Decoração

Cabideiros, ganchos de parede e mancebos podem ser ótimas soluções

Atrás da porta do banheiro, na parede do hall de entrada ou no canto do quarto. Todo lugar pode ser usado para instalar cabideiros e ajudar na organização da casa, sem prejudicar a decoração. Basta harmonizar o tipo de cabideiro com o ambiente. A variedade é muito grande, desde simples ganchos até os antigos mancebos de madeira, no melhor estilo vintage. 

Leia também

+ Conheça os modelos de coifas e veja qual é a ideal para a sua casa

+ Aprenda a escolher banquetas para a cozinha americana

“Os cabideiros podem ser usados sempre que o morador perceber que está faltando espaço para acomodar itens que ele precisa que sejam de fácil acesso. São ótimas soluções. Eles funcionam bem em qualquer ambiente da casa: dormitórios, cozinha, lavanderia, banheiros, hall de entrada, sala”, opina a designer de interiores Gisele Martins. 

Hoje em dia, com o aumento da construção de apartamentos com pouca metragem, saber otimizar o espaço é essencial. Em ambientes pequenos, Gisele explica que deve ser usada a técnica de verticalização do espaço, que se trata de aproveitar a altura das paredes para dispor de prateleiras e ganchos, ganhando mais espaço de armazenamento. E os cabideiros tem tudo a ver com isso.  

Cabideiros, ganchos de paredes e mancebos são ótimos para espaços pequenos

“São peças muito versáteis, dá para se colocar praticamente de tudo. No hall de entrada, por exemplo, servem para pendurar bolsas e casacos; na cozinha, são muito úteis para guardar utensílios de uso diário, como avental e talheres de preparo; nos dormitórios, podem acomodar a roupa usada no dia. Já no quarto das crianças, servem até para colocar cestinhos com brinquedos ou materiais para colorir”, diz a designer de interiores. 

Não deixe seu cabideiro virar uma bagunça

E como fazer para que aquele mancebo não se torne um problema em casa, acumulando um monte de coisas? “Nesse ponto, a organização é fundamental. É importante lembrar que cada coisa tem seu lugar adequado de armazenamento. Portanto, se aquilo não é algo que deve ficar pendurado no gancho ou cabideiro, providencie o quanto antes para que volte ao seu lugar”, orienta Gisele. 

Evite acumular roupas e outros itens nos cabideiros, ganchos de parede e mancebos

Para escolher o modelo mais adequado de cabideiro para a sua casa, a designer ensina que é importante definir o que você pretende pendurar nele. Se forem itens pequenos e leves, como um avental, um ganchinho menor já dá conta do recado. Mas se o objetivo é pendurar bolsas, por exemplo, é mais indicado que seja um de tamanho maior e que suporte mais peso. 

“Além de muito úteis, esses itens podem dar um charme na decoração. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, dos mais variados estilos. Alguns vão mais para o estilo industrial, outros para o moderno ou rústico. Tem também os mais discretos e neutros, além dos que são peças de design, assinadas, servindo como itens decorativos. É sempre possível escolher seu cabideiro casando com o estilo da decoração”, afirma Gisele Martins.

Leia mais

+ Aprenda a melhor forma de organizar o guarda-roupa infantil

+ Aprenda 7 dicas de como tirar o cheiro ruim da casa

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

2 dias ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

2 dias ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

2 dias ago