Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o bairro Cruzeiro é uma ótima escolha para quem procura boa infraestrutura, fácil acesso a outras regiões e várias opções de lazer. Confira o guia que o ZAP Imóveis preparou sobre esse lugar!
Morar no bairro Cruzeiro é estar perto de outras regiões importantes da cidade, como Savassi e Funcionários, além de ter acesso a vias relevantes da capital mineira, como a Avenida Afonso Pena e a Avenida do Contorno, que permitem a você chegar a outras partes de BH.
Por conta da localização, o bairro Cruzeiro (BH) é um dos mais procurados da cidade. Porém, essa não é a única vantagem de escolhê-lo como seu próximo lar. A região abriga várias opções de lojas e serviços e, devido ao fácil acesso a outros lugares, oferece tudo que você precisa na rotina.
Não podemos falar da economia do bairro Cruzeiro sem mencionar o Mercado Distrital do Cruzeiro. Ele atrai diversos turistas e movimenta o comércio na região. Além disso, existe a Universidade FUMEC, que atrai estudantes para a área, impulsionando vários setores do mercado econômico.
Se quiser descobrir o que fazer no bairro Cruzeiro, saiba que existem boas opções de lazer na região. A seguir, vamos falar um pouco sobre elas e explicar um pouco da infraestrutura da área. Confira!
Se você curte o contato com a natureza, o Parque Professor Amílcar Vianna Martins é a atração ideal no bairro Cruzeiro. Por lá, é possível praticar atividades físicas, fazer piqueniques ou até admirar a linda paisagem da capital mineira no mirante disponível por lá.
O Mercado Distrital do Cruzeiro é outra opção bacana para passear pelo bairro. Por lá, é possível desfrutar de pratos incríveis e fazer compras com o melhor que Minas Gerais pode oferecer. Existem vários restaurantes no local, o que é perfeito para agradar a todos os gostos.
No bairro Funcionários, uma das regiões vizinhas, você pode visitar o Museu dos Brinquedos. Esse lugar lúdico é perfeito para adultos e crianças se divertirem. Há vários espaços, oficinas de jogos e sala para leitura.
Já para quem curte passear em um shopping, o Pátio Savassi fica na região vizinha de mesmo nome. Com lojas dos mais diversos setores, ele conta com vários restaurantes, como Outback, Spoleto e Bob’s, o cinema da rede Cinemark e o Teatro Pátio Savassi.
Está procurando restaurantes e bares no bairro Cruzeiro para aproveitar a vida noturna? Saiba que a região tem boas opções. O Jângal é um dos mais conhecidos, com boa comida e música ao vivo. Se quiser uma boa pizza, você pode visitar a Pizzaria La Farina. O cardápio contém massas, carnes, porções e pratos.
Além dos bares e restaurantes no bairro Cruzeiro para aproveitar a vida noturna, existem várias opções de supermercados para fazer suas compras semanais ou mensais, como o Supernosso Cruzeiro. A região ainda tem hortifrutis, padarias e açougues, como a Rede Hortisul e a Padaria Cruzeiro.
Ainda na alimentação, o bairro conta com restaurantes variados para o almoço. Se gosta de fast-food, você pode visitar o McDonald’s. Já se preferir um lugar por quilo, vale conferir o Boneca da Lili. No Camburi, você pode apreciar a moqueca e outros pratos incríveis do cardápio.
Para cuidar da sua saúde, você pode visitar uma das farmácias disponíveis na região, como a Droga Raia e a Drogaria Santo Ivo. Se curte fazer um exercício, você vai encontrar boas academias por ali, sendo algumas especializadas em certas modalidades esportivas, como artes marciais e natação.
Agora que já conhece um pouco sobre a região, está na hora de você saber mais sobre o metro quadrado do bairro Cruzeiro. Por ser um local valorizado e próximo de outras regiões, o valor dele fica entre R$ 8.000,00 e R$ 9.000,00. Porém, isso pode variar conforme os meses.
Qual é o custo de vida no bairro Cruzeiro? Esse valor varia conforme seus gastos fixos (aluguel, conta de luz, etc.) e variáveis (alimentação, cartão de crédito, etc.). Toda a região é valorizada, por isso ele pode ser um pouco mais alto. Porém, o lugar oferece várias opções de serviços e lojas para você pesquisar e encontrar o preço que cabe no seu orçamento.
Após conhecer um pouco mais sobre lazer, infraestrutura, metro quadrado e custo de vida no bairro Cruzeiro, está na hora de entender tudo sobre os serviços. Confira mais detalhes a seguir.
Como você viu, o bairro conta com boas opções de farmácias. Porém, ainda em termos de saúde, ele e as regiões próximas abrigam diversos hospitais, como a Neocenter Maternidade, especializada no segmento de pediatria.
Cruzeiro pode ser considerado um bairro seguro, já que está localizado em uma área muito procurada. Por toda a região, há unidades da polícia, além da Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais e, bem próximo de lá, o Tribunal de Justiça. Portanto, é um lugar com forte presença do poder público.
Para quem busca escolas e universidades, a região é uma ótima opção. Por lá, é possível encontrar creches, colégios e até escolas especializadas em certas atividades, como música. A FUMEC é uma das principais faculdades da área e ótima para quem quer iniciar o ensino superior.
Com várias vias importantes, o bairro Cruzeiro é ideal para quem tem carro. Entretanto, nas regiões vizinhas, há estações do metrô da capital. Além disso, ele possui diversos pontos de ônibus, especialmente na Avenida Afonso Pena, para quem precisa usar a rede municipal. O que dizem os moradores? - automático de ZAP
Os bairros Cruzeiro e Anchieta faziam parte da Colônia Agrícola Adalberto Ferraz, batizada em homenagem ao primeiro prefeito da capital mineira. Por ali, havia apenas chácaras e fazendas. A região era muito importante para o abastecimento de alimentos e água, graças ao primeiro reservatório da cidade.
A partir da década de 1920, a região começou a ser desmembrada, dando início ao à criação de Cruzeiro e Anchieta. O nome do bairro foi inspirado por uma cruz colocada na Praça Milton Campos, que fica no cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Contorno, duas das principais do bairro.
Dois marcos serviram para alavancar o bairro: a abertura do mercado distrital e o salto na população que residia na capital. Como as regiões centrais não conseguiam abrigar tanta gente, as pessoas passaram a buscar outros lugares, assim o Cruzeiro se tornou um dos bairros mais conhecidos da capital mineira.