Categories: Arquitetura

Saiba como escolher tapetes para casa

Tapete dá sensação de aconchego ao ambiente (Foto: Shutterstock)

Escolher tapetes para casa é tarefa difícil. São tantas opções de cores, tamanhos, formatos, materiais e preços que a decisão se torna praticamente uma equação matemática. Afinal de contas, o objetivo do tapete é trazer charme e aconchego ao ambiente e errar na escolha pode comprometer no resultado final da decoração. Mas a missão de acertar não é missão impossível e alguns truques ajudam na hora de decidir sem arrependimentos depois.

+ Conheça os diferentes tipos de tapete

+ Além de funcionais, tapetes podem virar peça chave da decoração

A primeira dica é deixar a escolha do tapete para o final do projeto de ambientação. Isso porque, na hora de decidir, é preciso saber o tamanho do espaço e a disposição dos móveis. O ambiente onde a peça será colocada também influencia nas possibilidades. Não é recomendado, por exemplo, o uso de tapetes muito caros em quartos de crianças ou de itens com pelos no banheiro, já que estragaria a peça mais rapidamente. Para cozinhas e banheiros, recomenda-se tapetes de fácil manutenção por serem locais de grande movimento e sujeitos a sujeiras. Se existem crianças e animais de estimação em casa, fique atento às cores claras, que sujam com mais facilidade.

“Hoje, o mercado dispõe de vários tipos de tapetes: tipo carpete, com pelo médio e pelo longo, natural, sisal, de couro, emborrachado que podem ser usados em áreas externas e até sintético para alérgicos”, explica a arquiteta Juliana da Mata. A escolha vai depender da demanda do proprietário, como ter bicho de estimação, crianças, ser alérgico, e o que tem mais a ver com o seu estilo de vida.

Tapete de sisal dá um tom mais rústico à decoração (Foto: Shutterstock)

Outro passo importante é escolher o tamanho do tapete que deseja ou que melhor se encaixe no ambiente. É comum ouvir que o item precisa ter início embaixo dos pés do sofá, mas, hoje em dia, não existe padrão e tudo depende da cara que o proprietário quer dar ao espaço.

“Não existe uma medida certa para o tapete. Ele pode estar centralizado no meio da sala, alinhando com o sofá, como também pode abraçar toda a sala, passando por baixo de todos os móveis que compõem o estar, como sofá, poltrona, recamier e puffs”, explica a arquiteta.

Os tapetes podem ficar por baixo dos móveis sem problemas (Foto: Shutterstock)

Quanto à cor, o ideal é seguir a paleta de cores eleita para a decoração. “Pode ser um tom a mais do piso ou um a menos para se destacar. Ele também pode ser um complemento, um pano de fundo para uma ambientação”, reforça Julian. Mas se o objetivo é dar destaque para o item, aí a ousadia está mais do que liberada. Em um ambiente monocromático, você pode escolher um tapete mais colorido para que ele ganhe mais destaque.

É possível ainda optar pelo uso de mais de um tapete e, desta forma, criar ambientes distintos em um mesmo espaço da casa. É o caso da sala de estar e de jantar na mesma divisão ou espaço de dormir e de trabalhar no mesmo quarto: eles podem fazer uma diferenciação entre as duas divisões. Mas lembre-se que a tarefa exige ainda mais cautela, já que é preciso combinar os dois tapetes e não deixar o ambiente com aspecto pesado. Um tapete padronizado (geométrico, floral ou oriental) pode cair muito bem com outro mais neutro, por exemplo.

Além disso, a depender do espaço que o tapete vai ocupar na casa, é possível circular entre vários formatos. Os quadrados e retangulares são os mais tradicionais, mas os redondos e ovais têm conquistado cada vez mais destaque por alcançarem, em muitos projetos, um resultado surpreendente. Há ainda a opção de tapetes mais compridos, como passadeiras, para os espaços mais estreitos. Agora é só juntar os componentes da equação para escolher o tapete ideal, dar um charme a mais e deixar a sua casa com a sua cara.

Tapete colorido dá alegria ao ambiente (Foto: Shutterstock)

 

+ Faça você mesmo um jogo americano para sua mesa

+ Cadeira de balanço proporciona charme e conforto à decoração

+ Dê utilidades diferentes para as gavetas

+ Saiba como escolher a TV ideal para cada ambiente

+ Chaves antigas podem se tornar objetos de decoração

+ Faça você mesmo uma mesa de canto com papelão. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

+ Aprenda a passar fotos para madeira e transforme a peça em quadro

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

3 horas ago

Repasse de financiamento: como funciona e como evitar problemas

O repasse de financiamento de imóvel é uma opção cada vez mais popular entre quem…

6 dias ago

Usecasa Santander: Utilize seu imóvel como garantia e concretize seus sonhos em 2024!

Alcance seus objetivos com Usecasa Santander em 2024! Utilize seu imóvel como garantia para acessar…

1 semana ago