O bairro Guadalupe, no RJ, faz parte da Zona Norte do Rio de Janeiro e fica próximo de pontos importantes da cidade, como a Penha, a Ilha do Governador e a Avenida Brasil. Os moradores contam com uma ampla variedade de serviços, e a região oferece preços atrativos para venda e aluguel de imóveis.
Embora fique longe das praias mais conhecidas do Rio de Janeiro, morar no Guadalupe é estar próximo de vias importantes da cidade e ter opções de moradia acessíveis. Nos anos 2000, Guadalupe, no RJ, entrou em 80º na lista de melhores bairros para morar no Rio de Janeiro.
Guadalupe em RJ já teve uma importante participação como parque industrial, abrigando empresas como a Eternit. Hoje, esses espaços são ocupados por diversos shoppings, supermercados conhecidos e empreendimentos comerciais. Sendo assim, o comércio tem um papel importante na economia do bairro.
Com um histórico de atividades industriais e residenciais, hoje, Guadalupe tem uma ampla variedade de comércios, muitos voltados para o entretenimento. Shoppings e outras empresas promovem eventos variados, incentivando a gastronomia e a cultura locais, que até acontecem fora destes espaços.
As opções de lazer em Guadalupe, no RJ, são variadas, abarcando pessoas com diferentes orçamentos. Os shoppings oferecem atrações como cinema, jogos eletrônicos e espaços para crianças. O Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, no bairro ao lado, oferece diversas opções de trilhas e espaços para atividades no pé da montanha.
Existem ainda espaços culturais distribuídos pelo bairro, oferecendo desde cursos e oficinas até programas para toda a família. Também há o Atlético Clube Nacional, agremiação que realiza treinos abertos ao público, funcionando como escola de jogadores.
A vida noturna em Guadalupe, no RJ, é movimentada, com bares, restaurantes, sorveterias e casas noturnas. A casa Samba da Melhor é uma opção para quem quer dançar ao som do ritmo, enquanto a Joker Whiskeria reúne grupos de amigos e casais em um ambiente de lounge, com estilos musicais variados.
Também existem bares no Guadalupe para quem quer comer um bom lanche, como o Bar do Apê, que serve sanduíches e aperitivos. Além disso, diversas adegas ficam abertas em horários específicos, para quem quer fazer um esquenta dentro do orçamento.
O alto investimento da prefeitura em obras de infraestrutura aumenta a valorização do bairro, acompanhando um fenômeno da Zona Norte como um todo. Outro fator são os novos empreendimentos, especialmente condomínios de prédios, conglomerados de lojas e shoppings.
No bairro, é possível encontrar serviços como o Country Clube, e a Rodovia Governador Mário Covas facilita o acesso de transporte público e veículos particulares à Avenida Brasil. O passado industrial do bairro ainda mantém algumas empresas, como a Eternit, e atrai investimentos de construtoras e empresas de logística.
A proximidade com a Avenida Brasil faz Guadalupe, no RJ, receber investimentos parecidos com bairros como Penha e Madureira. Isso se reflete na condição das vias públicas, na amplitude de serviços e em melhorias na segurança pública atuando dentro do bairro.
A Zona Norte do Rio de Janeiro abriga diversos pontos turísticos, como o bairro da Penha; o estádio do Maracanã; o Museu de Astronomia e o Parque Madureira. De acordo com levantamento da FipeZap de 2014, o metro quadrado em Guadalupe, no RJ, gira em torno de R$ 2,4 mil. Esse valor aumenta principalmente em regiões centrais, próximas de shoppings e malhas viárias importantes.
Considerado um bairro de origem operária, o custo de vida no Guadalupe costuma ser mais baixo que em bairros centrais. Exemplo disso é a alta presença de atacadões, que visam à economia não só do consumidor final, como também dos comerciantes locais.
Porém, considerando o consumo de bens e serviços, como os disponíveis em shoppings, o custo de vida aumenta. Considerando o salário mínimo atual, uma família de quatro pessoas consegue viver com conforto, mas abrindo mão de atividades de lazer pagas em todos os finais de semana.
A subprefeitura da Zona Norte do Rio de Janeiro se encontra em Guadalupe, no RJ. Por fazer divisa com outros bairros importantes, como Madureira, ele recebe bastante investimentos urbanos. A seguir, veja os principais serviços oferecidos em cada categoria dentro e ao redor do bairro.
Em diversos pontos, há postos de gasolina, supermercados e lojas de varejo. Os shoppings concentram muitos destes serviços, construídos intencionalmente na zona central do bairro. De quase todos os lados do bairro, é possível acessar a Avenida Brasil diretamente, principalmente pela Rua Marcos de Macedo.
O bairro Guadalupe, no RJ, possui serviços de pronto atendimento e postos de saúde, como o Centro Municipal de Saúde Augusto Amaral Peixoto. Além disso, há hospitais e clínicas particulares, como o Hemocenter. Nos bairros vizinhos como Costa Barros, existem UPAs de fácil acesso pelas vias internas ou pela Avenida Brasil.
Guadalupe, no RJ, possui uma Casa do Bombeiro e PM, além da 2° Cia/41° BPM localizada na região central e de diversas empresas de segurança privada atuando na região. Os condomínios residenciais são protegidos por estes serviços, enquanto os moradores de casas contam com patrulha rotineira de segurança pública.
Quanto à educação, Guadalupe conta com diversas escolas municipais e particulares, incluindo uma unidade da Pio XII. No ensino complementar, há escolas de idiomas, informática e atividades físicas. No ensino superior, os campi das universidades particulares Cândido Mendes e Castelo Branco oferecem cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas.
Guadalupe, no RJ, é um dos únicos bairros que não tem uma estação da linha de trem Belford-Roxo, diferentemente de seus bairros vizinhos. Porém, o bairro é atravessado pela importante Avenida Brasil, em sentido ao bairro da Penha. Isso traz diversas opções rodoviárias de linhas municipais e intermunicipais à disposição.
Vias como Estrada do Camboatá, Rua Francisco Portela e Rua Luís Coutinho Cavalcanti são outras entradas importantes para o bairro. A estação Honório Gurgel da linha roxa fica a cerca de 2 km do Shopping Jardim Guadalupe, na zona central do bairro.
A escolha do nome do bairro foi feita pela então esposa do presidente Getúlio Vargas, Darcy Vagas. O nome Guadalupe, no RJ, homenageia a padroeira da América Latina, cuja igreja matriz se localiza no mesmo bairro. É considerado subúrbio, contendo conjuntos de favelas ao norte, próximos ao bairro Costa Barros.
O bairro de Guadalupe foi um centro de experimentação do programa Fundação da Casa Popular de Getúlio Vargas. Com diferentes modelos de habitação, incluindo desde casas mais simples a blocos de apartamentos de até três andares, mas extensos em comprimento, o projeto foi executado em diversos outros locais.
A Rua Calama é conhecida pela presença dos Iglus de Guadalupe. Eles são um conjunto de moradias construídas na década de 1940 que lembram o formato das casas de gelo dos esquimós.
Por não estar realmente adequado às necessidades do local, como os iglus que retinham calor em uma das cidades mais quentes do país, o bairro cresceu de outras maneiras.