, e zelar pela conservação das dependências. 

Porém, será que todo condomínio é igual? A resposta é não! Existem diferentes tipos de condomínio que se distinguem por estrutura, separação e definição pela legislação, sendo muito mais que um ambiente para se morar. Confira abaixo as variações por finalidade!

Condomínio residencial 

Provavelmente, você já conhece o condomínio residencial pelo nome ou até mesmo por ter morado em um. Ele serve exclusivamente para moradias em formato de torres com prédios ou casas individuais. Em ambos os modelos, há áreas comuns para acessibilidade e segurança, incluindo portaria, elevadores e espaços de lazer (piscina, quadra, salão de festas, churrasqueira, etc).

Para facilitar o dia a dia dos condôminos, a maioria dos empreendimentos passaram a ter minimercados. Eles são semelhantes a uma loja de conveniência e se destacam pela praticidade e pela segurança, já que não é necessário sair das dependências para fazer compras à noite, por exemplo.

Condomínio comercial 

Em oposição ao modelo anterior, esse condomínio é voltado para atividades comerciais. A estrutura é dividida em salas de tamanhos variados, destinadas a empresas e profissionais autônomos. Consultórios e escritórios são os tipos de espaço mais comuns, mas também existem galpões logísticos. 

Assim como o residencial, o condomínio comercial precisa de um síndico para manter a harmonia e a preservação da infraestrutura. Para adequar o ambiente à finalidade, as reformas devem ser consultadas previamente e são reservadas apenas para o lado interno do espaço comprado ou alugado. 

Condomínio misto

Como o próprio nome diz, esse modelo combina os dois tipos de condomínio anteriores. Então há residências e espaços comerciais, que geralmente ficam no piso térreo da torre ou próximos à portaria, como restaurantes, salões de beleza, mercados, sorveterias e outros tipos de lojas. 

Imagem de prédios em condomínio

Tipos de condomínios por estrutura 

Outra distinção desse tipo de propriedade é o formato vertical e horizontal. O primeiro diz respeito aos espaços com divisões de baixo para cima, como muros que individualizam as casas em condomínios. Enquanto o segundo se divide horizontalmente, como os tetos entre os apartamentos de um edifício. 

Os tipos de condomínio ainda podem se dividir em outras quatro nomenclaturas definidas pela legislação brasileira. De acordo com a Lei nº. 10.406/2002 do Código Civil, a classificação é feita em:

Edilício

O condomínio edilício é um dos mais fáceis de reconhecer. Ele caracteriza os imóveis com unidades autônomas (a residência, o consultório e o escritório com acesso individualizado) e áreas comuns, como as já mencionadas (portaria, espaços de esporte e lazer).

Necessário

O condomínio necessário é feito em propriedades compartilhadas em conformidade com a lei, prezando pelo direito de vizinhança. Nessa categoria, estão elementos que limitam as propriedades, como paredes, muros e cercas, e tornam os espaços individualizados. 

Voluntário

Enquanto o tipo anterior é voltado para uma ação obrigatória, o condomínio voluntário ou convencional é feito por decisão própria dos condôminos envolvidos. Nesse caso, mais de uma pessoa se unem para adquirir um imóvel para uso compartilhado e decidem a porcentagem de divisão em reunião. 

De lotes 

O condomínio de lotes se divide em terrenos individuais. Cada pessoa pode alugar ou comprar uma casa nos diferentes loteamentos ou construir a propriedade do zero. Ele é semelhante ao edilício, pois também tem áreas comuns em que todos devem conviver em harmonia.

Escolha seu próximo imóvel com o ZAP!

Agora que conhece os tipos de condomínio, você pode compará-los e fazer uma boa escolha para seu próximo lar. No ZAP Imóveis, você encontra opções de compra e venda de casas, apartamentos, studios, lotes e outros formatos condominiais. Aproveite para conferir e dar um passo no seu futuro!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas