Pets: o que fazer quando um cão e um gato moram juntos?

Cachorros e gatos juntos: é possível? Quando pensamos nos dois logo vem à mente aquela que talvez seja uma das mais populares inimizades do mundo animal. Essa rivalidade virou até sinônimo de comparativo para brigas entre duas pessoas e é sempre lembrada quando ouvimos “vocês parecem gato e cachorro!”

Cachorros e gatos juntos em casa

A famosa comparação no parágrafo anterior é uma injustiça com os bichinhos, porque sim, cães e gatos podem morar juntos. O desentendimento pode acontecer, mas se você já tem um cachorro e coloca outro em casa, eles também podem brigar. A mesma situação pode ocorrer com os gatos. 

As dicas preciosas para ter cachorros e gatos juntos na mesma casa são observação e paciência. A veterinária Maira Calura explica que as pessoas tem que conhecer bem a personalidade do seu pet para colocar outro no mesmo ambiente. “Quando os dois são filhotes é bem mais fácil, pois eles têm muita vontade de querer brincar, conhecer. Claro que você precisa observar como eles vão se olhar, se cheirar, mas é bem mais tranquilo”, explica Maira.     

Diferenças de idade

Além da personalidade, a diferença de idade entre os pets é uma característica que deve ser observada para que cachorros e gatos juntos tenham uma convivência tranquila. O processo de adaptação da chegada de um pet no espaço de outro precisa ser cuidadoso e paciente. 

Um cão adulto de personalidade tranquila e brincalhona vai receber mais fácil um gato filhote em casa. Caso ele seja mais bravo, a aproximação dos dois deve ser aos poucos. Maira recomenda aos donos que observem alguns sinais, como o rosnado do cachorro ou pelos ouriçados. “Nunca nos primeiros dias você vai deixar eles sozinhos juntos. É necessário ir monitorando essa aproximação”, afirma a veterinária. 

Na adaptação, o cachorro deve sentir o cheiro do gato. O dono pode a cada dia aproximar o gato do cachorro para perceber suas reações. O ideal é que ele esteja na coleira para que não faça nada que possa machucar o outro pet. Isso deve acontecer até um estar acostumado com o outro. Já no caso de um gato adulto receber um cão filhote, o felino não vai atacar. “Apenas se o cachorro for até ele, então também é preciso ir mostrando ao gato o novo amiguinho”, explica Maira. Esse processo de adaptação também se repete quando ambos são adultos. 

Ciúmes

Os animais sentem quando são deixados de lado, então alguns cuidados são necessários para evitar que exista ciúmes entre o cão e o gato. Conheça alguns:

  • Se deu petisco para um, também dê para o outro;
  • Fez carinho em um dos bichinhos, faça no outro;
  • Pegou um no colo, também segure o outro.

Assim você evita que o pet que já está em casa possa ficar deprimido com a chegada do outro.  

Higiene

Em relação à alimentação, fique atento as comidas de cada um. “Lembrando que existe a possibilidade do cachorro comer a comida do gato e isso deve ser evitado. O dono deve deixar a ração do gato em um local mais alto, onde o cachorro não possa alcançar”, recomenda Maira.

Existem cachorros que também podem comer as fezes do gato. Então sabe a caixa de areia dos felinos? O ideal é também colocar em um local um pouco mais alto. Com os dois sendo amigos, a água pode ser dividida entre os dois.

Como diferenciar brincadeiras de brigas

Durante a convivência, o gato e o cachorro vão interagir entre eles. No caso de dúvidas sobre se eles estão brincando ou brigando, observe os seguintes sinais:

  • Pelos ouriçados;
  • Rosnados;
  • Dentes à mostra;
  • Mordidas que deixam feridas;
  • Patadas com as unhas que deixam feridas.

Por fim, cachorros e gatos juntos podem ser uma boa companhia uns para os outros, trazendo mais vida e alegria para a casa. 

Leia mais:

+ Em casa: veja como fazer petiscos caseiros para gatos

+ Veja quais são os sofás e tapetes ideais para quem tem animais de estimação

+ Cantinho do pet também pode fazer parte da decoração da casa

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

1 dia ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

1 dia ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

1 dia ago